Acessibilidade / Reportar erro

Caracterização da patologia cerebral, da psicopatologia e da heredologia psiquiátrica na doutrina de Kleist

Cerebral pathology, psycopathology and psychiatric heredobiology, after Kleist

Resumos

O ano de 1959 assinala três datas especiais em uma das mais férteis carreiras científicas: completa 80 anos Karl Kleist, nascido em Mülhausen, na Alsácia, a 31 de janeiro de 1879, que comemora o jubileu de venia legendi (1909); e há um quarto de século veio à luz a Gehirnpathologie (1934), que marca a nova era da fisiopatologia cerebral. A construção doutrinária de Kleist combina e aperfeiçoa as diretrizes isoladas de Meynert, de Wernicke e de Kraepelin. Constitui nela uma constante a união da psicopatologia à patologia cerebral; e a pesquisa no domínio clínico se norteia pela patogenia, pela heredologia e pela catamnese sistemática. Na própria patogênese - tanto dos quadros clínicos como dos sintomas - há a considerar a diferente participação do tronco cerebral e da corticalidade. E aqui, a seu turno, é preciso distinguir as funções que dependem de regiões posteriores. Assim, descreveu Kleist, respectivamente, os distúrbios agramáticos e os paragramáticos, os alógicos e os paralógicos, em analogia com os afásicos e os parafásicos. Demonstrou pela primeira vez, em 1905, a existência da afasia de condução e isolou dois novos tipos de apraxia: a apraxia segmentar e a apraxia de construção. Outros quadros psicopatológicos descritos por êle também se tornaram clássicos: a carência de iniciativa, a apraxia de iniciativa, a apraxia de ação coordenada (Handlungsfolge), a cegueira espacial (Ortsblindheit), a agnosia cromática - que depende da noção abstrata de côr e nada tem a ver com o daltonismo - e ainda os quadros psiquiátricos cíngulo-orbitários. Divide a esfera da personalidade em diversos estratos de grande relevância clínico-localizatória (quadro 1). A carta localizatória - plano estrutural e funcional do cérebro - ultrapassa a qualquer empreendimento análogo, tanto pela análise penetrante quanto pela adaptação à realidade clínica (figs. 1 e 2). Sobreleva notar aí que Kleist separa determinadas funções dentro do mesmo campo arquitetônico, fato êste cuja veracidade pudemos comprovar em uma observação anátomo-clínica (fig. 3). Outros aspectos desta carta dinâmica podem ser verificados experimentalmente, segundo entendemos, no cérebro de primatas (figs. 4, 5 e 6). Na clínica, a contribuição de Kleist nada ficou a dever à própria patologia cerebral. Além de descrever psicoses particulares como a "paranóia de involução" e a "psicose de pânico", psicógena, e de discutir a patogenia das "psicoses pós-operatórias" e das "psicoses gripais", descreveu e estudou exaustivamente, secundado por seus colaboradores, dois grandes grupos mórbidos : as diferentes formas de esquizofrenia e as psicoses degenerativas. Os quadros esquizofrênicos constituem tipos autônomos, que se caracterizam pelo distúrbio de sistemas cerebrais (quadro 2). As psicoses degenerativas são também endógenas, porém por tendências latentes (quadro 3) e têm que ser diferençadas tanto das esquizofrenias quanto do grupo maníaco-depressivo. Extensas e exaustivas revisões catamnésticas atestam a realidade clínica dêstes dois vastos grupos de psicoses.


Three special events in an outstanding scientific career are to be honored in 1959. On the 31st of January, 1879, was born at Mülhausen one of the founders of contemporary psychiatry, Karl Kleist; he celebrates his venia legendi jubilee (1909) and also published 25 years ago his Gehirnpathologie (1934), a landmark in brain pathophysiology. His work means a combination and a refinement of Meynert's, Wernicke's and Kraepelin's diverse principles. In Kleist's thinking, brain pathology and psychopathology are always bound together; and his clinical researches are set along three lines: the pathogenesis, the heredological implications and catamnestic follow-up. On the other hand, pathogenic analysis of the symptoms as well as of the whole clinical patterns must take in account the role played by brain stem and by cortex. Within the cortical functioning itself, symptoms resulting from troubles of frontal areas to be distinguished from their similar ones coming from posterior regions. In this way were described the agrammatical and paragrammatical disturbances, alogical and paralogical ones, by analogy with aphasia and paraphasia regards the speech. Kleist was the first author to demonstrate Wernicke's conductive aphasia (1905) and to describe two new forms of apraxia: limb-kinetic and constructive apraxia. Other now classical disturbances were described by him: the loss of initiative, initiative apraxia, apraxia of the coordinated action (Handlungsfolge), spatial blindness (Ortsblindheit), color agnosia - which involves the abstract meaning of colors and not their discrimination - and patterns coming from the cingulate-orbital region. Six intermixed spheres are to be distinguished in the psychic functions of the self (Table 1). Kleist's functional plan - structure-conditioned - of brain mantle has no similar until now, as far as penetrating analysis and sense of reality are concerned. As shown in Figs. 1 and 2, even one and the same area may perform quite different functions, a fact which one anatomic-clinical observation of ours was able to demonstrate (Fig. 3). Other aspects of that most remarkable map may be supported, in our mind, by the physiological neuronography of Dusser de Barenne's school (Figs. 4, 5 and 6). The clinical contributions are not overshadowed by his doctrine on cerebral pathology. He described many single psychoses as "involution paranoia", psychogenic "terror psychosis" during World War I, and discussed the "post-operative" and influenza psychoses. And, most of all, he described and minutely studied, seconded by his school, two large sets of psychoses: the several forms of schizophrenia and the degeneration psychoses. The first named of these represent autonomous clinical entities that may be recognized by diverse interplay of the psychic systems (Table 2). The last ones are autocthonous in origin, due to latent genetic traits, essentially benign as for outcome and genetic implications. However (Table 3), they may be missed under the diagnosis of schizophrenia or of maniac-depressive psychosis, what indeed often happens. The large and exhaustive catamnestic follow-up supports the reality of both groups of psychoses.


