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Repercussão da capacitação de profissionais de saúde em aleitamento materno sobre seus conhecimentos, habilidades e práticas hospitalares: uma revisão sistemática Como citar este artigo: de Jesus PC, de Oliveira MI, Fonseca SC. Impact of health professional training in breastfeeding on their knowledge, skills, and hospital practices: a systematic review. J Pediatr (Rio J). 2016;92:436-50.

Resumo

Objetivo

Identificar a repercussão da capacitação em aleitamento materno sobre conhecimentos, habilidades e práticas profissionais e hospitalares.

Fontes dos dados

A busca da revisão sistemática foi efetuada nas bases MedLine, Scopus e Lilacs. Foram excluídos artigos de revisão, de metodologia qualitativa, estudos sem grupo controle, conduzidos na atenção primária, com clientelas específicas, cujos desfechos eram crença e/ou atitude profissional e trabalhos com foco no período pós-alta hospitalar. Não houve limitação quanto ao ano ou idioma, foi feita avaliação da qualidade dos artigos por critério adaptado de Downs & Black.

Síntese dos dados

Na busca de literatura foram encontrados 276 artigos e selecionados 37 para leitura integral. Foram excluídos 26 artigos e incluídos seis mediante busca das referências. Foram incluídos 17 artigos de intervenção e três apresentaram boa validade interna. Os estudos foram conduzidos entre 1992 e 2010, quatro no Brasil, em países de cinco continentes. O principal público-alvo das capacitações foram profissionais de enfermagem, médicos, parteiras e visitadores domiciliares. Os cursos de capacitação foram diversos, cinco intervenções empregaram o treinamento teórico-prático da Iniciativa Hospital Amigo da Criança. Todas as formas de capacitação apresentaram algum resultado positivo sobre os conhecimentos, as habilidades e/ou práticas profissionais e hospitalares, a maioria com significância estatística.

Conclusões

As capacitações de profissionais de saúde que atuam em hospitais têm sido efetivas em aprimorar conhecimentos, habilidades e práticas.

Palavras-chave
Aleitamento materno; Profissional de saúde; Capacitação; Conhecimento; Prática profissional; Iniciativa Hospital Amigo da Criança

Abstract

Objective

To identify the impact of training in breastfeeding on knowledge, skills, and professional and hospital practices.

Data source

The systematic review search was carried out through the MEDLINE, Scopus, and LILACS databases. Reviews, studies with qualitative methodology, those without control group, those conducted in primary care, with specific populations, studies that had a belief and/or professional attitude as outcome, or those with focus on the post-discharge period were excluded. There was no limitation of period or language. The quality of the studies was assessed by the adapted criteria of Downs and Black.

Summary of data

The literature search identified 276 articles, of which 37 were selected for reading, 26 were excluded, and six were included through reference search. In total, 17 intervention articles were included, three of them with good internal validity. The studies were performed between 1992 and 2010 in countries from five continents; four of them were conducted in Brazil. The training target populations were nursing practitioners, doctors, midwives, and home visitors. Many kinds of training courses were applied. Five interventions employed the theoretical and practical training of the Baby-Friendly Hospital Initiative. All kinds of training courses showed at least one positive result on knowledge, skills, and/or professional/hospital practices, most of them with statistical significance.

Conclusions

Training of hospital health professionals has been effective in improving knowledge, skills, and practices.

Keywords
Breast feeding; Health professional; Training; Knowledge; Professional practice; Baby-Friendly Hospital Initiative

Introdução

A Organização Mundial de Saúde (OMS)11 World Health Organization. The optimal duration of exclusive breastfeeding: results of a WHO systematic review. Geneva: WHO; 2001. e o Ministério da Saúde22 Ministério da Saúde. Saúde da criança: nutrição infantil: aleitamento materno e alimentação complementar (Série A. Normas e Manuais Técnicos) (Cadernos de Atenção Básica, n. 23). 1st ed. Brasília, DF: Ministério da Saúde; 2009. preconizam o aleitamento materno exclusivo por seis meses e o aleitamento materno complementado por outros alimentos até os dois anos ou mais.

