Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação do equilíbrio estático numa população de crianças deficientes auditivas

Evaluation of the static equilibrium in a sample of hearing impaired children

Resumos

Foi constituída amostra aleatória de 42 crianças deficientes auditivas neurossen-soriais congênitas, profundas e bilaterais, com idade cronológica variando entre 4 e 7 anos, que frequentavam classes de habilitação da cidade de Campinas. As crianças propostas foram comparadas) às de dois grupos controles de 42 crianças, da mesma faixa etária, que apresentavam bom rendimento escolar em classe comum. Todas foram submetidas a 9 provas do setor de equilíbrio estático do Exame Neurológico Evolutivo. Verificou-se que, na posição de equilíbrio com olhos abertos, não houve diferença entre os grupos. Na posição de Romberg, foi significativamente menor o número de deficientes auditivos que a realizaram aos 4, 5 e 6 anos; aos 7 anos foi executada por igual número de controles e deficientes auditivos. As demais provas foram realizadas por número significativamente menor de deficientes auditivos nas seguintes posturas: artelho-calcâneo com olhos abertos ou fechados (provas 24 e 25), permanecer num pé só (provas 12 e 16) ou nas pontas dos pés (provas 10 e 16). O uso de semiologia neurológica detalhada permitiu documentar as alterações do equilíbrio estático nesse grupo de crianças deficientes auditivas.

perda auditiva; sensorioneural; exame neurológico


A random sample was organized with 42 children with congenital sensorineural auditory deficit (severe and bilateral) from special education schools in Campinas. Chronological ages ranged from 4 to 7 years of age. This sample was compared with two control groups of 42 children of the same chronological age but attending normal classes. All were submitted to 9 tests of the set of static equilibrium of the Evolutive Neurologic Examination. It was observed that in the position of equilibrium with opened eyes (test 8) there were no differences between the groups. In the Romberg position, the hearing impaired children of 4, 5 and 6 years of age showed a significant decrease in the ability to do the test (test 9); those of 7 years of age had equal ability whether of the control or the deficient groups. Hearing impaired children were less able to do other static equilibrium tests (heel-toe or one foot or tip-toe standing tests, with opened or closed eyes: tests 10, 12, 16, 20, 24, 25 and 26). The use of detailed neurological semiology allowed us to support the alteration of the static equilibrium in this group of hearing impaired children.

hearing loss; sensorioneural; neurologic examination


Vanda M. Gimenes GonçalvesI; Ana Maria S. G. PiovesanaII; Maria Valeriana L. de Moura-RibeiroIII

IProfessor Assistente Doutor. Departamento de Neurologia, Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

IIProfessor Assistente. Departamento de Neurologia, Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

IIIProfessor Livre-Docente. Departamento de Neurologia, Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

RESUMO

Foi constituída amostra aleatória de 42 crianças deficientes auditivas neurossen-soriais congênitas, profundas e bilaterais, com idade cronológica variando entre 4 e 7 anos, que frequentavam classes de habilitação da cidade de Campinas. As crianças propostas foram comparadas) às de dois grupos controles de 42 crianças, da mesma faixa etária, que apresentavam bom rendimento escolar em classe comum. Todas foram submetidas a 9 provas do setor de equilíbrio estático do Exame Neurológico Evolutivo. Verificou-se que, na posição de equilíbrio com olhos abertos, não houve diferença entre os grupos. Na posição de Romberg, foi significativamente menor o número de deficientes auditivos que a realizaram aos 4, 5 e 6 anos; aos 7 anos foi executada por igual número de controles e deficientes auditivos. As demais provas foram realizadas por número significativamente menor de deficientes auditivos nas seguintes posturas: artelho-calcâneo com olhos abertos ou fechados (provas 24 e 25), permanecer num pé só (provas 12 e 16) ou nas pontas dos pés (provas 10 e 16). O uso de semiologia neurológica detalhada permitiu documentar as alterações do equilíbrio estático nesse grupo de crianças deficientes auditivas.

Palavras-chave: perda auditiva, sensorioneural; exame neurológico.

SUMMARY

A random sample was organized with 42 children with congenital sensorineural auditory deficit (severe and bilateral) from special education schools in Campinas. Chronological ages ranged from 4 to 7 years of age. This sample was compared with two control groups of 42 children of the same chronological age but attending normal classes. All were submitted to 9 tests of the set of static equilibrium of the Evolutive Neurologic Examination. It was observed that in the position of equilibrium with opened eyes (test 8) there were no differences between the groups. In the Romberg position, the hearing impaired children of 4, 5 and 6 years of age showed a significant decrease in the ability to do the test (test 9); those of 7 years of age had equal ability whether of the control or the deficient groups. Hearing impaired children were less able to do other static equilibrium tests (heel-toe or one foot or tip-toe standing tests, with opened or closed eyes: tests 10, 12, 16, 20, 24, 25 and 26). The use of detailed neurological semiology allowed us to support the alteration of the static equilibrium in this group of hearing impaired children.

Key words: hearing loss, sensorioneural; neurologic examination.

Full text available only in PDF format.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Agradecimentos — Os autores agradecem à Dra. Denise Yvonne Janovitz Norato, do Departamento de Genética Médica da FCM/UNICAMP, pela orientação estatística.

Aceite: 03-janeiro-1993.

Dra. Vanda Maria Gimenes Gonçalves — Departamento de Neurologia, Hospital das Clínicas, FCM/UNICAMP - Caixa Postal 6111 - 13081-970 Campinas SP - Brasil - Fax 55-192.394717.

  • 1. Black FO, Wall C, Nashner LM. Effects of visual and support surface orientation references upon postural control in vestibular deficient subjects. Acta Otolaryngol (Stockh) 1983, 95:199-210.
  • 2. Black FO, Nashner LM. Vestibulo espinal control differs in patients with reduced versus distorted vestibular function. Acta Otolaryngol (Stockh) 1984, Suppl 406:110-114.
  • 3. Horak FB, Shumway-Cook A, Crowe TK, Black FO. Vestibular function and motor proficiency of children with impaired hearing or with learning disability and motor impairments. Dev Med Child Neurol 1988, 30:64-79.
  • 4. Lefèvre AB. Exame neurológio evolutivo Ed 2. São Paulo: Sarvier, 1977.
  • 5. Nashner LM. A model describing the vestibular detection of body sway motion. Acta Otolaryngol (Stockh) 1971, 12:429-432.
  • 6. Nashener LM, Black FO, Wall C. Adaptation to altered support and visual conditions during stance: patients with vestibular deficits. J Neurosci 1982, 2:536-544.
  • 7. Ornitz EM, Atwell CW, Walter DO, Hartmann EE. The maturation of vestibular nystagmus in infancy and childhood. Acta Otolaryngol (Stockh) 1979, 88:244-256.
  • 8. Rapin I. Children with hearing impairment. In Swaiman KF (ed). Pediatric neurologic principles and practice. Saint Louis: Mosby, 1989, Vol 2, p 895-908.
  • 9. Rosenblut B, Goldstein R, Landau WM. Vestibular responses of some deaf and aphasic children. Ann Otol Rhinol Laryngol 1960, 69:747-755.
  • 10. Sandberg L, Terkildsen K. Caloric tests in deaf children. Arch Otolaryngol 1965, 81: 305-354.
  • Avaliação do equilíbrio estático numa população de crianças deficientes auditivas

    Evaluation of the static equilibrium in a sample of hearing impaired children
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      19 Jan 2011
    • Data do Fascículo
      Set 1993
    Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
    E-mail: revista.arquivos@abneuro.org