SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue2About the neurolinguistics of the implicatures: abstract of a studyAnálises de Livros author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Arquivos de Neuro-Psiquiatria

Print version ISSN 0004-282X

Arq. Neuro-Psiquiatr. vol.47 no.2 São Paulo June 1989

http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X1989000200022 

IN MEMORIAM

 

Abdo Badim (1933-1988)

 

 

Em 17 de dezembro de 1988 faleceu em Goiânia o Dr. Abdo Badim, ex-presidente da Academia Brasileira de Neurologia; amigo de todos, perda irreparável.

Nasceu na Vila Estrada Nova, comarca de Itacoara, no Estado do Rio de Janeiro, mas foi no interior de Minas Gerais que fez o curso do lº grau (Borborema e Governador Valadares). Iniciou o científico em Vitória e terminou no Rio de Janeiro. De 1952 a 1957 fea o curso de Medicina na então Faculdade Nacional de Medicina, no Rio. Durante este curso estagiou com o Prof. Ary Borges Fortes no Serviço Nacional de Doenças Mentais, tendo se ocupado tanto da parte clínica, como dos laboratórios de líquor e anatomia patológica. Foi aí que despertou seu interesse pela Neurologia. Em 1958 iniciou o curso de Residente no Instituto de Neurologia do Rio de Janeiro mas, após alguns meses, ingressou por concurso no Corpo de Saúde da Marinha, onde permaneceu até 1964. Retornou então ao Instituto de Neurologia trabalhando sob orientação do Prof. Deolindo Couto, seu mestre maior. Também freqüentou o curso de neurologia da Escola Médica de Pós-Graduação da PUC-Rio. Em 1963, por concurso público, ingressou na Clínica Neurológica do Hospital Central do IASEG, assumindo a chefia do serviço em 1966.

Em setembro de 1968 transferiu-se para Goiânia, fazendo parte da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás e, em 1988, chegou à Chefia do Departamento de Clínica Médica. Em 1972 associou-se a outros neurologistas locais e fundou o Instituto de Neurologia de Goiânia, onde ocupou cargos de diretoria por vários anos.

Suas contribuições científicas foram diversas, mas destacam-se os trabalhos: 'Aneurismas arteriais e angiomas artério-venosos intracranianos' (prêmio 'Antonio Austregésilo' da Academia Nacional de Medicina, 1968) e 'Embolia Cerebral na Cardiopatia Chagásica Crônica', Arq. Neuro-Psiquiatria (São Paulo) 24:28-34, 1966. Este trabalho foi um dos pioneiros e é uma referência obrigatória no assunto. Colaborador no livro 'Exame Clínico', editado por C.C. Porto, em 1982. Recentemente havia terminado o capítulo 'Sistema Nervoso' no livro 'Semiologia Médica' editado por C.C. Porto (Guanabara-Koogan) no prelo.

De 1982-84 foi presidente da Academia Brasileira de Neurologia (ABN), tendo realizado o XIº Congresso Brasileiro de Neurologia em Goiânia, em 1984. Por vários anos fez parte da Comissão de Ensino da ABN e de seu Conselho Deliberativo.

Badim era pleno de boas qualidades, ressaltando-se sua fidalguia, competência, seriedade e dedicação. Não deixava jamais de ser gentil e leal. Todos os que o conheciam ficavam marcados pela sua cordialidade. Nunca será esquecido. À sua esposa Tereza e a seus filhos Maria Tereza, Marcelo, Alexandre, Patrícia e Adriana, os nossos sentimentos pela perda daquele que foi um grande e querido amigo.

 

SEBASTIÃO EURICO DE MELO-SOUZA

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License