SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.78 suppl.2Lung transplant in children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

J. Pediatr. (Rio J.) vol.78  suppl.2 Porto Alegre Nov./Dec. 2002

http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572002000800001 

Internacionalização e multidisciplinaridade – um novo rumo para os nossos suplementos

Internationalization and multidisciplinarity – a new perspective for our supplements

Paulo Augusto Moreira Camargos1, Sérgio Luís Amantéa2

 

 

 

Os suplementos do Jornal de Pediatria têm sido elaborados com a participação de profissionais com reconhecida atuação nas respectivas subespecialidades em nosso país. Nos últimos quatro anos, têm procurado acompanhar a evolução científica da revista e cumprido o objetivo de trazer artigos de revisão atualizados, com tópicos de interesse para todos aqueles que atuam na assistência direcionada para a população infantil.

Dentro deste contexto, num momento em que os avanços da ciência e a velocidade da informação rompem as barreiras de tempo e espaço, ao estruturarmos o enfoque central deste suplemento, não deixamos de considerar tal paradigma.

Primeiro procuramos estabelecer um enfoque multidisciplinar para a doença respiratória infantil. Um domínio não centrado na pneumologia de maneira exclusiva, mas agregando a participação de neonatologistas, intensivistas, infectologistas, gastrenterologistas, imunologistas, cirurgiões (pediátricos, torácicos) e fisioterapeutas. Uma interdisciplinaridade direcionada para os transtornos pulmonares. Uma abordagem global, com tópicos selecionados por critérios epidemiológicos e pelo impacto das informações na prática clínica cotidiana.

Da mesma maneira, resolvemos romper nossas fronteiras geográficas. Para isto, os artigos contaram com a participação de vários colaboradores de outros países. Uma globalização da informação, uma discussão em tempo real, um confronto de opiniões. A continuidade de um processo de "internacionalização" do Jornal de Pediatria que contribui, ainda mais, para a sua destacada inserção na vanguarda científica da pediatria da América Latina.

A compilação de artigos de revisão acerca de um tema costuma possibilitar um contato abrangente com a pesquisa e o conhecimento consolidado, o que facilita a aquisição de um juízo fundamentado, mesmo para questões ainda emergentes ou polêmicas.

Esperamos que este número seja capaz de cumprir os seus objetivos, e possa proporcionar ao leitor uma revisão atualizada de tópicos especialmente selecionados, que atendam às expectativas daqueles que estão envolvidos com a assistência pediátrica, sejam eles internistas ou pneumopediatras, mas particularmente com interesse direcionado para a área da terapia respiratória.

Gostaríamos de aproveitar a oportunidade para também agradecer a todos os nossos colaboradores, nacionais e estrangeiros, que se associaram ao projeto e não pouparam esforços para transformá-lo em realidade.

 

Sobe

1 Paulo Augusto Moreira Camargos – Professor Adjunto, Doutor, Mestre em Medicina, Departamento de Pediatria, Disciplina de Pneumologia Pediátrica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
2 Sérgio Luís Amantéa – Professor Adjunto, Departamento de Pediatria e Puericultura – Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre (FFCMPA). Chefe do Serviço de Emergência – Hospital da Criança Santo Antônio, Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.