Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação neurológica evolutiva e das funções corticais numa amostra de crianças da primeira série

Evolutive neurological evaluation and cortical functions evaluation in a sample of children from the first grade of the elementary school

Resumos

Os autores estudam 24 crianças que cursam pela primeira vez a primeira série do primeiro grau, mediante o exame neurológico clássico, bem como do exame neurológico evolutivo e de provas para avaliar funções corticais. Analisam o desempenho escolar em relação ao desempenho no exame neurológico evolutivo e no exame das funções corticais. Comparam e discutem os resultados. Concluem que o uso desses dois instrumentos é capaz de discriminar o bom e o mau desempenho escolar.


The authors observed 24 children that are studying for the first time in the first grade of the elementary school. They were observed through the classical neurological examination, the evolutive neurological examination and through tests for evaluation of cortical functions. It is analyzed the school performance in report to the evolutive neurological performance and to the tests for cortical functions. Results obtained are compared and discussed. The authors conclude that the usage of these two evaluation instruments is able to discriminate the good from the bad school performance.


Avaliação neurológica evolutiva e das funções corticais numa amostra de crianças da primeira série

Evolutive neurological evaluation and cortical functions evaluation in a sample of children from the first grade of the elementary school

Liana Lisboa FernandezI; Ana GuardiolaII; Newra Tellechea RottaIII

INeurologista, Professor Auxiliar de Neuropsicologia do Instituto de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

IINeuropediatra, Médica Assistente do Instituto de Neurologia da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre

IIINeuropediatra, Professor Adjunto de Neurologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, responsável pela Neuropediatria do Hospital de Clínicas de Porto Alegre

RESUMO

Os autores estudam 24 crianças que cursam pela primeira vez a primeira série do primeiro grau, mediante o exame neurológico clássico, bem como do exame neurológico evolutivo e de provas para avaliar funções corticais. Analisam o desempenho escolar em relação ao desempenho no exame neurológico evolutivo e no exame das funções corticais. Comparam e discutem os resultados. Concluem que o uso desses dois instrumentos é capaz de discriminar o bom e o mau desempenho escolar.

SUMMARY

The authors observed 24 children that are studying for the first time in the first grade of the elementary school. They were observed through the classical neurological examination, the evolutive neurological examination and through tests for evaluation of cortical functions. It is analyzed the school performance in report to the evolutive neurological performance and to the tests for cortical functions. Results obtained are compared and discussed. The authors conclude that the usage of these two evaluation instruments is able to discriminate the good from the bad school performance.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Dra. Newra T. Rotta - Mariante 239, conj. 202 - 94800 Porto Alegre R8 - Brasil.

  • 1. Bacchiega MCM - Exame neurológico evolutivo da criança normal de 3 a 7 anos de idade: contribuição para a avaliação da fidedignidade das provas. Dissertação Mestrado. Faculdade de Medicina, USP. São Paulo, 1979.
  • 2. Barreto ITS - Relação entre disfunções cerebrais mínimas e deficiência escolar: aspectos do problema no Brasil. Rev Bras Def Mental 6: 60, 1971.
  • 3. Cypel S - Avaliação neurológica e de alguns aspectos do comportamento em crianças de 6 e 7 anos com e sem dificuldades de aprendizado. Tese Docência Livre. Faculdade de Medicina, USP. São Paulo, 1983.
  • 4. Cypel S - O aprendizado escolar: reflexões sobre alguns aspectos neurológicos. J Pediatria 64: 45, 1988.
  • 5. Guardiola A - Psicomotricidade e distúrbios da atenção. Congresso Brasileiro 3 e Seminário Internacional de Psicomotricidade 1. Resumos. Porto Alegre, 1986.
  • 6. Guardiola A - Aspectos neurológicos dos distúrbios com déficit de atenção. Jornada Sulbrasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil VI. Resumos. Canela, 1987.
  • 7. Guardiola A, Fernandez LL, Rotta NT - Um modelo de avaliação das funções corticais. Arq Neuro-Psiquiat (São Paulo) 47, 1989. Resumo: Arq Neuro-Psiquiat (São Paulo) 46 (supl) 1988.
  • 8. Lefèvre AB, Diament AJ - Neurologia Infantil: Semiologia, Clínica, Tratamento. Sarvier, São Paulo, 1980, pg 67.
  • 9. Lefèvre AB - Exame Neurológico Evolutivo do Pré-Escolar Normal. Sarvier, São Paulo, 1972.
  • 10. Lisboa L, Guardiola A - Estudo do perfil neurológico evolutivo de uma amostra de crianças com dificuldade no desempenho escolar. Jornada Sulbrasileira de Neurologia e Psiqiatria Infantil VI. Resumos. Canela, 1987.
  • 11. Melo de Araújo MG - Relação entre desempenho no exame neurológico evolutivo e rendimento escolar em diferentes estratos sociais. Dissertação Mestrado. Univ Rio Grande do Norte. Natal, 1983.
  • 12. Olea R - Bases Neuropsicológica de las dificultades del aprendizage escolar. In Dificultades del Aprendizage Escolar. Delta, Montevideo, 1971, pg 1.
  • 13. Poppovic AM - Alfabetização: Disfunções Psiconeurológicas. Ed 2. Vetor, São Paulo, 1975.
  • 14. Rebollo MA, Cardus S - Semiología del Sistema Nervioso en el Niño: Exploración del Desarollo Neuropsíquico. Montevideo, 1973.
  • 15. Rotta NT - Aspectos neurológicos dos problemas de aprendizagem. In Lefèvre AB, Diament AJ (eds): Neurologia Infantil: Semiologia, Clínica, Tratamento. Sarvier, São Paulo, 1980, pg 503.
  • 16. Rotta NT - Avaliação neurológica evolutiva, eletrencefalográfica e psicológica em crianças com rendimento escolar deficiente. Tese Docência Livre. Faculdade Católica de Medicina. Porto Alegre, 1975.
  • 17. Rotta NT - Aspectos neurológicos de los problemas de aprendizage. Jornada Uruguaya de Disturbios de Aprendizage 3. Resumos. Montevideo, 1987.
  • 18. Rotta NT - Reflexões atuais sobre a aprendizagem da leitura e da escrita: bases neurológicas. Jornada Sulbrasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil VI. Resumos. Canela, 1987.
  • 19. Stewart MA - The hyperactive child syndrome. Am J Orthopsychiat 36: 861, 1966.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    06 Jun 2011
  • Data do Fascículo
    Set 1989
Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org