Aníbal Silveira

Docente Livre de Psiquiatria da Fac. Med. da Univ. de São Paulo; Professor de Psicopatologia da Fac. Filosofia, Ciências e Letras da Univ. de São Paulo

RESUMO

O ano de 1959 assinala três datas especiais em uma das mais férteis carreiras científicas: completa 80 anos Karl Kleist, nascido em Mülhausen, na Alsácia, a 31 de janeiro de 1879, que comemora o jubileu de venia legendi (1909); e há um quarto de século veio à luz a Gehirnpathologie (1934), que marca a nova era da fisiopatologia cerebral.

A construção doutrinária de Kleist combina e aperfeiçoa as diretrizes isoladas de Meynert, de Wernicke e de Kraepelin. Constitui nela uma constante a união da psicopatologia à patologia cerebral; e a pesquisa no domínio clínico se norteia pela patogenia, pela heredologia e pela catamnese sistemática. Na própria patogênese - tanto dos quadros clínicos como dos sintomas - há a considerar a diferente participação do tronco cerebral e da corticalidade. E aqui, a seu turno, é preciso distinguir as funções que dependem de regiões posteriores. Assim, descreveu Kleist, respectivamente, os distúrbios agramáticos e os paragramáticos, os alógicos e os paralógicos, em analogia com os afásicos e os parafásicos. Demonstrou pela primeira vez, em 1905, a existência da afasia de condução e isolou dois novos tipos de apraxia: a apraxia segmentar e a apraxia de construção. Outros quadros psicopatológicos descritos por êle também se tornaram clássicos: a carência de iniciativa, a apraxia de iniciativa, a apraxia de ação coordenada (Handlungsfolge), a cegueira espacial (Ortsblindheit), a agnosia cromática - que depende da noção abstrata de côr e nada tem a ver com o daltonismo - e ainda os quadros psiquiátricos cíngulo-orbitários. Divide a esfera da personalidade em diversos estratos de grande relevância clínico-localizatória (quadro 1).

A carta localizatória - plano estrutural e funcional do cérebro - ultrapassa a qualquer empreendimento análogo, tanto pela análise penetrante quanto pela adaptação à realidade clínica (figs. 1 e 2). Sobreleva notar aí que Kleist separa determinadas funções dentro do mesmo campo arquitetônico, fato êste cuja veracidade pudemos comprovar em uma observação anátomo-clínica (fig. 3). Outros aspectos desta carta dinâmica podem ser verificados experimentalmente, segundo entendemos, no cérebro de primatas (figs. 4, 5 e 6).

Na clínica, a contribuição de Kleist nada ficou a dever à própria patologia cerebral. Além de descrever psicoses particulares como a "paranóia de involução" e a "psicose de pânico", psicógena, e de discutir a patogenia das "psicoses pós-operatórias" e das "psicoses gripais", descreveu e estudou exaustivamente, secundado por seus colaboradores, dois grandes grupos mórbidos : as diferentes formas de esquizofrenia e as psicoses degenerativas. Os quadros esquizofrênicos constituem tipos autônomos, que se caracterizam pelo distúrbio de sistemas cerebrais (quadro 2). As psicoses degenerativas são também endógenas, porém por tendências latentes (quadro 3) e têm que ser diferençadas tanto das esquizofrenias quanto do grupo maníaco-depressivo. Extensas e exaustivas revisões catamnésticas atestam a realidade clínica dêstes dois vastos grupos de psicoses.

SUMMARY

Three special events in an outstanding scientific career are to be honored in 1959. On the 31st of January, 1879, was born at Mülhausen one of the founders of contemporary psychiatry, Karl Kleist; he celebrates his venia legendi jubilee (1909) and also published 25 years ago his Gehirnpathologie (1934), a landmark in brain pathophysiology. His work means a combination and a refinement of Meynert's, Wernicke's and Kraepelin's diverse principles.

In Kleist's thinking, brain pathology and psychopathology are always bound together; and his clinical researches are set along three lines: the pathogenesis, the heredological implications and catamnestic follow-up. On the other hand, pathogenic analysis of the symptoms as well as of the whole clinical patterns must take in account the role played by brain stem and by cortex. Within the cortical functioning itself, symptoms resulting from troubles of frontal areas to be distinguished from their similar ones coming from posterior regions. In this way were described the agrammatical and paragrammatical disturbances, alogical and paralogical ones, by analogy with aphasia and paraphasia regards the speech. Kleist was the first author to demonstrate Wernicke's conductive aphasia (1905) and to describe two new forms of apraxia: limb-kinetic and constructive apraxia. Other now classical disturbances were described by him: the loss of initiative, initiative apraxia, apraxia of the coordinated action (Handlungsfolge), spatial blindness (Ortsblindheit), color agnosia - which involves the abstract meaning of colors and not their discrimination - and patterns coming from the cingulate-orbital region. Six intermixed spheres are to be distinguished in the psychic functions of the self (Table 1).

Kleist's functional plan - structure-conditioned - of brain mantle has no similar until now, as far as penetrating analysis and sense of reality are concerned. As shown in Figs. 1 and 2, even one and the same area may perform quite different functions, a fact which one anatomic-clinical observation of ours was able to demonstrate (Fig. 3). Other aspects of that most remarkable map may be supported, in our mind, by the physiological neuronography of Dusser de Barenne's school (Figs. 4, 5 and 6).

The clinical contributions are not overshadowed by his doctrine on cerebral pathology. He described many single psychoses as "involution paranoia", psychogenic "terror psychosis" during World War I, and discussed the "post-operative" and influenza psychoses. And, most of all, he described and minutely studied, seconded by his school, two large sets of psychoses: the several forms of schizophrenia and the degeneration psychoses. The first named of these represent autonomous clinical entities that may be recognized by diverse interplay of the psychic systems (Table 2). The last ones are autocthonous in origin, due to latent genetic traits, essentially benign as for outcome and genetic implications. However (Table 3), they may be missed under the diagnosis of schizophrenia or of maniac-depressive psychosis, what indeed often happens. The large and exhaustive catamnestic follow-up supports the reality of both groups of psychoses.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

REFERÊNCIAS

1. AUDIFFRENT, G. - a) Du Cerveau et de l'Innervation. Dunod, Paris, 1869; b) Des Maladies du Cerveau. Leroux, Paris, 1874.

