SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue2A videofluoroscopia e a quantificação virtual do esvaziamento gástrico author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Arquivos de Gastroenterologia

Print version ISSN 0004-2803

Arq. Gastroenterol. vol.37 no.2 São Paulo Apr./June 2000

http://dx.doi.org/10.1590/S0004-28032000000200001 

NOTA DOS EDITORES

 

NOTA DOS EDITORES

 

 

A partir deste número, a Revista ARQUIVOS de GASTROENTEROLOGIA passa a ser o órgão representativo e de divulgação do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva - CBCD, além de manter, também, a representatividade da Sociedade Brasileira de Motilidade Digestiva - SBMD.

A nova parceria com o CBCD trará uma renovação na área editorial, com a apresentação de maior número de trabalhos de cirurgia, além do aumento da distribuição da revista, com tiragem de 4.500 exemplares.

Dentro desta reestruturação, algumas mudanças foram necessárias para adequação da Revista a estas parcerias, com a indicação do Prof. Ivan Cecconello, ex-estagiário e mestrando do IBEPEGE, hoje Professor Associado da Disciplina de Cirurgia do Aparelho Digestivo da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, para uma nova posição na Editoria Executiva, indicado pelo CBCD. Participarão também do expediente da Revista um representante do IBEPEGE e os Presidentes Eleitos do CBCD e da SBMD, na vigência dos seus respectivos mandatos.

Na pauta destas modificações, este número já apresenta completa reformulação do aspecto gráfico da Revista, com modernização da sua apresentação e diagramação.

Nesta nova fase, a revista ARQUIVOS de GASTROENTEROLOGIA participará do projeto SciELO ¾ Scientific Electronic Library Online ¾, biblioteca eletrônica virtual que inclui uma coleção selecionada de revistas científicas e que faz parte integrante de projeto desenvolvido pela FAPESP ¾Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo em parceria com a BIREME ¾ Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde. Este projeto visa o desenvolvimento de metodologia comum para a preparação, armazenagem, disseminação e avaliação da literatura científica em formato eletrônico.

Ao Prof. José Fernandes Pontes, fundador do IBEPEGE e criador dos ARQUIVOS de GASTROENTEROLOGIA, nossas sempre justas e merecidas homenagens, e o reconhecimento de sua grande obra, formadora das primeiras gerações de gastroenterologistas brasileiros.

Aos atuais controladores do IGESP, Instituto de Gastroenterologia de São Paulo, instituição mantenedora do IBEPEGE, representado pelo seu Presidente Sr. Fernando José Moredo, os agradecimentos pela compreensão da importância do papel representado pelos ARQUIVOS dentro da literatura médica brasileira, mantendo total apoio aos seus editores e a sua estrutura.

Gostaríamos, também, de mais uma vez ressaltar a profícua parceria com a Janssen-Cilag Farmacêutica, cujo patrocínio é imprescindível para a manutenção da nossa Revista. Esta participação se mantêm dentro de elevado nível de relacionamento, sem qualquer interferência na linha editorial dos ARQUIVOS e sempre com integral apoio as nossas reivindicações.

 

Mounib Tacla*
Fernando Pardini**
Ricardo Guilherme Viebig**

 

 

* Diretor
** Editor Executivo