Acessibilidade / Reportar erro

Large scale rorschach techniques: A manual for the group rorschach and multiple choice test. M. R. Harrower-Erickson E M. E. Steiner

ANÁLISES DE LIVROS

Large scale rorschach techniques. A manual for the group rorschach and multiple choice test. M. R. Harrower-Erickson E M. E. Steiner. Um volume com 419 páginas. Ch. C. Thomas, Springfield, Ill., 1945.

O teste de Rorschach tem valor comprovado e é elemento indispensável para os estudos psicológicos e psiquiátricos. Seu emprego, entretanto, tem sido limitado ao uso individual, conforme o método original de seu autor e não podia ser utilizado ao mesmo tempo para grande número de examinados. A premência de tempo durante a guerra e a necessidade do conhecimento detalhado da personalidade dos recrutas, incentivaram os estudos em torno da aplicação do método de Rorschach coletivamente. Harrower-Erickson e Steiner descrevem o processo que permite a aplicação do teste em grupo, por meio da projeção, em uma tela, das pranchas de Rorschach reproduzidas em dispositivos e pequenos cadernos onde os examinandos poderão anotar suas respostas, localizá-las em pequenos diagramas e responder ou melhorar as respostas através de um inquérito também nele constante. Este processo foi amplamente utilizado durante o período de guerra pelos AA. e vários outros pesquisadores, constando no livro excertos de muitos deles, reveladores do resultado satisfatório conseguido. Aproveitando o vasto material colhido, os AA. fazem detalhado estudo estatístico sobre a incidência das respostas ao teste e analisam esse material minuciosamente. A aplicação do teste exige conhecimentos sobre a técnica e interpretação do método original de Rorschach. As possibilidades de utilização são grandes, principalmente com o fim de seleção nas armadas e, em tempo de paz, para uso nas instituições educacionais e industriais.

A segunda parte do livro é destinada a um teste inteiramente novo, originado do processo coletivo dos AA. e designado teste de "múltipla escolha". Listas impressas de trinta respostas para cada prancha são distribuídas, a fim de que os examinandos escolham três ou mais delas para cada prancha projetada na tela. A interpretação à custa de respostas-chaves torna-se simples e rápida. É um teste inteiramente diferente do Rorschach. Pode ser dado a grande número de pessoas e avaliado em poucos minutos. A ampla utilização, nos mais variados campos da psicologia, instituições vocacionais, educacionais e industriais está sendo já feita e dia a dia satisfatórios resultados têm sido colhidos. Temos tido já ocasião de experimentá-lo, entre nós, e temos a impressão de que sua aplicação é múltipla e promissora tanto para o método coletivo como para o da múltipla escolha.

JOY ARRUDA

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    25 Fev 2015
  • Data do Fascículo
    Jun 1946
Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org