No entanto, a falta de conhecimento e de habilidades de profissionais de saúde sobre aleitamento materno, bem como atitudes desfavoráveis a essa prática,33 Nakano AM, Reis MC, Pereira MJ, Gomes FA. O espaço social das mulheres e a referência para o cuidado na prática da amamentação. Rev Latino-Am Enfermagem. 2007;15:41-50. pode influenciar negativamente o estabelecimento e a manutenção do aleitamento materno,44 Azeredo CM, Maia TM, Rosa TC, Silva FF, Cecon PR, Cotta RM. Percepção de mães e profissionais de saúde sobre o aleitamento materno: encontros e desencontros. Rev Paul Pediatr. 2008;26:336-44. a falta de capacitação é uma das causas para a ineficiência da atuação profissional.55 Bonilha AL, Schmalfuss JM, Moretto VL, Lipinski JM, Porciuncula MB. Capacitação participativa de pré-natalistas para a promoção do aleitamento materno. Rev Bras Enferm. 2010;63:811-6. O profissional de saúde tem o papel de reinterpretação do discurso científico junto à clientela.66 Nakano MA. As vivências da amamentação para um grupo de mulheres: nos limites de ser o corpo para o filho e de ser o corpo para si. Cad Saude Publica. 2003;19:S355-63. Para tanto, é fundamental que tenha conhecimentos e habilidades clínicas e em aconselhamento em amamentação, para ser capaz de orientar e prestar auxílio no manejo do aleitamento materno, quando necessário.77 Rea MF, Venancio SI, Martines JC, Savage F. Counselling on breastfeeding: assessing knowledge and skills. Bull World Health Organ. 1999;77:492-8.,88 Bassichetto KC, Rea MF. Infant and young child feeding counseling: an intervention study. J Pediatr (Rio J). 2008;84:75-82.

Vários estudos mostram a necessidade de uma capacitação específica e periódica na promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, para auxiliar no encorajamento e na sustentação de políticas e protocolos de aleitamento materno nas instituições de saúde.77 Rea MF, Venancio SI, Martines JC, Savage F. Counselling on breastfeeding: assessing knowledge and skills. Bull World Health Organ. 1999;77:492-8.

8 Bassichetto KC, Rea MF. Infant and young child feeding counseling: an intervention study. J Pediatr (Rio J). 2008;84:75-82.
-99 Martens PJ. Does breastfeeding education affect nursing staff beliefs, exclusive breastfeeding rates, and Baby-Friendly Hospital Initiative compliance? The experience of a small, rural Canadian hospital. J Hum Lact. 2000;16:309-18.

A alta rotatividade de funcionários, a falta de motivação, de recursos materiais e de tempo disponível são fatores que dificultam a capacitação da equipe de saúde.1010 Araújo MF, Schmitz BA. Doze anos de evolução da iniciativa Hospital Amigo da Criança no Brasil. Rev Panam Salud Publica. 2007;22:91-9.

Revisão de Fairbank et al.1111 Fairbank L, O’Meara S, Renfrew MJ, Woolridge M, Sowden AJ, Lister-Sharp D. A systematic review to evaluate the effectiveness of interventions to promote the initiation of breastfeeding. Health Technol Assess. 2000;4:1-171. sobre efetividade de treinamento de profissionais para promover o início da amamentação encontrou aumento no conhecimento da equipe, mas não identificou mudanças estatisticamente significativas em relação ao início do aleitamento materno. Outra revisão1212 Spiby H, McCormick F, Wallace L, D'Souza L, Renfrew MJ, Dyson L. A systematic review of education and evidence-based practice interventions with health professionals and breast feeding counsellors on duration of breast feeding. Midwifery. 2009;25:50-61. sobre intervenções com profissionais, que tiveram a duração do aleitamento materno como desfecho, concluiu que a evidência era ainda insuficiente e recomendou que estudos reportassem os desfechos intermediários das intervenções, como o conhecimento e as práticas profissionais.

A Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) é uma estratégia que parte da sensibilização, capacitação e mobilização dos profissionais de saúde de hospitais com leitos obstétricos para a instituição de normas e rotinas favoráveis à prática da amamentação. Foi lançada em 1990 pela OMS e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em encontro no qual foi assinada a Declaração de Innocenti.1313 WHO/UNICEF. Innocenti Declaration on the protection, promotion and support of breastfeeding. In: Meeting Breastfeeding inthe 1990s: a global initiative. 1990. Nesse encontro foram propostas metas globais e estabelecidos Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno.1313 WHO/UNICEF. Innocenti Declaration on the protection, promotion and support of breastfeeding. In: Meeting Breastfeeding inthe 1990s: a global initiative. 1990.

O Passo Dois da IHAC refere-se à capacitação da equipe para que adquira o conhecimento e as habilidades necessárias para a implantação das normas e rotinas hospitalares em aleitamento materno, por isso o curso da IHAC é teórico-prático.1414 WHO/UNICEF. Baby-Friendly Hospital initiative: revised, updated and expanded for integrated care. Section 1: Background and implementation. WHO/UNICEF; 2009.

