Acessibilidade / Reportar erro

Imaginário cartográfico na arte contemporânea: sonhar o mapa nos dias de hoje

Cartographic imaginary in contemporary art: dreaming maps nowadays

Resumos

O ensaio coloca várias interrogações sobre as relações entre arte e cartografia examinando procedimentos cartográficos em mapas de artistas contemporâneos. Ao investigar as regiões efêmeras e intersticiais nos mapas, o artista cartógrafo se interessa pela inadequação intrínseca à cartografia, dada pela impossibilidade de coincidência entre os mapas e seus objetos de representação. Seus mapas revelam o processo de fabricação imaginária próprio à cartografia em espaços usados e atuais.

Mapas; cartografia; arte; representação; linhas; interstícios; imaginário cartográfico


The essay raises several discussions about the relationship between art and cartography trough the analysis of cartographic procedures in maps made by contemporary artists. By investigating the ephemeral and interstitial regions in these maps, the cartography artist is interested in the inadequacy which is intrinsic to cartography, owing to the impossibility to make maps coincide with the objects they represent. Such maps reveal the imaginative process typical of cartography in its contemporaneous spaces.

Maps; cartography; art; representation; lines; spaces; imaginary mapping


  • 2 LIPPARD, Lucy. Overlay: contemporary art and the art of prehistory. Nova Iorque: Pantheon Books, 1983. p. 122.
  • 4 BESSE, Jean-Marc. Le voyage, le témoignage, l'amitié. Abraham Ortelius & George Hoefnagel en Italie (hiver 1577 - 1578). 2011.
  • 5 É possível citar muitos livros ou catálogos de exposições sobre o tema, entre os quais, os recentes The Map on Art, Contemporary Artists explore Cartography de Katherine Harmon com textos de Gayle Clemens. Nova Iorque: Princeton Architectural Press, 2009;
  • e MONSAINGEON, Guillaume. Mappamundi Lisboa: Museu Berardo, 2011.
  • 6 GOODMAN, Nelson. Problems and Projects Indianapolis: Hackett Publishing Co., 1972. p. 15.
  • 7 HARLEY, Brian J. Le pouvoir des cartes Seleção de textos por Peter Gould e Antoine Bailly. Paris: Anthropos, 2003. p. 94-95.
  • 9 DELVOYE, Wim. Atlas Michel Baverey. Pays de Loire: Frac, 1999.
  • 10 DELVOYE, Wim em GNS - Global Navigation System Paris: Palais de Tokyo; Éditions cercle d'art, 2003. p. 94-95.
  • 12 Ver BONITO OLIVA, Achille. Emilio Isgrò, compreste questa virola da Emilio Isgrò Milão: Mazzotta, 2000.
  • 13 JOUANNAIS, Jean Yves. David Renaud: "De la cartographie comme cartomancie". Montreuil: Éditons de l'œil, 2009, p. 10.
  • Ver também RENAUD, David. Atlas, 119 jours autour du monde. Paris: Le temps qu'il fait, 2006.
  • 14 JUGNET, Anne Marie; CLAIRET, Alain. Extraits de conversations, 13 novembre 1999. Séries americaines Sotteville-Les-Rouen: Trafic Frac Haute-Normandie, 2000.
  • 16 "Quando eu era criança", confidencia o personagem imaginado por Conrad, "eu tinha paixão por mapas. Ficava horas considerando a América do Sul, ou a África, ou a Austrália - perdido em todas as glórias da exploração. Nesta época, havia muitos espaços brancos sobre a terra, e quando percebia um deles sobre o mapa, que tivesse um ar particularmente atraente, (mas eles todos têm esse ar) colocava o dedo em cima e dizia: 'Quando eu for grande irei lá...'". CONRAD, Joseph. Au cœur des ténèbres Paris: Gallimard, 2009. p. 89-90.
  • 17 DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mille plateaux Paris: Minuit, 1980. p. 20.
  • 18 Ver CARERI, Francesco. Walkscape Rome: Einaudi, 2006.
  • 20 CARROLL, Lewis. La chasse au Snark Trad. fr. Jacques Roubaud. Paris: Ramsay, 1986. p. 16.
  • 21 SMITHSON, Robert. The Collected Writings Org. Jack Flam. Berkeley: University of California Press, 1996.
  • 23 Esse mapa está reproduzido em HARMON, Katharin. You are here Personnal Geographies and other Maps of Imagination. Nova Iorque: Princeton Architectural Press, 2004. p. 110.
  • 24 Ver DE CERTEAU, Michel. L'invention du quotidian, 1 Paris: Gallimard, 1990. Capítulo X, p. 170.
  • 27 Pierre Joseph em GNS - Global Navigation System Org. Franz Ackermann. Paris: Cercle d'art, 2003. p. 124.
  • 29 MERLEAU-PONTY, Maurice. La structure du comportement Paris: PUF, 2013. p. 127-128.
  • 32 MERLEAU PONTY, Maurice. La nature, notes: "traces écrites". Paris: Seuil: 1994. p. 228.
  • 33 KISH, Georges. La carte Image des civilisations. Paris: Seuil, 1980. p.9 188.
  • 35 BRESSON, Robert. Notes sur le cinématographe Paris: Gallimard; Folio, 1995. p. 30.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    25 Fev 2014
  • Data do Fascículo
    Dez 2013

Histórico

  • Recebido
    13 Jun 2013
  • Aceito
    13 Jun 2013
Instituto de Estudos Brasileiros Espaço Brasiliana, Av. Prof. Luciano Gualberto, 78 - Cidade Universitária, 05508-010 São Paulo/SP Brasil, Tel. (55 11) 3091-1149 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaieb@usp.br