Acessibilidade / Reportar erro

Cefaléias na infância e adolescência

ANÁLISES DE LIVROS

Luís dos Ramos Machado

CEFALÉIAS NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA. MARCO A. ARRUDA, VINCENZO GUIDETTI (eds). Um volume (21 x 28 cm) em brochura, com 222 páginas. Ribeirão Preto, 2007: GLIA.

Vincenzo Guidetti e Marco A. Arruda são professores universitários, o primeiro na Universidade de Roma, o segundo da Universidade de São Paulo. Ambos são membros do Subcomitê de Cefaléias na Infância e Adolescência da International Headache Society. Juntos editaram este livro em que reuniram a experiência de eminentes especialistas nacionais e estrangeiros, principalmente italianos, mas também norte-americanos, austríacos, holandeses e húngaros.

A matéria abrange treze capítulos: (1) introdução, incluindo conceitos, definições e aspectos gerais das cefaléias; (2) aspectos epidemiológicos; (3) avaliação da criança com cefaléia, incluindo a anamnese, a avaliação psicológica e o exame físico da criança com cefaléia; (4) a investigação complementar; (5) a comorbidade psiquiátrica; (6) a qualidade de vida na criança com cefaléia; (7) a migrânea, incluindo aspectos genéticos, mecanismos envolvidos no desencadeamento dos ataques, as peculiaridades da migrânea na infância, as suas complicações, os princípios gerais do tratamento, o tratamento das crises e o tratamento profilático; (8) a cefaléia de tipo tensional; (9) a cefaléia crônica diária em crianças e adolescentes; (10) aspectos evolutivos das cefaléias primárias, de 0 a 18 anos; (11) o efeito placebo; (12) a terapia cognitivo-comportamental; (13) temas especiais, incluindo cefaléias primárias incomuns na infância, cefaléias secundárias na infância e adolescência, cefaléia e rinossinusites, cefaléias e erros de refração, sono e cefaléias na infância e adolescência, cinetose, vertigem e migrânea e cefaléia como urgência pediátrica.

Trata-se de obra bem redigida e apresentada, clara, abrangente, incluindo 31 tabelas e 25 figuras em que são destacados aspectos relevantes, notas conceituais, tópicos diagnósticos e observações de utilidade prática.

Em relação ao conteúdo, merecem destaque a clareza e a didática com que são tratados os temas objeto do livro. Apesar das características particulares de cada um dos autores, o livro mantém uma notável unidade conceitual. Os diversos temas, todos muito oportunos, estão integrados num conjunto harmônico e bem estruturado.

É leitura recomendada para generalistas, pediatras, neuropediatras e cefaliatras, principalmente quando sua atividade profissional incluir doentes nesta faixa etária.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    02 Jun 2008
  • Data do Fascículo
    Jun 2008
Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org