2. BAILEY, P.; von BONIN, G.; GAROL, H. W.; McCULLOCH, W. S. - a) Functional organization of temporal lobe of monkey (Macaca mulatta) and chimpanzee (Pan satyrus). J. Neurophysiol., 6:121, 1943; b) Long association fibers in cerebral hemispheres of monkey and chimpanzee. J. Neurophysiol., 6:129, 1943.

3. BAILEY, P.; von BONIN, G.; GAROL, H. W.; McCULLOCH, W. S.; ROSEMAN, E.; SILVEIRA, A. - Functional organization of the medial aspect of the primate cortex. J. Neurophysiol., 7:51, 1944.

4. BARAHONA FERNANDES, H. J. - a) Análise clínica dos síndromas hiperciné-ticos. Tese de professorado, Lisboa, 1938; b) A nova carta das localizações cerebrais. Lisboa Méd., 16:173, 1939; c) Anatomo-physiologie cérébrale et fonctions psychiques dans la leucotomie pré-frontale. Congr. Mond. Psychiatrle, Paris, 1950. Rapports, 3:1, 1950; d) Estruturas cerebrais e suas correlações fisiopsíquicas. Conferência. Curso de Neuro-anatomia, Inst. A. A. da Costa Ferreira, Lisboa, 1955, 36 págs, separatum.

5. COMTE, A. - Système de Politique Positive. 4 vols, 2e. éd., Mathias, Paris, 1879 (ver vol. 1, págs. 669-734).

6. DUSSER DE BARENNE, J. G.; McCULLOCH, W. S. - a) Action potentials of various layers of the cerebral cortex of the monkey. Science, 82:572, 1935; b) Functional organization in the sensory cortex of the monkey (Macaca mulatta). J. Neurophysiol., 1:69, 1938; c) Suppression of motor response obtained from area 4 by stimulation of area 4s. J. Neurophysiol., 3:311, 1941.

7. DUUS, P. - Über psychische Störungen bei Tumoren des Orbitalhirns. Arch, f. Psychiat., 109:596, 1939.

8. FAUST, E. - Zur Frage der latenten Schizophrenien in den Sippen manifest Schizophrener. Monatschr. f. Psychiat., 125:65, 1953.

9. FüNFGELD, E. - Anatomlsches Auffassung der Schizophrenle als psychische Systemerkrankung. Arch. f. Psychiat., 71:2, 1924.

10. GERUM, K. - Beitrag zur Frage der Erbbiologie der genuinen Epilepsie, der epileptoiden Erkrankungen und der epileptoiden Psychopathien. Z. f. Neurol., 115:319, 1928.

11. KLEIST, K. - a) über Leitungsaphasie. Monatschr. f. Psychiatrie, 17:6, 1905; b) Untersuchungen zur Kenntnis der psychomotorischen Bewegungstörungen bei Geisteskranken. Klinkhardt, Leipzig, 1908; c) Weitere Untersuchungen an Gei-steskranken mit psychomotorischen Störungen. Brandstetter, Leipzig, 1909; d) Über Bewusstseinszerfall. Z. Neurol., 7:552, 1913; e) Die Involutionsparanoia. Allg. Z. Pychiatrie, 70:1, 1913; f) Anatomische Befunde bei der Huntingtonschen Chorea. Z. Neurol., 6:423, 1913; g) Postoperative Psychosen. Springer, Berlin, 1916; h) über Leitungsaphasie und grammatisehen Störungen. Monatschr. f. Psychiatrie, 40:2, 1916; i) Schreckpsychosen. Z. Neurol., 15:234, 1918; j) Zur Auffassung der subkortikalen Bewegungstorung (Chorea, Athethose, Bewegung-sausfall, Starre, Zittern). Arch. Psychiat., 59:19, 1918; k) Berichte über en-dogene Verblödungen. Z. Neurol., 17:263, 1919; I) Die Influenzapsychosen und die Anlage zu Infektionspsychosen. Springer, Berlim, 1920; m) Die Auffassung der Schizophrenien als psychische Systemerkrankungen (Heredodegenerationen). Klin. Wschr., 2:962, 1923; n) Wesen und Lokalisation der Paralogie. Zbl. Neurol., 33:82, 1923; o) Gehirnpathologische und lokalisatorische Ergebnisse: 1. Störungen der Motilität usw. Leningrad, 1926 (ver Gehirnpathologie, Barth, Leipzig, 1934, págs. 345-447) - 2. über Höhrstörungen, Geräuschtaubheitheiten und Amusien, Monatschr. f. Psychiat., 68, 1928 - 3. über sensorische Aphasien. J. Psychol, u. Neurol., 37, 1928 - 4. über motorische Aphasien. J. Psychol, u. Neurol., 40:338, 1930 - 5. Das Stirnhirn im engeren Sinne und seine Störungen. Z. Neurol., 131:442, 1931 - 6. Die Stõrungen der Ich-Leistungen und ihre Lokalisation im Orbital-, Innen- und Zwischenhirn. Monatschr. f. Psychiat., 79, 1931 - 7. Die psychokinetischen, katatonen und myostatischen Stõrungen des Stammhirns. J. Psychiat., 50, 1933 - 8. Geruchs- und Geschmacksstõrungen-und 9. Mitt.: Stõrungen des Bewusstseins, Wachseins (Schlafens) und Wesens. Allg. Z. Psychiat., 101, 1933 -· 10. Der Bau- und Funktionsplan der Grosshirn-ride. Nervenartz, 7, 1934; p) Zur hirnpathologischen Auffassung der schizo-phrenen Grundstõrungen: die alogische Denkstõrung. Schw. Arch. Psychiat., 26: D9, 1930; q) Gehirnpathologie. Barth, Leipzig, 1934; r) Leitvortrag über Gehirnpathologie und Klinik der Persõnlichkeit und Kõrperlichkeit. Ach. f. Psychiat., 103:301, 1935; s) Über Form- und Ortsblindheit bei Verletzung des Hin- terhauptlappens. D. Z. Nervenheilk., 138:206, 1935; t) Berich über die Gehirnpathologie in ihrer Bedeutung für Neurologie und Psychiatrie. Z. Neurol., 158: 159-334, 1937; u) Klinische Ortsdiagnose der Geschwülste des Grosshirnmantels. In THIELs Gegenwartsprobleme der Augenheilkunde. Thieme, Leipzig, 1937; ν) Störungen des Denkens und ihre hirnpathologischen Grundlagen (paralogische und alogische Denkstörung). In ROGGENBAUs Gegenwart. probleme der psy-chiat.-neurologischen Forschung. Springer, Berlim, 1938; w) Fortschritte der Psychiatrie. Kramer, Frankfurt am Main, 1947; x) Anatomo-physiologie céré-brale et biologie: Discussion des Rapports sur leucotomie pré-frontale. Congr. Mond. Psychiatrie, Paris, 1950. Comptes Rendus, 3:59, 1952; y) Die Gliederung der neuropsychischen Erkrankungen. Monatschr. f. Psychiat., 125:526, 1953; z) Funciones psíquicas y tronco cerebral. Actas Luso-Esp. Neurol, y Psiquiat., 13: 85, 1954.

