SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.80 issue4Congenital generalized lipodystrophy"Don't burn your (respiratory) bridges": comments on recognition and management of the difficult airway author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

J. Pediatr. (Rio J.) vol.80 no.4 Porto Alegre July/Aug. 2004

http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572004000500016 

RETRATAÇÃO

 

Nota de retratação: Distúrbios comportamentais na epilepsia da infância

 

 

Venho através desta, informar-lhe que, após análise da versão publicada no Jornal de Pediatria do artigo de revisão realizado pelo MEDLINE: "Distúrbios comportamentais na Epilepsia da Infância" frases literais foram retiradas do artigo: Dunn D. Neuropsychiatric Aspects of Epilepsy in Children. Epilepsy & Behavior,2003;4(2):101-106.

A publicação não foi intencional, com má fé, haja vista que as informações foram retiradas do MEDLINE e que o referido autor foi citado inúmeras vezes no artigo, sendo a primeira citação nas referências bibliográficas. Infelizmente, foi enviada uma das versões iniciais do artigo. Foi uma atitude precipitada, apressada e impulsiva, conseqüência da minha exaustiva atividade profissional. Este incidente me serviu para repensar e replanejar a minha vida.

Assim, assumo a responsabilidade pelo ocorrido.

 

Atenciosamente,

Sérgio Antonio Antoniuk

 


 

Comentário do Editor

 

Analisando o artigo de revisão publicado por Antoniuk SA "Distúrbios comportamentais na Epilepsia da Infância" em Jornal de Pediatria 2004;80:S56-S60 e comparando com o artigo de revisão de Dunn DW "Neuropsychiatric Aspects of Epilepsy in Children" publicado em Epilepsy & Behavior 2003;4:101-106, o Conselho Editorial do Jornal de Pediatria constatou que inúmeros parágrafos são traduções não autorizadas do artigo previamente publicado. Apesar do autor não ter omitido a referência bibliográfica, citando-a inúmeras vezes ao longo do seu texto, a tradução não autorizada não é aceita como adequada.

O artigo publicado no Jornal de Pediatria é um artigo de revisão em que não foi utilizado nenhum dado original de Dunn DW e todas as afirmativas feitas são do conhecimento científico público. Entretanto, a utilização, na íntegra, de textos previamente publicados não é correta.

Considerando o fato exposto, o Conselho Editorial do Jornal de Pediatria, de comum acordo com o autor, decidiu pela retirada do artigo de suas divulgações eletrônicas e dos indexadores nacionais e internacionais. O Conselho também resolveu aceitar a explicação do autor e julgou não haver necessidade de nenhuma ação adicional.

Agradecemos o Dr. JJ Ortega-Albás do Serviço de Neurofisiologia Clínica do Hospital General de Castellón, Castellón de la Plana, Espanha, que nos alertou para o problema. O Conselho Editorial do Jornal de Pediatria reúne-se quinzenalmente para análise dos artigos submetidos, após pareceres de revisores "experts" no assunto. Da mesma forma, os artigos publicados nos suplementos são analisados pelos editores responsáveis pelos suplementos. No entanto, esse fato não havia sido constatado. Concordamos com a afirmativa do Dr. Ortega-Albás: "este hecho es, desde el punto de vista científico y ético, absolutamente reprobable ".

O Conselho Editorial do Jornal de Pediatria e os editores do suplemento "Neurobiologia do comportamento e distúrbios associados" desculpam-se com a revista Epilepsy & Behavior e com o Dr. DW Dunn.

O Jornal de Pediatria é uma revista internacional e a divulgação do conhecimento é globalizada. Todos os textos publicados estão disponíveis eletronicamente em português e em inglês. Os artigos são disponíveis simultaneamente no Brasil e em todas os países do mundo. A utilização de traduções não autorizadas e de textos já publicados é inaceitável e, rapidamente, detectável. O Conselho Editorial do Jornal de Pediatria espera que fatos como esse não ocorram novamente.

 

Renato S. Procianoy
Editor chefe - Jornal de Pediatria