Não foram encontradas revisões com foco na influência de capacitações de profissionais de saúde em aleitamento materno sobre seus conhecimentos e suas práticas. Dada a importância da capacitação profissional para melhoria das práticas hospitalares, com vistas ao aumento nos índices de aleitamento materno, o objetivo desta revisão sistemática foi evidenciar a repercussão de intervenções de capacitação em aleitamento materno junto a profissionais de saúde que atuavam em hospitais sobre seus conhecimentos, suas habilidades e práticas, bem como nas práticas hospitalares.

Métodos

Foi feita uma revisão sistemática da literatura científica por meio das bases de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System Online/MedLine, Scopus e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde/Lilacs. A busca foi feita em setembro de 2014 e teve como foco a capacitação dos profissionais de saúde atuantes em hospitais na assistência ao aleitamento materno. A equação de busca usada nas bases de dados Medline e Scopus foi breast feeding and health personnel and (capacity or training or education) and (knowledge or professional practice) and (hospital or maternity hospital) e na Lilacs aleitamento materno and profissional de saúde and (capacitação or educação) and (conhecimento or habilidade or prática profissional).

Os critérios de inclusão do estudo foram: artigos originais em que houve relato de capacitação em aleitamento materno e sua repercussão sobre o conhecimento, a habilidade, a prática profissional e/ou a prática hospitalar. Foram excluídos artigos de metodologia qualitativa, estudos que não dispunham de grupo controle de comparação, artigos de revisão, estudos conduzidos na rede básica de saúde, investigações cujos desfechos eram exclusivamente a crença e/ou a atitude profissional, investigações com clientelas específicas, como prematuros ou mães HIV positivas, e trabalhos com foco no impacto da capacitação sobre a duração do aleitamento materno no período pós-alta hospitalar. Não houve limitação quanto ao ano ou idioma de publicação.

A busca dos resumos foi feita de forma independente por duas autoras desta revisão sistemática. Nessa fase, foram excluídos os artigos de acordo com os critérios de seleção do estudo. Em caso de discordância na exclusão dos resumos, optou-se pela leitura integral dos artigos.

Foi feita busca adicional, com base nas referências bibliográficas dos artigos lidos na íntegra, para aumentar a sensibilidade, e foram identificados artigos não captados na busca eletrônica. Após a leitura na íntegra, foi feita nova exclusão de acordo com os mesmos critérios de seleção do estudo. As discordâncias foram resolvidas por consenso ou por consulta a um terceiro revisor.

A extração de dados em formulário padronizado e classificação final quanto à inclusão na revisão foram feitas também de forma independente. Os resultados foram comparados e as discordâncias solucionadas por consenso entre dois revisores, foi consultado um terceiro revisor em caso de persistência de dúvidas.

Os artigos também foram avaliados independentemente quanto à sua qualidade, por meio de um escore com pontuação máxima de 20. O protocolo para avaliação da qualidade foi adaptado de Downs & Black1515 Downs SH, Black N. The feasibility of creating a checklist for the assessment of the methodological quality both of randomised and non-randomised studies of health care interventions. J Epidemiol Community Health. 1998;52:377-84. e consta de 20 perguntas: 1) A hipótese/o objetivo do estudo foi claramente descrita(o)?; 2) Os desfechos do estudo foram claramente descritos na seção de Introdução ou Métodos?; 3) As características dos pacientes incluídos no estudo foram claramente descritas?; 4) As intervenções de interesse foram claramente descritas?; 5) A distribuição dos fatores de confusão em cada grupo foram claramente descritas?; 6) Os principais achados do estudo foram claramente descritos?; 7) O estudo proporciona estimativas de variabilidade aleatória dos dados para os principais desfechos?; 8) As características dos pacientes perdidos foram claramente descritas?; 9) Os intervalos de confiança de 95% e/ou valores de p foram relatados para as associações com os principais desfechos, exceto quando o valor de p foi menor do que 0,001?; 10) Os sujeitos convidados a participar do estudo eram representativos da população da qual foram recrutados? 11) Houve tentativa de cegamento dos sujeitos submetidos à intervenção?; 12) Os testes estatísticos usados para avaliar a significância das associações com os principais desfechos foram adequados?; 13) Os grupos de comparação foram mantidos?; 14) As medidas dos principais desfechos foram acuradas (válidas e confiáveis)?; 15) Os grupos a serem comparados foram obtidos da mesma população?; 16) Os sujeitos do estudo foram recrutados no mesmo período?; 17) Os sujeitos do grupo intervenção foram randomizados?; 18) Houve ajuste adequado dos fatores de confusão nas análises a partir das quais os principais achados foram tirados?; 19) As perdas de seguimento foram levadas em consideração?; 20) O estudo tem poder suficiente para detectar um efeito clínico importante, no qual o valor da probabilidade para a diferença devido ao acaso seja menor que 5%?