12. KLEIST, K.; GONZALO, J. - Über Thalamus- und Subthalamussyndrome und die Störungen einzelner Thalamuskerne. Monatschr. f. Psychiat., 99:87, 1938.

13. KLEIST, K.; HERZ, E. - a) Die Motilitätspsychosen. Med. und Film 3, 1916; b) Motorischer Negativismus (Gegenhalten). Med. und Film 16, 1928; c) Psy-chomotorische Hyperkinese, Pseudoexpressivbewegungen, Parakinesen, Stereotypic Med. und Film 18, 1928.

14. KLEIST, K.; LEONHARD, K.; FAUST, E. - a) Die Hebephrenien auf Grund von katamnestischen Untersuchungen. 1 Teil, Arch. f. Psychiat. u. Z. Neurol., 185:733, 1950; b) 2 Teil, Arch. f. Psychiat. u. Z. Neurol., 186:1, 1951. 15.

15. KLEIST, K.; LEONHARD, K.; PITTRICH, H. - Katatonie. Inst. Film u. Bild Wissensch. Unterricht 447, Göttingen, 1952.

16. KNAUF, H. W. - Die Formen der Schizophrenien von Kleist und Leonhard nachgeprüft in einer Anstalt für chronisch Kranke. Z. menschl. Vererb.- u. Konst.-lehre, 29:695, 1950.

17. KRAEPELIN, E. - a) Psychiatrische Klinik, 4. Aufl., 3 Bde. Barth, Leipzig, 1921; b) Psychiatrie, 4. Aufl. (herausgeg. von LANGE, J.), 2 Bde. Barth, Leipzig, 1927.

18. KRAPF, E. E. - La patologia cerebral, segun Karl Kleist. Index Neurol, y Psiquiat., 1:1, 1938.

19. LEONHARD, K. - a) Die defektschizophrenen Krankheitsbilder. Thieme, Leipzig, 1936; b) Grundlagen der Psychiatrie. Enke, Stuttgart, 1948; c) Einige kombiniert-systematische Schizophrenien. Allg. Z. Psychiat., 124:409, 1949; d) Eine Sippe affektvoller Paraphrenie mit gehäuften Erkrankungen aus Verwand-ten-Ehen (Zugleich ein Beitrag zur der Paranoia). Arch. f. Psychiat. u. Z. Neurol., 184:291, 1950.

20. LONGMAN, J.; LEFÈVRE, A. B.; CANELAS, H. M. - Apraxia construtiva (Kleist). Valor localizatório. Rev. Paulista Med., 44:435, 1954.

21. McCULLOCH, W. S. - Interareal interaction of the cerebral cortex. In BUCY, P. C. - The precentral motor cortex. Illinois Med. Dent. Monographs, Chicago, 1943.

22. McCULLOCH, W. S.; CAROL, H. W.; BAILEY, P.; von BONIN, G. - The functional organization of the temporal lobe. Anat. Rec, 82:430, 1942. 23. MEYNERT, Th. - a) Der Bau der Grosshirnrinde und seine örtliche Verschie-denheiten, nebst einem pathologisch-anatomischen Corollarium. Heuser, Neuwied, 1872; b) Psychiatrie. Clinique des Maladies du Cerveau Antérieur, basée sur sa Structure, ses Fonctions et sa Nutrition (trad, par Cousot). Monceaux, Bruxelas, 1888.

23. MEYNERT, Th. - a) Der Bau der Grosshirnrinde und seine örtliche Verschieden-heiten, nebst einem pathologisch-anatomischen Corollarium. Heuser, Neuwied, 1872; b) Psychiatrie. Clinique des Maladies du Cerveau Antérieur, basée sur sa Structure, ses Fonctions et sa Nutrition (trad, par COUSOT). Monceaux, Bru-xelles, 1888.

24. NEELE, E. - Die phasischen Psychosen nach ihrem Erscheinungs- und Erbbild. Barth, Leipzig, 1949.

25. PIMENTA, A. M. SETTE Jr., A.; SILVEIRA, A. - Physiopathologie du lobe frontal à la lumière de la leucotomie pré-frontale. Congr. Mond. Psychiatrie, Paris, 1950. Comptes Rendus, 3:142, 1952.

26. ROSE, M. - a) Die Vergleichende Cytoarchitektonik des Stirnhirns und ihre Beziehung zur Physiologie und Klinik. Fortschr. Neurol., 11:501, 1932; b) Über die elektive Schichtenerkrankung der Grosshirnrinde bei Geisteskrankheiten. J. Psychol, u. Neurol., 47:1, 1936.

