Acessibilidade / Reportar erro

Cerebrovascular Disease. J. Peter Murphy

ANÁLISES DE LIVROS

Cerebrovascular Disease. J. Peter Murphy. Um volume com 408 páginas e 128 ilustrações, Year Book Publishers Inc., Chicago (U.S.A.) 1954

As moléstias vasculares do encéfalo constituem problema diário dos neurologistas e dos clínicos gerais; traumatologistas e pediatras também se defrontam freqüentemente com essas afecções. A importância das doenças vasculares encefálicas é ressaltada pela demonstração estatística de que somente as cardiopatias e as neoplasias superam êsse grupo de entidades mórbidas como causa de morte. Neste volume são estudadas, de maneira completa e sintética, as diferentes variedades de afecções cérebro-vasculares. A linguagem empregada é simples e clara, as ilustrações sempre oportunas e a matéria distribuída de maneira lógica. Tais qualidades recomendam o livro de James Peter Murphy como repositório de alto valor científico, ordenado de maneira didática, versando sobre1 assunto de grande atualidade.

Quanto à forma, o livro é dividido em 21 capítulos, dos quais, os cinco primeiros dedicados ao estudo da embriologia e da anatomia dos vasos e da fisiologia da circulação intracraniana. Nos demais são estudadas as diferentes variedades mórbidas que têm como substrato o sistema vascular encefálico. Os acidentes vasculares encefálicos (tromboses, embolias, angioespasmos), assim como suas causas e mecanismos mais comuns constituem o assunto dos capítulos de 6 a 10; no capítulo 11 o autor estuda essencialmente a hemorragia meníngea e, mais particularmente, os aneurismas intracranianos. O capítulo 12 é dedicado aos tumores vasculares e às malformações angiomatosas. Nos capítulos seguintes são abordadas, sucessivamente, as afecções das veias e dos seios venosos intracranianos, a encefalopatia hipertensiva, a arteriosclerose encefálica, as moléstias inflamatórias e do colageno vascular, as discrasias sangüíneas, as deficiências vitamínicas. No capítulo 18 é estudado o sintoma cefaléia sob seus diversos aspectos. O capítulo 19 é dedicado aos cuidados a serem dispensados aos pacientes portadores de afecções cérebro-vasculares. As últimas páginas são dedicadas às técnicas para diagnóstico e tratamento das angiopatias intracranianas.

As referências bibliográficas, juntadas aos respectivos capítulos, demonstram perfeita atualização dos diversos assuntos ventilados neste livro, que constitui, assim, excelente guia diagnóstico e terapêutico, de alto valor para especialistas e médicos práticos.

J. Zaclis

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    11 Abr 2014
  • Data do Fascículo
    Mar 1955
Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org