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Fragmentos da Amazônia

Amazonian fragments

RESUMO

Ensaio fotográfico sobre o universo amazônico. Imagens que capturam detalhes ou fragmentos da região amazônica, sua atmosfera, cultura e ancestralidade.

PALAVRAS-CHAVE
Fotografia; Amazônia; cultura.

ABSTRACT

Photographic essay about the Amazon universe. Images that capture details or fragments of the Amazon region, its atmosphere, culture and ancestry.

KEYWORDS
Photography; Amazon; culture.

A Amazônia tem pelo menos 10% de toda a biodiversidade do planeta. No entanto a floresta vem sofrendo graves ameaças em todos os nove países que a compõem. No Brasil a Amazônia legal é um gigante que ocupa mais da metade do território nacional, com mais de 5 milhões de km2. O país já perdeu cerca de 20% de sua floresta original, e especialistas apontam a proximidade de um apocalíptico ponto de não retorno, de devastação irreversível.

É unanimidade entre arqueólogos e antropólogos que a presença humana na Amazônia existe há mais de 10 mil anos, já tendo sido densamente povoada, com mais de 8 milhões de habitantes. A herança ancestral somada à miscigenação de colonizador, indígena e negro resultou em uma diversa e rica cultura amazônica.

Um recorte (fragmento ou detalhe) do universo amazônico é o que proponho nesta narrativa fotográfica. Um caleidoscópio imagético que remete a uma percepção sensorial fluida, como as águas que regem a região. Não me alongo, porém, no debate entre detalhe e fragmento como o fez Mauricio Lissovsky em sua dissertação A fotografia e a Pequena história de Walter Benjamin (1995LISSOVSKY, Mauricio. A fotografia e a Pequena história de Walter Benjamin. Dissertação (Mestrado em Comunicação). Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1995.). Cito Henri Cartier-Bresson (s. d.CARTIER-BRESSON, Henri. Henri Cartier-Bresson. Fondation Henri Cartier-Bresson. Disponível em: https://henricartierbresson.org/wp-content/uploads/2014/09/bio-HCB-fr-1-2.pdf. Acesso em: nov. 2023.
https://henricartierbresson.org/wp-conte...
- tradução minha) e seus pensamentos sobre o instante decisivo afirmando que fotografar “é alinhar a cabeça, o olho e o coração”. Sendo assim, apresento um conjunto de fragmentos heterogêneos, que convergem em uma atmosfera amazônica etérea.

O olho, janela da alma2 2 Alta Floresta, Mato Grosso, 3/7/2019.

Escrita de luz3 3 Marabá, Pará, 3/7/2020.

Caminhos impressos4 4 Lama durante a cheia do Rio Amazonas. Manacapuru, Amazonas, 1o/7/2012.

Pés para o ar5 5 O “peconheiro” na labuta (peconha é o instrumento feito de tiras de corda, cipó ou outra fibra vegetal, que, atado aos pés, auxilia a escalada do coletor de açaí). Abaetetuba, Pará, 9/11/2011.

Seringueira aposentada6 6 Reminiscência da extração de látex (velha seringueira que não produz mais; remete à época áurea do ciclo da borracha e sua queda, área alagada no Rio Amazonas). Iranduba, Amazonas, 11/7/2012.

Resistência no olhar ancestral7 7 Senhora na aldeia Matipu. Alto Xingu, Mato Grosso, 2/6/2019.

Invasão de território8 8 Derrubada da floresta para abertura de pastos dentro da Reserva Extrativista Chico Mendes. Xapuri, Acre, 12/3/2019.

Cinturão da força9 9 Anti-Chico Mendes, um jovem de família tradicional extrativista que idolatra a cultura do cowboy. Reserva Extrativista Chico Mendes, Xapuri, Acre, 13/3/2019.

Rugas do tempo10 10 A desilusão do senhor ribeirinho diante dos alagamentos provocados pela cheia do Rio Amazonas. Careiro da Várzea, Amazonas, 4/8/2012.

Mãe água11 11 Reflexos nas águas escuras do Rio Negro. São Gabriel da Cachoeira, Amazonas, 23/8/2012.

  • 2
    Alta Floresta, Mato Grosso, 3/7/2019.
  • 3
    Marabá, Pará, 3/7/2020.
  • 4
    Lama durante a cheia do Rio Amazonas. Manacapuru, Amazonas, 1o/7/2012.
  • 5
    O “peconheiro” na labuta (peconha é o instrumento feito de tiras de corda, cipó ou outra fibra vegetal, que, atado aos pés, auxilia a escalada do coletor de açaí). Abaetetuba, Pará, 9/11/2011.
  • 6
    Reminiscência da extração de látex (velha seringueira que não produz mais; remete à época áurea do ciclo da borracha e sua queda, área alagada no Rio Amazonas). Iranduba, Amazonas, 11/7/2012.
  • 7
    Senhora na aldeia Matipu. Alto Xingu, Mato Grosso, 2/6/2019.
  • 8
    Derrubada da floresta para abertura de pastos dentro da Reserva Extrativista Chico Mendes. Xapuri, Acre, 12/3/2019.
  • 9
    Anti-Chico Mendes, um jovem de família tradicional extrativista que idolatra a cultura do cowboy. Reserva Extrativista Chico Mendes, Xapuri, Acre, 13/3/2019.
  • 10
    A desilusão do senhor ribeirinho diante dos alagamentos provocados pela cheia do Rio Amazonas. Careiro da Várzea, Amazonas, 4/8/2012.
  • 11
    Reflexos nas águas escuras do Rio Negro. São Gabriel da Cachoeira, Amazonas, 23/8/2012.

Referências

  • LISSOVSKY, Mauricio. A fotografia e a Pequena história de Walter Benjamin Dissertação (Mestrado em Comunicação). Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1995.
  • CARTIER-BRESSON, Henri. Henri Cartier-Bresson. Fondation Henri Cartier-Bresson. Disponível em: https://henricartierbresson.org/wp-content/uploads/2014/09/bio-HCB-fr-1-2.pdf Acesso em: nov. 2023.
    » https://henricartierbresson.org/wp-content/uploads/2014/09/bio-HCB-fr-1-2.pdf

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    05 Jan 2024
  • Data do Fascículo
    Sep-Dec 2023

Histórico

  • Recebido
    07 Nov 2023
  • Aceito
    13 Nov 2023
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