27. SCHEMTSCHUK, T.; KLEIST, K. - Die Erscheinungsformen der progressiven Paralyse. D. Z. Nervenheilk., 169:198, 1952.

28. SCHRODER, P. - Degenerationspsychosen und Dementia praecox. Arch. f. Psychiat., 66:1, 1922.

29. SCHULTE-von der STEIN, C. - Nachprüfung der Kleist-Leonhardschen Schizo-phrenieformen in den Frauenabteilungen einer Heil und Pflegeanstalt., Arch. Psychiat. u. Z. Neurol., 193:303, 1955.

30. SCHWAB, H. - Zur Frage der echten zirkulár-schizophrenen Mischpsychosen. Allg. Z. f. Psychiat., 125:101, 1949.

31. SEIGE, D. - Klinisch-katamnestische Untersuchungen an epileptoiden Stõrungen. Arch. Psychiat. u. Z. Neurol., 193:347, 1955.

32. SILVEIRA, A. - a) Síndromo do lobo frontal. São Paulo Méd., 7:167, 1934; b) As funções do lóbo frontal. Rev. Neurol, et Psiquiat. de São Paulo, 1:196, 1935; c) Campos arquitetônicos do lóbo frontal e funções da inteligência. Rev. Neurol, e Psiquiat. de São Paulo, 3:131, 1937; d) Lesões causais e lesões sistemáticas do cérebro nas doenças mentais. Arq. Assist. Psicopatas de São Paulo, 2:191, 1937; e) Contribuição para o tratamento convulsivante nos esquizofrênicos. Tentativa de explicação para os resultados. Arq. Assist. Psicopatas de São Paulo, 2:381, 1937; f) Doença de Alzheimer sob a fórma de apraxia construtiva, alexia, agrafia e amnésia verbal (observação clínica pessoal). Etiopatogenia dos sintomas. Rev. Paulista Med., 12:476, 1938; g) O aspecto clínico das localizações cerebrais. Rev. Paulista Med., 35:78, 1949; h) Anatomo-physiologie cérébrale à la lumière des lobotomies et topectomies. Discussion des Rapports. Congr. Mond. Psychiatrie, Paris, 1950. Comptes Rendus, 3:86, 1952. i) L'électroencéphalographie en Psychiatrie. Discussion of HILL's report. Congr. Mond. Psychiatrie, Paris, 1950. Comptes Rendus, 3:210, 1952; j) Génétique et eugénie. Discussion of KALLMANN's Report, Congr. Mond. Psychiatrie, Paris, 1950. Eugen. News, 36:27, 1951; k) Human genetics as an approach to the classification of mental diseases. Arq. Neuro-Psiquiat., 10:41, 1952; Z) Psicologia fisiológica. In O. KLINEBERG - Psicologia Moderna. Agir, São Paulo, 1953; m) Esquizofrenia e psicoses degenerativas de Kleist: Patogenia e psicopatologia diferenciais. I Congr. Peruano de Neuro-Psiquiatria, Lima, 1958. Arq. Neuro-Psiquiat., 17:143, 1959.

33. SILVEIRA, A.; PIMENTA, A. M.; SETTE Jr., A.; CAMARGO, C. F.; MELSOHN, I.; LONGMAN, J.; ROBORTELLA, M.; BARROS SALLES, O. L.; VIZZOTTO, S. - Anatomo-physiologie cérébrale décelée par la leucotomie pré-frontale selective: le dynamisme de régulation et de libération cortico-cortieales. Congr. Mond. Psychiatrie, Paris, 1950. Comptes Rendus, 3:146, 1952.

34. SILVEIRA, A.; ROBORTELLA, M.; VIZZOTTO, S.; SILVA, C. P. - Les renseignements que le psychiatre peut tirer de la pneumoencéphalographie. Congr. Mond. Psychiatrie, Paris, 1950. Comptes Rendus, 3:293, 1952.

35. SILVEIRA, A.; SILVA, C. P.; ROBORTELLA, M. - Contribuição para a semiologia psiquiátrica: a pneumoencefalografia. Arq. Assist. Psicopatas de São Paulo, 12:5, 1947.

36. STRAUSS, H. - a) Über konstruktive Apraxie. Monatschr. f. Psychiatrie, 56: 2, 1924; b) Karl Kleist. His method of research and its results. J. Nerv. & Ment. Dis., 67:1, 1928.

37. VIZZOTTO, S.; PIMENTA, A. M. - La physiopathologie du lobe orbitaire dans son rapport avec la leucotomie cérébrale. Congr. Mond. Psychiatrie, Paris, 1950. Comptes Rendus, 3:148, 152.

38. VIZZOTTO, S.; PIMENTA, A. M.; MELSOHN, I.; ALBERNAZ, P. M.; SETTE Jr., A.; TOMCHINSKY, R.; FIORE, L. J. A. - Subcorticotomia do lobo orbitário e distúrbios instintivos. Arq. Neuro-Psiquiat., 17:202 (junho) 1959.

39. VIZZOTTO, S.; KRINSKY, S.; SETTE Jr., A.; TOMCHINSKY, R.; VALDRIGHI, N.; MAFFEI, W. E. - Afasia mnéstica. Arq. Neuro-Psiquiat., 17:191 (junho) 1959.

40. WERNICKE, C. - a) Der aphasische Symptomenkomplex. Eine psychologische Studie auf anatomischer Basis. Conn und Weigert, Breslau, 1874; b) Lehrbuch der Gehirnkrankheiten, 3 Bde., Fischer, Kassel e Barlin, 1881; c) Gundriss der Psychiatrie, 2. Aufl., Georg Thieme, Leipzig, 1906.

Rua Marconi, 53, 8° - São Paulo, Brasil.

