SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 issue4 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos de Neuro-Psiquiatria

Print version ISSN 0004-282X

Arq. Neuro-Psiquiatr. vol.56 n.4 São Paulo Dec. 1998

http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X1998000500036 

CORRESPONDÊNCIA

 

Envolvimento do sistema nervoso central em pacientes chagásicos imunossuprimidos

 

Recentemente, foi publicado nesta revista o artigo de Lazo et al. - Chagasic meningoencephalitis in the immunodeficient 1. Os autores, baseados na experiência pessoal e nos dados da literatura, comparam as alterações neuropatológicas resultantes da reativação da infecção pelo Trypanosoma cruzi nos pacientes HIV+, com aquelas observadas e descritas na história natural da doença de Chagas. Embora neste artigo os autores tenham detalhado os achados neuropatológicos nos pacientes chagásicos imunodeficientes, a distinção entre este quadro anatomopatológico e o encontrado nas fases aguda e crônica da doença de Chagas já havia sido relatada em trabalho anterior por Pittella2. De fato, neste trabalho de revisão do envolvimento do sistema nervoso central na doença de Chagas, o autor afirma que o envolvimento do encéfalo nos pacientes chagásicos imunossuprimidos, do ponto de vista neuropatológico, difere dos quadros até então conhecidos que ocorrem na fase aguda da doença, nos seguintes aspectos2: 1) encefalite necrosante em focos múltiplos; 2) presença da forma tumoral em alguns pacientes, caracterizada por lesões nodulares necrótico-hemorrágicas isoladas ou múltiplas, usualmente localizadas nos hemisférios cerebrais; 3) parasitismo intenso, numerosas amastigotas sendo sempre identificadas. Neste mesmo artigo de revisão Pittella2 propõe uma possível história natural do envolvimento do sistema nervoso central na doença de Chagas e afirma que a reativação da infecção no tecido nervoso em pacientes chagásicos crônicos é incomum e ocorre somente em indivíduos imunossuprimidos, observação esta também não referida pelos autores acima ao comentarem a reativação da infecção na doença de Chagas1.

 

REFERÊNCIAS

1. Lazo J, Meneses ACO, Rocha A, Ferreira MS, Marquez JO, Chapadeiro E, Lopes ER. Chagasic meningoencephalitis in the immunodeficient. Arq Neuropsiquiatr 1998;56:93-97.

2. Pittella JEH. Central nervous system involvement in Chagas'disease: an updating. Rev Inst Med Trop S. Paulo 1993;35:111-116.

 

José Eymard Homem Pittella
Laboratório de Neuropatologia
Departamento de Anatomia Patológica e Medicina Legal
Faculdade de Medicina da UFMG
Av. Alfredo Balena 190, 30130-100 Belo Horizonte MG

 

 

RESPOSTA DOS AUTORES

Nosso artigo, publicado em Arquivos de Neuro-Psiquiatria 1998;56(1):93-97, é um trabalho de revisão baseado, como está claramente exposto, na experiência pessoal dos autores e em dados da literatura.

No tópico REFERENCES, a citação 22 corresponde ao artigo citado pelo Professor Pittella em sua Carta ao Editor.

Pelos autores,

 

Javier Lazo
Curso de Pós-Graduação em Patologia
Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro
Av. Getúlio Guaritá 130, 38025-440 Uberaba MG