Cada pergunta foi pontuada com 0 (negativo) ou 1 (positivo). Considerando a pontuação atingida por cada estudo, os artigos avaliados foram classificados como: fraco (0-9), regular (10-14) ou bom (15-20). Os artigos com qualidade fraca foram excluídos da revisão por serem considerados de baixa validade interna.

Foram construídas duas tabelas, segundo o desfecho. Na primeira foram expostos os artigos cujo desfecho investigado foram o conhecimento, as habilidades e/ou as práticas profissionais e na segunda os artigos cujo desfecho foi a prática hospitalar. Tanto as práticas profissionais quanto as hospitalares em geral foram avaliadas sob o parâmetro dos Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno (tabela 1). Os artigos que investigaram os dois grupos de desfechos foram apresentados nas duas tabelas (tabelas 2 e 3). Nas colunas das tabelas estão expostos: o primeiro autor do artigo, o ano de publicação, o local e o ano do estudo; o escore de qualidade obtido; o cenário, a população do estudo e o tamanho da amostra (ou o número de participantes, quando o artigo não especifica o tamanho amostral); o delineamento do estudo (estudos nos quais houve processo de randomização foram considerados ensaios clínicos randomizados, estudos com grupo controle externo, mas sem randomização, foram considerados quase experimentais e estudos com grupo controle interno foram consideradas intervenções do tipo antes e depois); a exposição; o desfecho investigado e o método de avaliação; e, por fim, os resultados observados. Em cada linha consta um artigo, os quais foram ordenados por ano de feitura do estudo (tabelas 2 e 3).

Tabela 1
Dez passos para o sucesso do aleitamento materno
Tabela 2
Estudos sobre a repercussão de treinamentos dos profissionais de saúde sobre seus conhecimentos, habilidades e práticas profissionais
Tabela 3
Estudos sobre a repercussão de treinamentos dos profissionais de saúde sobre as práticas hospitalares

O efeito das capacitações sobre a prática hospitalar dos Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno1414 WHO/UNICEF. Baby-Friendly Hospital initiative: revised, updated and expanded for integrated care. Section 1: Background and implementation. WHO/UNICEF; 2009. foi sumarizado no último parágrafo dos resultados. Foi considerado que o efeito foi positivo quando as mudanças foram significativas ou quando foi atingido o percentual de 100% de cumprimento do Passo.

Resultados

Foram encontrados 116 artigos na base de dados Medline, 117 na Scopus e 43 na Lilacs e foram selecionados 37 artigos pertinentes ao tema para leitura integral. Após exclusão dos estudos qualitativos, que não abrangeram os desfechos abordados nesta revisão, cuja população do estudo não era constituída de profissionais de saúde que atuavam na rede hospitalar, estudos sem intervenções acopladas e com escore de qualidade inferior a 10 pontos, restaram 11 artigos. Seis artigos foram incluídos mediante a leitura das referências dos estudos lidos na íntegra, o que totalizou 17 artigos incluídos na revisão (fig. 1).

Figura 1
Fluxograma de busca e seleção dos artigos na revisão sistemática sobre a repercussão da capacitação em aleitamento materno sobre o conhecimento e/ou prática dos profissionais de saúde.

Dos 17 artigos, nove abordaram o conhecimento profissional,77 Rea MF, Venancio SI, Martines JC, Savage F. Counselling on breastfeeding: assessing knowledge and skills. Bull World Health Organ. 1999;77:492-8.,1616 Westphal MF, Taddei JA, Venancio SI, Bogus CM. Breast-feeding training for health professionals and resultant institutional changes. Bull World Health Organ. 1995;73:461-468.

17 McIntyre E, Lawlor-Smith C. Improving the breastfeeding knowledge of health professionals. Aust Fam Physician. 1996;25:S68-70.

18 Hernández-Garduño AG, de la Rosa-Ruiz L. Breast-feeding training for the nursing staff at the General Hospital of Mexico. Salud Publica Mex. 2000;42:112-7.

19 Cattaneo A, Buzzetti R. Effect on rates of breast-feeding of training for the Baby Friendly Initiative. BMJ. 2001;323:1358-62.

20 Owoaje ET, Oyemade A, Kolude OO. Previous BFHI training and nurses’ knowledge, attitudes and practices regarding exclusive breastfeeding. Afr J Med Med Sci. 2002;37:137-40.