  • 1. AUDIFFRENT, G. - a) Du Cerveau et de l'Innervation. Dunod, Paris, 1869;
  • b) Des Maladies du Cerveau. Leroux, Paris, 1874.
  • 2. BAILEY, P.; von BONIN, G.; GAROL, H. W.; McCULLOCH, W. S. - a) Functional organization of temporal lobe of monkey (Macaca mulatta) and chimpanzee (Pan satyrus). J. Neurophysiol., 6:121, 1943;
  • b) Long association fibers in cerebral hemispheres of monkey and chimpanzee. J. Neurophysiol., 6:129, 1943.
  • 3. BAILEY, P.; von BONIN, G.; GAROL, H. W.; McCULLOCH, W. S.; ROSEMAN, E.; SILVEIRA, A. - Functional organization of the medial aspect of the primate cortex. J. Neurophysiol., 7:51, 1944.
  • 4. BARAHONA FERNANDES, H. J. - a) Análise clínica dos síndromas hiperciné-ticos. Tese de professorado, Lisboa, 1938;
  • b) A nova carta das localizações cerebrais. Lisboa Méd., 16:173, 1939;
  • c) Anatomo-physiologie cérébrale et fonctions psychiques dans la leucotomie pré-frontale. Congr. Mond. Psychiatrle, Paris, 1950. Rapports, 3:1, 1950;
  • d) Estruturas cerebrais e suas correlações fisiopsíquicas. Conferência. Curso de Neuro-anatomia, Inst. A. A. da Costa Ferreira, Lisboa, 1955, 36 págs, separatum.
  • 5. COMTE, A. - Système de Politique Positive. 4 vols, 2e. éd., Mathias, Paris, 1879 (ver vol. 1, págs. 669-734).
  • 6. DUSSER DE BARENNE, J. G.; McCULLOCH, W. S. - a) Action potentials of various layers of the cerebral cortex of the monkey. Science, 82:572, 1935;
  • b) Functional organization in the sensory cortex of the monkey (Macaca mulatta). J. Neurophysiol., 1:69, 1938;
  • c) Suppression of motor response obtained from area 4 by stimulation of area 4s. J. Neurophysiol., 3:311, 1941.
  • 7. DUUS, P. - Über psychische Störungen bei Tumoren des Orbitalhirns. Arch, f. Psychiat., 109:596, 1939.
  • 8. FAUST, E. - Zur Frage der latenten Schizophrenien in den Sippen manifest Schizophrener. Monatschr. f. Psychiat., 125:65, 1953.
  • 9. FüNFGELD, E. - Anatomlsches Auffassung der Schizophrenle als psychische Systemerkrankung. Arch. f. Psychiat., 71:2, 1924.
  • 10. GERUM, K. - Beitrag zur Frage der Erbbiologie der genuinen Epilepsie, der epileptoiden Erkrankungen und der epileptoiden Psychopathien. Z. f. Neurol., 115:319, 1928.
  • 11. KLEIST, K. - a) über Leitungsaphasie. Monatschr. f. Psychiatrie, 17:6, 1905;
  • b) Untersuchungen zur Kenntnis der psychomotorischen Bewegungstörungen bei Geisteskranken. Klinkhardt, Leipzig, 1908;
  • c) Weitere Untersuchungen an Gei-steskranken mit psychomotorischen Störungen. Brandstetter, Leipzig, 1909;
  • d) Über Bewusstseinszerfall. Z. Neurol., 7:552, 1913;
  • e) Die Involutionsparanoia. Allg. Z. Pychiatrie, 70:1, 1913;
  • f) Anatomische Befunde bei der Huntingtonschen Chorea. Z. Neurol., 6:423, 1913;
  • g) Postoperative Psychosen. Springer, Berlin, 1916;
  • h) über Leitungsaphasie und grammatisehen Störungen. Monatschr. f. Psychiatrie, 40:2, 1916;
  • i) Schreckpsychosen. Z. Neurol., 15:234, 1918;
  • j) Zur Auffassung der subkortikalen Bewegungstorung (Chorea, Athethose, Bewegung-sausfall, Starre, Zittern). Arch. Psychiat., 59:19, 1918;
  • k) Berichte über en-dogene Verblödungen. Z. Neurol., 17:263, 1919;
  • I) Die Influenzapsychosen und die Anlage zu Infektionspsychosen. Springer, Berlim, 1920;
  • m) Die Auffassung der Schizophrenien als psychische Systemerkrankungen (Heredodegenerationen). Klin. Wschr., 2:962, 1923;
  • n) Wesen und Lokalisation der Paralogie. Zbl. Neurol., 33:82, 1923;
  • o) Gehirnpathologische und lokalisatorische Ergebnisse: 1. Störungen der Motilität usw. Leningrad, 1926 (ver Gehirnpathologie, Barth, Leipzig, 1934, págs. 345-447) - 2. über Höhrstörungen, Geräuschtaubheitheiten und Amusien, Monatschr. f. Psychiat., 68, 1928 - 3. über sensorische Aphasien. J. Psychol, u. Neurol., 37, 1928 - 4. über motorische Aphasien. J. Psychol, u. Neurol., 40:338, 1930 - 5. Das Stirnhirn im engeren Sinne und seine Störungen. Z. Neurol., 131:442, 1931 - 6. Die Stõrungen der Ich-Leistungen und ihre Lokalisation im Orbital-, Innen- und Zwischenhirn. Monatschr. f. Psychiat., 79, 1931 - 7. Die psychokinetischen, katatonen und myostatischen Stõrungen des Stammhirns. J. Psychiat., 50, 1933 - 8. Geruchs- und Geschmacksstõrungen-und 9. Mitt.: Stõrungen des Bewusstseins, Wachseins (Schlafens) und Wesens. Allg. Z. Psychiat., 101, 1933 -· 10. Der Bau- und Funktionsplan der Grosshirn-ride. Nervenartz, 7, 1934;
  • p) Zur hirnpathologischen Auffassung der schizo-phrenen Grundstõrungen: die alogische Denkstõrung. Schw. Arch. Psychiat., 26: D9, 1930;
  • q) Gehirnpathologie. Barth, Leipzig, 1934;
