SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 issue5The role of transcranial Doppler in hydrocephalus (Abstract) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos de Neuro-Psiquiatria

Print version ISSN 0004-282X

Arq. Neuro-Psiquiatr. vol.70 no.5 São Paulo May 2012

http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2012000500021 

ACADEMIA BRASILEIRA DE NEUROLOGIA

 

Mensagem da Dra Elza Dias Tosta

 

 

Prezados Colegas,

A região Centro-Oeste em 2012 será sede de grandes eventos, e dentre eles gostaria de lembrar inicialmente o Congresso Brasileiro de Neurologia, que acontecerá em Goiânia, entre os dias de 4 e 8 de agosto. Certamente marcará com brilhantismo o jubileu da Academia Brasileira de Neurologia (ABN).

No mês de outubro, estaremos juntos novamente em Brasília no Congresso Mundial de Doenças Cerebrovasculares. Tivemos já a honra de sediar um congresso de tal relevância em 2004 com o Congresso Brasileiro de Neurologia. Nesta oportunidade, percebemos as vantagens de se realizar um congresso em uma cidade moderna, com conecção aérea direta com Europa e Estados Unidos, além das principais capitais da América do Sul. Contamos também com grande suporte hoteleiro próximo do centro de convenções.

Desta vez, esperamos reunir cerca de três mil profissionais de saúde, entre eles neurologistas, cardiologistas, intensivistas e demais colegas que tenham interesse no desenvolvimento das terapêuticas que serão apresentadas. Em Brasília, também contamos com um Centro de Convenções que suporta sem dificuldade este quantitativo.

Não bastariam as facilidades de hotelaria, de deslocamento ou as atrações turísticas da cidade de Brasília para transformar um evento em sucesso. A comissão organizadora Nacional e Internacional têm trabalhado arduamente para trazer ao Brasil convidados que estão ligados à pesquisa e à prática das Doenças Cerebrovasculares. Nomes de autoridades nacionais estarão lado a lado com os internacionais o que nos parece prioritário dentro de um evento deste porte: congregando, trocando experiências e mostrando o que há de melhor de cada lado do mundo, numa programação que já foi testada em eventos anteriores.

Tem sido extraordinária a evolução da neurologia no campo das doenças cerebrovasculares. Testemunha disso é a realização de congressos internacionais com sucesso de público e de apresentações nas mais diversas regiões do mundo, seja na Europa, na Ásia, e agora certamente também o será na América Latina, mais precisamente em Brasília.

Esperamos como resultado deste congresso a possibilidade de tornar disponível para a população o que há de melhor no campo das doenças cerebrovasculares, o que estará inclusive alinhado com o planejamento de políticas públicas conforme tem sido enfatizado em nível federal pelo Ministério da Saúde.

Para concretizar estes objetivos precisamos do apoio incondicional de todos aqueles que lutam para ter uma medicina de alto nível e ao alcance de todos.

Aguardamos os colegas em Brasília para o 8th WORLD STROKE CONGRESS de 10 a 13 de outubro de 2012.

 

Elza Dias Tosta
Presidente da ABN
Chair of the local Committee