21 Zakarija-Grkovic I, Burmaz T. Effectiveness of the UNICEF/WHO 20-hour course in improving health professionals’ knowledge, practices, and attitudes to breastfeeding: before/after study of 5 maternity facilities in Croatia. Croat Med J. 2010;51:396-405.

22 Wissett L, Dykes F, Bramwell R. Evaluating the WHO/UNICEF breastfeeding course. BJM. 2000;8:294-300.
-2323 Bernaix LW, Beaman ML, Schmidt CA, Harris JH, Miller LM. Success of an educational intervention on maternal/newborn nurses’ breastfeeding knowledge and attitudes. JOGNN. 2010;39:658-66. dois as habilidades,77 Rea MF, Venancio SI, Martines JC, Savage F. Counselling on breastfeeding: assessing knowledge and skills. Bull World Health Organ. 1999;77:492-8.,2424 Moran VH, Bramwell R, Dykes F, Dinwoodie K. An evaluation of skills acquisition on the WHO/UNICEF Breastfeeding Management Course using the pre-validated Breastfeeding Support Skills Tool (BeSST). Midwifery. 2000;16:197-203. três as práticas profissionais99 Martens PJ. Does breastfeeding education affect nursing staff beliefs, exclusive breastfeeding rates, and Baby-Friendly Hospital Initiative compliance? The experience of a small, rural Canadian hospital. J Hum Lact. 2000;16:309-18.,2020 Owoaje ET, Oyemade A, Kolude OO. Previous BFHI training and nurses’ knowledge, attitudes and practices regarding exclusive breastfeeding. Afr J Med Med Sci. 2002;37:137-40.,2121 Zakarija-Grkovic I, Burmaz T. Effectiveness of the UNICEF/WHO 20-hour course in improving health professionals’ knowledge, practices, and attitudes to breastfeeding: before/after study of 5 maternity facilities in Croatia. Croat Med J. 2010;51:396-405. e nove as práticas hospitalares.99 Martens PJ. Does breastfeeding education affect nursing staff beliefs, exclusive breastfeeding rates, and Baby-Friendly Hospital Initiative compliance? The experience of a small, rural Canadian hospital. J Hum Lact. 2000;16:309-18.,1616 Westphal MF, Taddei JA, Venancio SI, Bogus CM. Breast-feeding training for health professionals and resultant institutional changes. Bull World Health Organ. 1995;73:461-468.,1919 Cattaneo A, Buzzetti R. Effect on rates of breast-feeding of training for the Baby Friendly Initiative. BMJ. 2001;323:1358-62.,2525 Prasad B, Costello AM. Impact and sustainability of a baby-friendly health education intervention at a district hospital in Bihar, India. BMY. 1995;310:621-3.

26 Taddei JA, Westphal MF, Venancio S, Bogus C, Souza S. Breastfeeding training for health professionals and resultant changes in breastfeeding duration. Sao Paulo Med J. 2000;118:185-91.

27 Durand M, Labarere J, Brunet E, Pons J-C. Evaluation of a training program for healthcare professionals about breast-feeding. Eur J Obst Gynecol Reprod Biol. 2003;106:134-8.

28 Labarere J, Castell M, Fourny M, Durand M, Pons JC. A training program on exclusive breastfeeding in maternity wards. Int J Gynecol Obstet. 2003;83:77-84.

29 Coutinho SB, Lima MC, Ashworth A, Lira PI. Impacto de treinamento baseado na Iniciativa Hospital Amigo da Criança sobre práticas relacionadas à amamentação no interior do Nordeste. J Pediatr (Rio J). 2005;81:471-7.
-3030 Zakarija-Grkovic I, Segvic O, Bozinovic T, Cuze A, Lozancic T, Vockovic A, et al. Hospital practices and breastfeeding rates before and after the UNICEF/WHO 20-hour course for maternity staff. J Hum Lact. 2012;28:389-99.

