Acessibilidade / Reportar erro

Carne para alimento de rádios e discos: o conceito de música popularesca na obra musicológica de Mário de Andrade

Meat for the radios and records: música popularesca concept in musicological work of Mário de Andrade

Resumos

Este artigo revisa o uso da expressão música popularesca na obra musicológica de Mário de Andrade (1893-1945). Tudo parece indicar que o escritor modernista a utilizou, inicialmente, para descrever um tipo de repertório intermediário entre a música folclórica e a música erudita. Mais tarde, na medida em que a música popular urbana se consolidou, Mário de Andrade empregou "música popularesca" para denominar essa nova música, que era semelhante - mas não igual - à música folclórica. Esta expressão não possuía o caráter depreciativo do termo "submúsica", usado pelo escritor para qualificar obras "de aplauso fácil". A leitura apresentada difere da maneira como tradicionalmente a historiografia musical tem compreendido a expressão música popularesca e, por tanto, convida a se repensar parte da obra musicológica do escritor.

Música popularesca; conceito; Mário de Andrade


In this paper I analyzed the use of the expression "música popularesca" over the musicological work of Mário de Andrade (1892 - 1945). Apparently, Mário de Andrade used it to describe a type of repertoire somewhere between folk music and classical music. After the consolidation of the urban popular music, Mário de Andrade used "música popularesca" to denominate this new kind of music, which was similar - but not identical - to folk music. This expression had no pejorative connotation, unlike the word "sub música" used by the same author to label works as "of easy applause". This approach is different from the traditional one that the musical historiography has over the expression "música popularesca" and, therefore, invites to debate some of the Mario de Andrade's musicological works.

"Música popularesca"; concept; Mário de Andrade


  • 2 LIMA, Emirto de. Folklore colombiano Barranquilla: s.e., 1942. p. 152-153 (grifos nossos).
  • 6 VIANA, Hermano. O mistério do samba Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1999.
  • 8 ANDRADE, Mário de. Música popular [1939]. In: ALVARENGA, Oneyda (org.). Música, doce música Estudos da crítica e folclore. São Paulo: Livraria Martins Editora, 1976. p. 281.
  • 14 CONTIER, Arnaldo D. Brasil Novo. Música, nação e modernidade: os anos 20 e 30. 1988. 805 f. 2 v. Tese (Livre-docência em História Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 1988. p. 536.
  • 16 MORAES, José Geraldo Vinci de. "Samba tem cadência. Digo a verdade. E até já chegou na universidade". In: DAMASCENO, Francisco José Gomes (org.). Experiências musicais Fortaleza: Prefeitura Municipal de Fortaleza/EDUECE, 2008. p. 30-31.
  • 17 Por exemplo, ver: ALMEIDA, Renato. Música folclórica e música popular. Boletim da Comissão Gaúcha de Folclore, v. 22, p. 8, 1958.
  • 18 STROUD, Sean. The Defence of Tradition in Brazilian Popular Music: politics, culture, and the creation of música popular brasileira. Aldershot/Burlington, Ashgate Publishing Company, 2008. p. 13;
  • 19 NAVES, Santuza Cambraia. O violão azul: modernismo e música popular. Rio de Janeiro: Editora FGV, 1998. p. 48.
  • 20 MARIZ, Vasco. Três musicólogos brasileiros Mário de Andrade, Renato Almeida, Luiz Heitor Corrêa de Azevedo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira/Brasília: Instituto Nacional do Livro, 1983. p. 43.
  • 21 Amplificações e sonoridades. Phono-Arte, n. 15, 15 jan. 1930 apud GONÇALVES, Camila Koshiba. Música em 78 rotações: "Discos a todos os preços" na São Paulo dos anos 30. 2006. 232 f. Dissertação (Mestrado em História Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2006. p. 125.
  • 22 LÖWY, Michael; SAYRE, Robert. Revolta e melancolia O romantismo na contramão da modernidade. Petrópolis: Vozes, 1995.
  • 25 RASCHELLA, Roberto (org.). Escritos sobre música popular México: Siglo XXI, 1985. p. 66 (grifos nossos).
  • 40 Id., Taxi: Sinhô [1929]. In: LOPEZ, Telé Ancona (org.). Taxi e Crônicas no Diário Nacional. São Paulo: Duas Cidades/Secretaria da Cultura, Ciência e Tecnologia, 1976. p. 104.
  • 42 ANDRADE, Mário de. Shostacovich [1945]. In: COLI, Jorge (org.). Música final Mário de Andrade e sua coluna jornalística Mundo Musical. São Paulo: Editora da Unicamp, 1998. p. 406.
  • 46 ANDRADE, Mário de. O disco popular no Brasil. Arquivo do Instituto de Estudos Brasileiros, Fundo Mário de Andrade, Série Manuscritos, Caixa 057, MA-MMA-040, s.d.
  • 56 KENNEY, William Howland. The Phonograph and the Evolution of "Foreign" and "Ethnic" Records. Recorded Music in American Life: the Phonograph and Popular Memory, 1890-1945. Nova Iorque, Oxford University Press, 1999. p. 84.
  • 64 ANDRADE, Mário de. Cândido Inácio da Silva e o lundu [1945]. Latin American Music Review, v. 20, n. 2, 1999.
  • 67 CAVALCANTI, Alberto R. Música popular: janela-espelho entre o Brasil e o mundo. 2007. 404 f. Tese (Doutorado em Sociologia) - Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Brasília, 2007. p. 66.
  • 68 BESSA, Virgínia de Almeida. A escuta singular de Pixinguinha História e música popular no Brasil dos anos 1920 e 1930. São Paulo: Alameda, 2010. p. 177.
  • 69 BARBOSA, Orestes. Samba: sua história, seus poetas, seus músicos e seus cantores. [1933] Rio de Janeiro: Livraria Educadora; MPB reedições Funarte, 1978. p. 68.
  • 70 ANDRADE, Mário de. Terapêutica musical [1939]. In: ALVARENGA, Oneyda (org.). Namoros com a medicina São Paulo: Livraria Martins Editores, 1972. p. 17.
  • 73 ANDRADE, Mário de. A música e a canção populares no Brasil. Ensaio crítico-bibliográfico [1936]. In: ALVARENGA, Oneyda (org.). Ensaio sobre a música brasileira São Paulo: Livraria Martins Editora, 1972. p. 167.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    25 Fev 2014
  • Data do Fascículo
    Dez 2013

Histórico

  • Recebido
    01 Nov 2012
  • Aceito
    11 Mar 2013
Instituto de Estudos Brasileiros Espaço Brasiliana, Av. Prof. Luciano Gualberto, 78 - Cidade Universitária, 05508-010 São Paulo/SP Brasil, Tel. (55 11) 3091-1149 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaieb@usp.br