Acessibilidade / Reportar erro

Determination of number of replications in the planning of experiments

Determinação do número de repetições no planejamento de experimentos

Abstracts

This paper presents various method used to evaluate the number of replications that guarantees the detection of prefixed differences with certain probabilities. The methods due to Neyman et al., Cochran & Cox, Harris, Horvitz & Mood, Tang, and finally the method due to Tukey, are presented with examples. Implications and limitations of these methods are also considered.


A avaliação do número de repetições necessárias para a obtenção de resultados significativos, a partir da fórmula da diferença mínima significativa, não é satisfatória. Por êste processo os resultados serão significativos em cêrca de 50% dos futuros experimentos. São discutidos vários métodos que procuram eliminar êsse inconveniente: os métodos devidos a Neyman, o de Cochran e Cox, o de Harris, Horvitz e Mood, o devido a Tang e, finalmente, o de Tukey; consideram-se os casos em que a maior ênfase está no teste de significància e os casos em que o objetivo está na determinação de um intervalo de confiança de tamanho especificado. As condições necessárias para que cada um dos métodos possa ser corretamente aplicado e ainda, as limitações dos mesmos, são discutidos no texto. Transcreveram-se com a permissão dos autores, algumas tabelas, as quais facilitarão a aplicação dêsses métodos por parte dos experimentadores;


Determinação do número de repetições no planejamento de experimentos* * Trabalho apresentado na Reunião da Região Brasileira da "Biometric Society", em São Paulo, em 15 de janeiro de 1957. O autor agradece ao Editor de The Journal of the Royal Statistical Society, a permissão para a reprodução daa tabelas constantes do quadro 1, adatadas de Neyman e outros (6); a T. E. Harris, pela permissão da reprodução das tabelas constantes do quadro 3, adatadas de Lehmer (5); agradece também ao Editor de The Journal of the American Statistical Association, a permissão para a reprodução das tabelas constantes do quadro 2, adatadas de Harris e outros (3).

Determination of number of replications in the planning of experiments

Armando Conagin

Engenheiro-agrônomo, Seção de Técnica Experimental, Instituto Agronômico

RESUMO

A avaliação do número de repetições necessárias para a obtenção de resultados significativos, a partir da fórmula da diferença mínima significativa, não é satisfatória. Por êste processo os resultados serão significativos em cêrca de 50% dos futuros experimentos.

São discutidos vários métodos que procuram eliminar êsse inconveniente: os métodos devidos a Neyman, o de Cochran e Cox, o de Harris, Horvitz e Mood, o devido a Tang e, finalmente, o de Tukey; consideram-se os casos em que a maior ênfase está no teste de significància e os casos em que o objetivo está na determinação de um intervalo de confiança de tamanho especificado. As condições necessárias para que cada um dos métodos possa ser corretamente aplicado e ainda, as limitações dos mesmos, são discutidos no texto. Transcreveram-se com a permissão dos autores, algumas tabelas, as quais facilitarão a aplicação dêsses métodos por parte dos experimentadores.

SUMMARY

This paper presents various method used to evaluate the number of replications that guarantees the detection of prefixed differences with certain probabilities. The methods due to Neyman et al., Cochran & Cox, Harris, Horvitz & Mood, Tang, and finally the method due to Tukey, are presented with examples. Implications and limitations of these methods are also considered.

Texto completo disponivél apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Recebido para publicação em 16 de setembro de 1957.

  • *
    Trabalho apresentado na Reunião da Região Brasileira da "Biometric Society", em São Paulo, em 15 de janeiro de 1957.
    O autor agradece ao Editor de The Journal of the Royal Statistical Society, a permissão para a reprodução daa tabelas constantes do quadro 1, adatadas de Neyman e outros (6); a T. E. Harris, pela permissão da reprodução das tabelas constantes do quadro 3, adatadas de Lehmer (5); agradece também ao Editor de The Journal of the American Statistical Association, a permissão para a reprodução das tabelas constantes do quadro 2, adatadas de Harris e outros (3).
  • Publication Dates

    • Publication in this collection
      26 Apr 2010
    • Date of issue
      1959

    History

    • Received
      16 Sept 1957
    Instituto Agronômico de Campinas Avenida Barão de Itapura, 1481, 13020-902, Tel.: +55 19 2137-0653, Fax: +55 19 2137-0666 - Campinas - SP - Brazil
    E-mail: bragantia@iac.sp.gov.br