SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 issue4Polymerase chain reaction assay of cerebrospinal fluid for detection and quantification of herpes simplex virus dna for diagnostic and prognostic evaluation of herpetic encephalitisAnálises de Livros author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos de Neuro-Psiquiatria

Print version ISSN 0004-282X

Arq. Neuro-Psiquiatr. vol.55 no.4 São Paulo  1997

http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X1997000500030 

CORRESPONDÊNCIA

 

 

Estudo das neuropatías periféricas no estado de São Paulo de 1939 a 1985

 

 

A A Barreira, W Marques Jr.

Arq Neuropsiquiatr 1997;55:149-157

 

 

A intenção desta carta é complementar o artigo referido. Nesse artigo não foi citado o Serviço de Eletroneuromiograña do Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo (HSPM), o qual teve seu início com o Dr Edgard Lusvarghi e o Dr. Pedro Tannous. Este permanece há quase vinte anos nesse Serviço, tendo trabalhos publicados, é membro da Sociedade Brasileira de Neurofisiologia e foi, até recentemente, médico chefe da Clínica Neurológica do HSPM.

Temos residência em neurologia em nosso Serviço, reconhecida pela Comissão Nacional de Residência Médica e alguns colegas citados no artigo (mais novos) também já fizeram parte de nossa clínica e de seu Setor de Eletroneuromiografia, mais especificamente.

Acredito que, pela qualidade e pelo tempo do serviço prestado, o Dr. Pedro Tannous também faz parte do grupo que se dedica ao estudo de doenças neuromusculares no Estado de São Paulo.

 

Jayme Adamo Júnior
Médico Preceptor do Serviço de Neurologia
Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo

 

 

Resposta dos Autores

 

 

Adamo Júnior em sua carta ao editor destaca a atuação do médico neurologista e eletroneuromiografista Pedro Tannous, um dos fundadores do Serviço de Eletroneuromiografia do Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo, e se refere a publicações daquele colega.

Os autores agradecem a Adamo Júnior pelo envio da carta, que sem dúvida enriquece o artigo. Em verdade, prevendo possível falta de abrangência do artigo em questão, os autores escreveram à página 154: "Ao finalizar o presente trabalho, não temos dúvidas de que cometemos algumas injustiças - involuntárias naturalmente. Há insuficiência de informações e talvez tenhamos cometido enganos". Mais adiante: "Aceitaremos agradecidos qualquer sugestão pertinente para futuras modificações do texto, informações adicionais e propostas de correções de desvios que, porventura, tenhamos cometido".

Os autores solicitamos, da parte dos leitores de Arquivos de Neuro-Psiquiatria que, a exemplo de Adamo Júnior, escrevam acrescentando informações enriquecedoras à historiografia da neurologia no Estado de São Paulo. A Adamo Júnior, e a outros que venham adicionar informações ao artigo, pedimos a especial gentileza de, respectivamente, nos encaminharem os trabalhos publicados por Tannous e pelo(s) colega(s) a serfem) referido(s).

 

Amilton Antunes Barreira & Wilson Marques Júnior
Neurologia, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto USP