Os estudos abordavam intervenções que foram classificadas como ensaios clínicos randomizados (3),77 Rea MF, Venancio SI, Martines JC, Savage F. Counselling on breastfeeding: assessing knowledge and skills. Bull World Health Organ. 1999;77:492-8.,1616 Westphal MF, Taddei JA, Venancio SI, Bogus CM. Breast-feeding training for health professionals and resultant institutional changes. Bull World Health Organ. 1995;73:461-468.,2626 Taddei JA, Westphal MF, Venancio S, Bogus C, Souza S. Breastfeeding training for health professionals and resultant changes in breastfeeding duration. Sao Paulo Med J. 2000;118:185-91. estudos quase experimentais (5)99 Martens PJ. Does breastfeeding education affect nursing staff beliefs, exclusive breastfeeding rates, and Baby-Friendly Hospital Initiative compliance? The experience of a small, rural Canadian hospital. J Hum Lact. 2000;16:309-18.,1919 Cattaneo A, Buzzetti R. Effect on rates of breast-feeding of training for the Baby Friendly Initiative. BMJ. 2001;323:1358-62.,2020 Owoaje ET, Oyemade A, Kolude OO. Previous BFHI training and nurses’ knowledge, attitudes and practices regarding exclusive breastfeeding. Afr J Med Med Sci. 2002;37:137-40.,2323 Bernaix LW, Beaman ML, Schmidt CA, Harris JH, Miller LM. Success of an educational intervention on maternal/newborn nurses’ breastfeeding knowledge and attitudes. JOGNN. 2010;39:658-66.,2424 Moran VH, Bramwell R, Dykes F, Dinwoodie K. An evaluation of skills acquisition on the WHO/UNICEF Breastfeeding Management Course using the pre-validated Breastfeeding Support Skills Tool (BeSST). Midwifery. 2000;16:197-203. e do tipo antes e depois, que usaram grupo de controle interno (9)1717 McIntyre E, Lawlor-Smith C. Improving the breastfeeding knowledge of health professionals. Aust Fam Physician. 1996;25:S68-70.,1818 Hernández-Garduño AG, de la Rosa-Ruiz L. Breast-feeding training for the nursing staff at the General Hospital of Mexico. Salud Publica Mex. 2000;42:112-7.,2121 Zakarija-Grkovic I, Burmaz T. Effectiveness of the UNICEF/WHO 20-hour course in improving health professionals’ knowledge, practices, and attitudes to breastfeeding: before/after study of 5 maternity facilities in Croatia. Croat Med J. 2010;51:396-405.,2222 Wissett L, Dykes F, Bramwell R. Evaluating the WHO/UNICEF breastfeeding course. BJM. 2000;8:294-300.,2525 Prasad B, Costello AM. Impact and sustainability of a baby-friendly health education intervention at a district hospital in Bihar, India. BMY. 1995;310:621-3.,2727 Durand M, Labarere J, Brunet E, Pons J-C. Evaluation of a training program for healthcare professionals about breast-feeding. Eur J Obst Gynecol Reprod Biol. 2003;106:134-8.

28 Labarere J, Castell M, Fourny M, Durand M, Pons JC. A training program on exclusive breastfeeding in maternity wards. Int J Gynecol Obstet. 2003;83:77-84.

29 Coutinho SB, Lima MC, Ashworth A, Lira PI. Impacto de treinamento baseado na Iniciativa Hospital Amigo da Criança sobre práticas relacionadas à amamentação no interior do Nordeste. J Pediatr (Rio J). 2005;81:471-7.
-3030 Zakarija-Grkovic I, Segvic O, Bozinovic T, Cuze A, Lozancic T, Vockovic A, et al. Hospital practices and breastfeeding rates before and after the UNICEF/WHO 20-hour course for maternity staff. J Hum Lact. 2012;28:389-99. (tabelas 2 e 3). Resultados relativos à duração do aleitamento materno pós-alta hospitalar não foram contemplados nesta revisão.

