SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
Improvements on grape quality due to vineyard manegement author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Bragantia

Print version ISSN 0006-8705

Bragantia vol.69 no.1 Campinas  2010

https://doi.org/10.1590/S0006-87052010010500001 

Qual seria o impacto da variabilidade climática na cafeicultura brasileira?

 

 

Marcelo B. P. Camargo

Instituto Agronômico, Campinas/SP, e-mail: mcamargo@iac.sp.gov.br

 

 

Pesquisador do Centro de Ecofisiologia e Biofísica do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) analisou os possíveis cenários causados pela variabilidade e da mudança climática no zoneamento agroclimático do café arábica no Brasil. Abordou também os métodos de adaptação e mitigação agronômicos como manejo e desenvolvimento de cultivares adaptadas a temperaturas elevadas. Segundo o quarto relatório do Painel de Inter-governamental de Mudanças Climáticas (IPCC), é previsto que a temperatura global aumente de 1,1ºC a 6,4ºC nas áreas tropicais de Brasil. Alguns trabalhos inferem que estes cenários apresentados pelo IPCC poderão causar uma forte redução na produção de café no Brasil, com tendência de se mover para  regiões de altitude e Sul do Brasil.  Esta revisão aborda técnicas agronômicas que podem ser utilizadas visando mitigar a ocorrência dos eventos meteorológicos extremos no enfrentamento à variabilidade e ao aquecimento global sobre a cultura do café. Diferentes manejos agronômicos e novos materiais genéticos especialmente em regiões climaticamente marginais deverão ser considerados. Técnicas agronômicas como, sistemas de arborização, plantios adensados, solos vegetados, irrigação são exemplos de técnicas de mitigação agronômica são exemplos no enfrentamento do aquecimento global.

 

CAMARGO, M.B.P. O impacto da variabilidade e da mudança climática na produção de café no Brasil. Bragantia. 2010, vol. 69, n.1, ISSN 006-8705.

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License