  • r) Leitvortrag über Gehirnpathologie und Klinik der Persõnlichkeit und Kõrperlichkeit. Ach. f. Psychiat., 103:301, 1935;
  • s) Über Form- und Ortsblindheit bei Verletzung des Hin- terhauptlappens. D. Z. Nervenheilk., 138:206, 1935;
  • t) Berich über die Gehirnpathologie in ihrer Bedeutung für Neurologie und Psychiatrie. Z. Neurol., 158: 159-334, 1937;
  • u) Klinische Ortsdiagnose der Geschwülste des Grosshirnmantels. In THIELs Gegenwartsprobleme der Augenheilkunde. Thieme, Leipzig, 1937;
  • ν) Störungen des Denkens und ihre hirnpathologischen Grundlagen (paralogische und alogische Denkstörung). In ROGGENBAUs Gegenwart. probleme der psy-chiat.-neurologischen Forschung. Springer, Berlim, 1938; w) Fortschritte der Psychiatrie. Kramer, Frankfurt am Main, 1947;
  • x) Anatomo-physiologie céré-brale et biologie: Discussion des Rapports sur leucotomie pré-frontale. Congr. Mond. Psychiatrie, Paris, 1950. Comptes Rendus, 3:59, 1952;
  • y) Die Gliederung der neuropsychischen Erkrankungen. Monatschr. f. Psychiat., 125:526, 1953;
  • z) Funciones psíquicas y tronco cerebral. Actas Luso-Esp. Neurol, y Psiquiat., 13: 85, 1954.
  • 12. KLEIST, K.; GONZALO, J. - Über Thalamus- und Subthalamussyndrome und die Störungen einzelner Thalamuskerne. Monatschr. f. Psychiat., 99:87, 1938.
  • 13. KLEIST, K.; HERZ, E. - a) Die Motilitätspsychosen. Med. und Film 3, 1916;
  • b) Motorischer Negativismus (Gegenhalten). Med. und Film 16, 1928;
  • c) Psy-chomotorische Hyperkinese, Pseudoexpressivbewegungen, Parakinesen, Stereotypic Med. und Film 18, 1928.
  • 14. KLEIST, K.; LEONHARD, K.; FAUST, E. - a) Die Hebephrenien auf Grund von katamnestischen Untersuchungen. 1 Teil, Arch. f. Psychiat. u. Z. Neurol., 185:733, 1950;
  • b) 2 Teil, Arch. f. Psychiat. u. Z. Neurol., 186:1, 1951. 15.
  • 15. KLEIST, K.; LEONHARD, K.; PITTRICH, H. - Katatonie. Inst. Film u. Bild Wissensch. Unterricht 447, Göttingen, 1952.
  • 16. KNAUF, H. W. - Die Formen der Schizophrenien von Kleist und Leonhard nachgeprüft in einer Anstalt für chronisch Kranke. Z. menschl. Vererb.- u. Konst.-lehre, 29:695, 1950.
  • 17. KRAEPELIN, E. - a) Psychiatrische Klinik, 4. Aufl., 3 Bde. Barth, Leipzig, 1921;
  • b) Psychiatrie, 4. Aufl. (herausgeg. von LANGE, J.), 2 Bde. Barth, Leipzig, 1927.
  • 18. KRAPF, E. E. - La patologia cerebral, segun Karl Kleist. Index Neurol, y Psiquiat., 1:1, 1938.
  • 19. LEONHARD, K. - a) Die defektschizophrenen Krankheitsbilder. Thieme, Leipzig, 1936;
  • b) Grundlagen der Psychiatrie. Enke, Stuttgart, 1948;
  • c) Einige kombiniert-systematische Schizophrenien. Allg. Z. Psychiat., 124:409, 1949;
  • d) Eine Sippe affektvoller Paraphrenie mit gehäuften Erkrankungen aus Verwand-ten-Ehen (Zugleich ein Beitrag zur der Paranoia). Arch. f. Psychiat. u. Z. Neurol., 184:291, 1950.
  • 20. LONGMAN, J.; LEFÈVRE, A. B.; CANELAS, H. M. - Apraxia construtiva (Kleist). Valor localizatório. Rev. Paulista Med., 44:435, 1954.
  • 21. McCULLOCH, W. S. - Interareal interaction of the cerebral cortex. In BUCY, P. C. - The precentral motor cortex. Illinois Med. Dent. Monographs, Chicago, 1943.
  • 22. McCULLOCH, W. S.; CAROL, H. W.; BAILEY, P.; von BONIN, G. - The functional organization of the temporal lobe. Anat. Rec, 82:430, 1942.
  • 23. MEYNERT, Th. - a) Der Bau der Grosshirnrinde und seine örtliche Verschie-denheiten, nebst einem pathologisch-anatomischen Corollarium. Heuser, Neuwied, 1872;
  • b) Psychiatrie. Clinique des Maladies du Cerveau Antérieur, basée sur sa Structure, ses Fonctions et sa Nutrition (trad, par Cousot). Monceaux, Bruxelas, 1888.
  • 23. MEYNERT, Th. - a) Der Bau der Grosshirnrinde und seine örtliche Verschieden-heiten, nebst einem pathologisch-anatomischen Corollarium. Heuser, Neuwied, 1872; b) Psychiatrie. Clinique des Maladies du Cerveau Antérieur, basée sur sa Structure, ses Fonctions et sa Nutrition (trad, par COUSOT). Monceaux, Bru-xelles, 1888.
  • 24. NEELE, E. - Die phasischen Psychosen nach ihrem Erscheinungs- und Erbbild. Barth, Leipzig, 1949.
  • 25. PIMENTA, A. M. SETTE Jr., A.; SILVEIRA, A. - Physiopathologie du lobe frontal à la lumière de la leucotomie pré-frontale. Congr. Mond. Psychiatrie, Paris, 1950. Comptes Rendus, 3:142, 1952.
  • 26. ROSE, M. - a) Die Vergleichende Cytoarchitektonik des Stirnhirns und ihre Beziehung zur Physiologie und Klinik. Fortschr. Neurol., 11:501, 1932;
  • b) Über die elektive Schichtenerkrankung der Grosshirnrinde bei Geisteskrankheiten. J. Psychol, u. Neurol., 47:1, 1936.