Os estudos foram conduzidos entre 1992 e 2010 em vários países: quatro no Brasil,77 Rea MF, Venancio SI, Martines JC, Savage F. Counselling on breastfeeding: assessing knowledge and skills. Bull World Health Organ. 1999;77:492-8.,1616 Westphal MF, Taddei JA, Venancio SI, Bogus CM. Breast-feeding training for health professionals and resultant institutional changes. Bull World Health Organ. 1995;73:461-468.,2626 Taddei JA, Westphal MF, Venancio S, Bogus C, Souza S. Breastfeeding training for health professionals and resultant changes in breastfeeding duration. Sao Paulo Med J. 2000;118:185-91.,2929 Coutinho SB, Lima MC, Ashworth A, Lira PI. Impacto de treinamento baseado na Iniciativa Hospital Amigo da Criança sobre práticas relacionadas à amamentação no interior do Nordeste. J Pediatr (Rio J). 2005;81:471-7. um no México,1818 Hernández-Garduño AG, de la Rosa-Ruiz L. Breast-feeding training for the nursing staff at the General Hospital of Mexico. Salud Publica Mex. 2000;42:112-7. um nos Estados Unidos,2323 Bernaix LW, Beaman ML, Schmidt CA, Harris JH, Miller LM. Success of an educational intervention on maternal/newborn nurses’ breastfeeding knowledge and attitudes. JOGNN. 2010;39:658-66. um no Canadá,99 Martens PJ. Does breastfeeding education affect nursing staff beliefs, exclusive breastfeeding rates, and Baby-Friendly Hospital Initiative compliance? The experience of a small, rural Canadian hospital. J Hum Lact. 2000;16:309-18. dois no Reino Unido,2222 Wissett L, Dykes F, Bramwell R. Evaluating the WHO/UNICEF breastfeeding course. BJM. 2000;8:294-300.,2424 Moran VH, Bramwell R, Dykes F, Dinwoodie K. An evaluation of skills acquisition on the WHO/UNICEF Breastfeeding Management Course using the pre-validated Breastfeeding Support Skills Tool (BeSST). Midwifery. 2000;16:197-203. dois na França,2727 Durand M, Labarere J, Brunet E, Pons J-C. Evaluation of a training program for healthcare professionals about breast-feeding. Eur J Obst Gynecol Reprod Biol. 2003;106:134-8.,2828 Labarere J, Castell M, Fourny M, Durand M, Pons JC. A training program on exclusive breastfeeding in maternity wards. Int J Gynecol Obstet. 2003;83:77-84. um na Itália,1919 Cattaneo A, Buzzetti R. Effect on rates of breast-feeding of training for the Baby Friendly Initiative. BMJ. 2001;323:1358-62. dois na Croácia,2121 Zakarija-Grkovic I, Burmaz T. Effectiveness of the UNICEF/WHO 20-hour course in improving health professionals’ knowledge, practices, and attitudes to breastfeeding: before/after study of 5 maternity facilities in Croatia. Croat Med J. 2010;51:396-405.,3030 Zakarija-Grkovic I, Segvic O, Bozinovic T, Cuze A, Lozancic T, Vockovic A, et al. Hospital practices and breastfeeding rates before and after the UNICEF/WHO 20-hour course for maternity staff. J Hum Lact. 2012;28:389-99. um na Nigéria,2020 Owoaje ET, Oyemade A, Kolude OO. Previous BFHI training and nurses’ knowledge, attitudes and practices regarding exclusive breastfeeding. Afr J Med Med Sci. 2002;37:137-40. um na Índia2525 Prasad B, Costello AM. Impact and sustainability of a baby-friendly health education intervention at a district hospital in Bihar, India. BMY. 1995;310:621-3. e um na Austrália.1717 McIntyre E, Lawlor-Smith C. Improving the breastfeeding knowledge of health professionals. Aust Fam Physician. 1996;25:S68-70. O cenário desses estudos foi variado: hospitais de grande e pequeno porte, de baixo e alto risco, da rede pública e filantrópica, do meio urbano e rural. O público-alvo principal desses cursos foram profissionais/pessoal de enfermagem, médicos e visitadores domiciliares.

Os cursos de capacitação foram diversos. Os treinamentos teórico-práticos da IHAC1414 WHO/UNICEF. Baby-Friendly Hospital initiative: revised, updated and expanded for integrated care. Section 1: Background and implementation. WHO/UNICEF; 2009. com duração de 18 a 24 horas foram empregados em cinco estudos,1919 Cattaneo A, Buzzetti R. Effect on rates of breast-feeding of training for the Baby Friendly Initiative. BMJ. 2001;323:1358-62.

