SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 issue2AThe cerebral protection technique in angioplasty plus stenting of carotid: an effective procedure against cerebral embolismLandmarks to the cranial approaches author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos de Neuro-Psiquiatria

Print version ISSN 0004-282X

Arq. Neuro-Psiquiatr. vol.61 no.2A São Paulo June 2003

http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2003000200029 

Aspirador-irrigador para microcirurgia

Nota técnica

 

Suction-irrigator device for microsurgery: technical note

 

 

Sebastião GusmãoI; Roberto Leal SilveiraII

IProfessor Adjunto da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, Neurocirurgião do Hospital Madre Teresa e do Hospital Luxemburgo, Belo Horizonte MG, Brasil
IINeurocirurgião do Hospital Madre Teresa e do Hospital Luxemburgo, Belo Horizonte MG, Brasil

 

 


RESUMO

Descreve-se uma modificação do aspirador convencional para microcirurgia, que consiste de um tubo o qual, em sua porção proximal é embutido em outro tubo, sendo o primeiro conectado ao aspirador e o segundo à irrigação. Este aspirador-irrigador permite realizar a aspiração e irrigação simultaneamente e de forma precisa.

Palavras-chave: aspirador, aspirador-irrigador, microcirurgia.


ABSTRACT

A modification of the conventional suction device for microsurgery is described. It consists of a built-in tube in another tube, being the first connected to the suction device and the second to the irrigation. This suction-irrigator device allows to accomplish the suction and irrigation simultaneously and in a precise way.

Key words: suction device, suction-irrigation device, microsurgery.


 

 

A aspiração e a irrigação são dois procedimentos básicos que permitem manter o campo cirúrgico limpo para viabilizar a dissecção microcirúrgica. Tradicionalmente, tais procedimentos eram realizados simultaneamente pelo cirurgião e pelo assistente: o cirurgião aspirava enquanto o assistente irrigava o campo cirúrgico. Na microcirugia, tal trabalho em dupla é dificultado pela limitação do campo visto através do microscópio, impossibilitando ao assistente realizar irrigação precisa sobre o ponto no qual o cirurgião está atuando.

Para vencer tal limitação, foi desenvolvido o aspirador-irrigador em paralelo, ou seja, os tubos de aspiração e irrigação são colados em paralelo, permitindo que o cirurgião aspire e irrigue o campo cirúrgico ao mesmo tempo1. Tal dispositivo representa um avanço técnico, mas apresenta as limitações de se ter dois tubos sobre o campo microcirúrgico (o que obstrui em parte o campo cirúrgico) e de a irrigação não ocorrer exatamente sobre a ponta do aspirador, mas a pequena distância da mesma.

Para ultrapassar tais limitações, desenvolvemos o aspirador embutido no tubo de irrigação.

 

Descrição do instrumento

O aspirador-irrigador proposto consiste de um tubo embutido em sua porção proximal em outro tubo, sendo o primeiro conectado ao aspirador e o segundo à irrigação (Figs 1 e 2). Como o primeiro tubo (aspirador) é mais longo e tem sua porção distal livre (não embutida no tubo de irrigação), o segundo tubo (irrigador) não limita o campo cirúrgico. O líquido da irrigação escoa sobre a porção distal livre do tubo de aspiração, permitindo uma irrigação precisa sobre a ponta do mesmo. As entradas para aspiração e irrigação são conectadas a tubos para infusão de soro que permitem o controle (por meio de dispositivo que diminui o calibre do tubo) da pressão de aspiração e do débito de escoamento do líquido de irrigação (Fig 3). O aspirador-irrigador pode ser fabricado em diferentes diâmetros, comprimentos e formatos. O modelo aqui apresentado apresenta ponta romba (na forma de um microdissector) com pequenos orifícios laterais para aspiração. Assim, este instrumento permite executar três funções: irrigação, aspiração e dissecção.

 

 

 

 

O aspirador-irrigador proposto apresenta ainda a vantagem de permitir ao próprio cirurgião a regulação imediata da força de aspiração por meio de dispositivo que diminui o calibre do tubo para infusão de soro conectado à entrada do aspirador. A possibilidade de alterar a força de sucção é essencial nos procedimentos microcirúrgicos. Foram propostos dispositivos com tal objetivo usando um regulador elétrico2 ou mecânico3 da força de sucção. Estes dispositivos têm a desvantagem de ser a regulação da força de sucção controlada por pessoa fora do campo cirúrgico e não poder ser acionado imediatamente pelo próprio cirurgião ou auxiliar. O sistema proposto permite controle rápido da força de aspiração por meio do sistema de controle "conta-gotas" (variação local do calibre do tubo) que encontra-se na parte estéril do tubo e que é imediatamente acessível ao cirurgião ou ao auxiliar. Tal sistema de controle da força de aspiração é de custo mínimo e facilmente acessível no bloco cirúrgico.

Nos últimos dois anos temos usado tal dispositivo, o que tem facilitado os procedimentos microcirúrgicos pelo fato de o mesmo instrumento permitir manter o campo limpo (irrigação e aspiração) e dissecar e ainda possibilitar ao próprio cirurgião regular a força de aspiração.

 

REFERÊNCIAS

1. Spetzler RF, Iversen AA. Malleable microsurgical suction device: technical note. J Neurosurg 1981;54:704-705.        [ Links ]

2. Yasargil MG. Microneurosurgery. Vol 1. New York: Thieme Stratton, 1984:212.        [ Links ]

3. Tew JM, Steiger HJ. Instrumentation for microneurosurgery. In Wilkins RH, Rengachary SS (eds). Neurosurgery. New York: McGraw Hill, 1984:446.        [ Links ]

 

 

Recebido 24 Abril 2002, recebido na forma final 1 Novembro 2002
Aceito 14 Novembro 2002

 

 

Dr. Sebastião Gusmão . Rua Otoni 909/410 . 30150-270 Belo Horizonte MG - Brasil.