  • 27. SCHEMTSCHUK, T.; KLEIST, K. - Die Erscheinungsformen der progressiven Paralyse. D. Z. Nervenheilk., 169:198, 1952.
  • 28. SCHRODER, P. - Degenerationspsychosen und Dementia praecox. Arch. f. Psychiat., 66:1, 1922.
  • 29. SCHULTE-von der STEIN, C. - Nachprüfung der Kleist-Leonhardschen Schizo-phrenieformen in den Frauenabteilungen einer Heil und Pflegeanstalt., Arch. Psychiat. u. Z. Neurol., 193:303, 1955.
  • 30. SCHWAB, H. - Zur Frage der echten zirkulár-schizophrenen Mischpsychosen. Allg. Z. f. Psychiat., 125:101, 1949.
  • 31. SEIGE, D. - Klinisch-katamnestische Untersuchungen an epileptoiden Stõrungen. Arch. Psychiat. u. Z. Neurol., 193:347, 1955.
  • 32. SILVEIRA, A. - a) Síndromo do lobo frontal. São Paulo Méd., 7:167, 1934;
  • b) As funções do lóbo frontal. Rev. Neurol, et Psiquiat. de São Paulo, 1:196, 1935;
  • c) Campos arquitetônicos do lóbo frontal e funções da inteligência. Rev. Neurol, e Psiquiat. de São Paulo, 3:131, 1937;
  • d) Lesões causais e lesões sistemáticas do cérebro nas doenças mentais. Arq. Assist. Psicopatas de São Paulo, 2:191, 1937;
  • e) Contribuição para o tratamento convulsivante nos esquizofrênicos. Tentativa de explicação para os resultados. Arq. Assist. Psicopatas de São Paulo, 2:381, 1937;
  • f) Doença de Alzheimer sob a fórma de apraxia construtiva, alexia, agrafia e amnésia verbal (observação clínica pessoal). Etiopatogenia dos sintomas. Rev. Paulista Med., 12:476, 1938;
  • g) O aspecto clínico das localizações cerebrais. Rev. Paulista Med., 35:78, 1949;
  • h) Anatomo-physiologie cérébrale à la lumière des lobotomies et topectomies. Discussion des Rapports. Congr. Mond. Psychiatrie, Paris, 1950. Comptes Rendus, 3:86, 1952.
  • i) L'électroencéphalographie en Psychiatrie. Discussion of HILL's report. Congr. Mond. Psychiatrie, Paris, 1950. Comptes Rendus, 3:210, 1952;
  • j) Génétique et eugénie. Discussion of KALLMANN's Report, Congr. Mond. Psychiatrie, Paris, 1950. Eugen. News, 36:27, 1951;
  • k) Human genetics as an approach to the classification of mental diseases. Arq. Neuro-Psiquiat., 10:41, 1952;
  • Z) Psicologia fisiológica. In O. KLINEBERG - Psicologia Moderna. Agir, São Paulo, 1953;
  • m) Esquizofrenia e psicoses degenerativas de Kleist: Patogenia e psicopatologia diferenciais. I Congr. Peruano de Neuro-Psiquiatria, Lima, 1958. Arq. Neuro-Psiquiat., 17:143, 1959.
  • 33. SILVEIRA, A.; PIMENTA, A. M.; SETTE Jr., A.; CAMARGO, C. F.; MELSOHN, I.; LONGMAN, J.; ROBORTELLA, M.; BARROS SALLES, O. L.; VIZZOTTO, S. - Anatomo-physiologie cérébrale décelée par la leucotomie pré-frontale selective: le dynamisme de régulation et de libération cortico-cortieales. Congr. Mond. Psychiatrie, Paris, 1950. Comptes Rendus, 3:146, 1952.
  • 34. SILVEIRA, A.; ROBORTELLA, M.; VIZZOTTO, S.; SILVA, C. P. - Les renseignements que le psychiatre peut tirer de la pneumoencéphalographie. Congr. Mond. Psychiatrie, Paris, 1950. Comptes Rendus, 3:293, 1952.
  • 35. SILVEIRA, A.; SILVA, C. P.; ROBORTELLA, M. - Contribuição para a semiologia psiquiátrica: a pneumoencefalografia. Arq. Assist. Psicopatas de São Paulo, 12:5, 1947.
  • 36. STRAUSS, H. - a) Über konstruktive Apraxie. Monatschr. f. Psychiatrie, 56: 2, 1924;
  • b) Karl Kleist. His method of research and its results. J. Nerv. & Ment. Dis., 67:1, 1928.
  • 37. VIZZOTTO, S.; PIMENTA, A. M. - La physiopathologie du lobe orbitaire dans son rapport avec la leucotomie cérébrale. Congr. Mond. Psychiatrie, Paris, 1950. Comptes Rendus, 3:148, 152.
  • 38. VIZZOTTO, S.; PIMENTA, A. M.; MELSOHN, I.; ALBERNAZ, P. M.; SETTE Jr., A.; TOMCHINSKY, R.; FIORE, L. J. A. - Subcorticotomia do lobo orbitário e distúrbios instintivos. Arq. Neuro-Psiquiat., 17:202 (junho) 1959.
  • 39. VIZZOTTO, S.; KRINSKY, S.; SETTE Jr., A.; TOMCHINSKY, R.; VALDRIGHI, N.; MAFFEI, W. E. - Afasia mnéstica. Arq. Neuro-Psiquiat., 17:191 (junho) 1959.
  • 40. WERNICKE, C. - a) Der aphasische Symptomenkomplex. Eine psychologische Studie auf anatomischer Basis. Conn und Weigert, Breslau, 1874;
  • b) Lehrbuch der Gehirnkrankheiten, 3 Bde., Fischer, Kassel e Barlin, 1881;
  • c) Gundriss der Psychiatrie, 2. Aufl., Georg Thieme, Leipzig, 1906.
  • Caracterização da patologia cerebral, da psicopatologia e da heredologia psiquiátrica na doutrina de Kleist

    Cerebral pathology, psycopathology and psychiatric heredobiology, after Kleist
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      11 Dez 2013
    • Data do Fascículo
      Jun 1959
    Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
    E-mail: revista.arquivos@abneuro.org