SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.66 issue1Correction author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Arquivos de Neuro-Psiquiatria

Print version ISSN 0004-282XOn-line version ISSN 1678-4227

Arq. Neuro-Psiquiatr. vol.66 no.1 São Paulo Mar. 2008

http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2008000100044 

NOTÍCIAS E COMENTÁRIOS

 

SciELO / BIREME

Registro de ensaios clínicos

Comunicamos a todos os editores dos periódicos indexados nas bases de dados LILACS e SciELO que, seguindo recomendações da Organização Mundial da Saúde - OMS <http://www.who.int/mediacentre/news/releases/2006/pr25/en/index.html >, do International Committee of Medical Journal Editors (www.icmje.org), e do 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11º Congresso Mundial de Saúde Pública, a partir de março de 2007, a BIREME passará a exigir que os periódicos que publicam ensaios controlados aleatórios (randomised controlled trials) e ensaios clínicos (clinical trials) indiquem o número de registro dos ensaios publicados.

Esta diretiva destaca a importância dos ensaios clínicos como fontes de evidência da eficácia e segurança das intervenções em saúde e a necessidade do seu registro para assegurar transparência na sua realização e publicação dos resultados, dar cumprimento às responsabilidades éticas e promover a confiança nos registros.

O texto sugerido aos editores para inclusão nas Instruções aos Autores é:

O periódico apóia as políticas para registro de ensaios clínicos da Organização Mundial da Saúde - OMS (http://www.who.int/ictrp/en/) e do International Committee of Medical Journal Editors – ICMJE (http://www.wame.org/wamestmt.htm#trialreg e http://www.icmje.org/clin_trialup.htm), reconhecendo a importância dessas iniciativas para o registro e divulgação internacional de informação sobre estudos clínicos, em acesso aberto. Sendo assim, seguindo as orientações da BIREME/OPAS/OMS para a indexação de periódicos na LILACS e SciELO, somente serão aceitos para publicação, a partir de 2007, os artigos de pesquisas clínicas que tenham recebido um número de identificação em um dos Registros de Ensaios Clínicos, validados pelos critérios estabelecidos pela OMS e ICMJE, cujos endereços estão disponíveis no site do ICMJE: http://www.icmje.org/faq.pdf. O número de identificação deverá ser registrado ao final do resumo.

A nota acima foi recebida da SciELO / BIREME e solicitamos a plena colaboração dos autores de estudos que encerrem ensaios clínicos.

Antonio Spina-França
Editor

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License