20 Owoaje ET, Oyemade A, Kolude OO. Previous BFHI training and nurses’ knowledge, attitudes and practices regarding exclusive breastfeeding. Afr J Med Med Sci. 2002;37:137-40.
-2121 Zakarija-Grkovic I, Burmaz T. Effectiveness of the UNICEF/WHO 20-hour course in improving health professionals’ knowledge, practices, and attitudes to breastfeeding: before/after study of 5 maternity facilities in Croatia. Croat Med J. 2010;51:396-405.,2929 Coutinho SB, Lima MC, Ashworth A, Lira PI. Impacto de treinamento baseado na Iniciativa Hospital Amigo da Criança sobre práticas relacionadas à amamentação no interior do Nordeste. J Pediatr (Rio J). 2005;81:471-7.,3030 Zakarija-Grkovic I, Segvic O, Bozinovic T, Cuze A, Lozancic T, Vockovic A, et al. Hospital practices and breastfeeding rates before and after the UNICEF/WHO 20-hour course for maternity staff. J Hum Lact. 2012;28:389-99. dois2222 Wissett L, Dykes F, Bramwell R. Evaluating the WHO/UNICEF breastfeeding course. BJM. 2000;8:294-300.,2424 Moran VH, Bramwell R, Dykes F, Dinwoodie K. An evaluation of skills acquisition on the WHO/UNICEF Breastfeeding Management Course using the pre-validated Breastfeeding Support Skills Tool (BeSST). Midwifery. 2000;16:197-203. usaram curso de manejo do aleitamento materno3131 World Health Organization and United Nations Children’s Fund. Breast feeding management: a modular course. London: UNICEF; 1997. e o curso de aconselhamento3232 WHO. CDD breastfeeding counselling: a training course. Update No. 14; 1994. da OMS com duração de 40 horas foi empregado em um estudo.77 Rea MF, Venancio SI, Martines JC, Savage F. Counselling on breastfeeding: assessing knowledge and skills. Bull World Health Organ. 1999;77:492-8. Dois estudos usaram o curso da Wellstart-SLC (Santos Lactation Center)3333 Wellstart: the San Diego Lactation Program. Statement of corporate capabilities. San Diego, CA: Wellstart; 1990. de 133 horas,1616 Westphal MF, Taddei JA, Venancio SI, Bogus CM. Breast-feeding training for health professionals and resultant institutional changes. Bull World Health Organ. 1995;73:461-468.,2626 Taddei JA, Westphal MF, Venancio S, Bogus C, Souza S. Breastfeeding training for health professionals and resultant changes in breastfeeding duration. Sao Paulo Med J. 2000;118:185-91. dois aplicaram cursos sobre os benefícios e manejo da amamentação de três dias,2727 Durand M, Labarere J, Brunet E, Pons J-C. Evaluation of a training program for healthcare professionals about breast-feeding. Eur J Obst Gynecol Reprod Biol. 2003;106:134-8.,2828 Labarere J, Castell M, Fourny M, Durand M, Pons JC. A training program on exclusive breastfeeding in maternity wards. Int J Gynecol Obstet. 2003;83:77-84. um aplicou curso teórico-prático de 18 horas sobre aleitamento materno,1818 Hernández-Garduño AG, de la Rosa-Ruiz L. Breast-feeding training for the nursing staff at the General Hospital of Mexico. Salud Publica Mex. 2000;42:112-7. um aplicou workshop à noite,1717 McIntyre E, Lawlor-Smith C. Improving the breastfeeding knowledge of health professionals. Aust Fam Physician. 1996;25:S68-70. um usou treinamento de 1,5 h complementado por material tutorial,99 Martens PJ. Does breastfeeding education affect nursing staff beliefs, exclusive breastfeeding rates, and Baby-Friendly Hospital Initiative compliance? The experience of a small, rural Canadian hospital. J Hum Lact. 2000;16:309-18. um usou material para autoaprendizado2323 Bernaix LW, Beaman ML, Schmidt CA, Harris JH, Miller LM. Success of an educational intervention on maternal/newborn nurses’ breastfeeding knowledge and attitudes. JOGNN. 2010;39:658-66. e um usou metodologia que compreendeu cinco sessões de discussão com cada profissional.2525 Prasad B, Costello AM. Impact and sustainability of a baby-friendly health education intervention at a district hospital in Bihar, India. BMY. 1995;310:621-3.

O desfecho definido por nove estudos foi o conhecimento dos profissionais em aleitamento materno, dois investigaram a habilidade dos profissionais em aconselhamento e manejo da amamentação, três a prática profissional e nove as práticas hospitalares, geralmente relativas ao cumprimento dos passos da IHAC.

Quanto ao método de avaliação, 12 estudos avaliaram o efeito da capacitação por meio de entrevista ou questionários autopreenchidos por profissionais de saúde, seis avaliaram por meio de entrevista ou questionário autopreenchido pelas mães, um relatou a observação de áreas da maternidade e três avaliaram de maneira retrospectiva, pela análise de prontuários maternos e/ou de recém-natos. Quanto ao tipo de análise, a maioria dos estudos fez apenas análises comparativa com testes de significância estatística77 Rea MF, Venancio SI, Martines JC, Savage F. Counselling on breastfeeding: assessing knowledge and skills. Bull World Health Organ. 1999;77:492-8.,99 Martens PJ. Does breastfeeding education affect nursing staff beliefs, exclusive breastfeeding rates, and Baby-Friendly Hospital Initiative compliance? The experience of a small, rural Canadian hospital. J Hum Lact. 2000;16:309-18.,1616 Westphal MF, Taddei JA, Venancio SI, Bogus CM. Breast-feeding training for health professionals and resultant institutional changes. Bull World Health Organ. 1995;73:461-468.

17 McIntyre E, Lawlor-Smith C. Improving the breastfeeding knowledge of health professionals. Aust Fam Physician. 1996;25:S68-70.
-1818 Hernández-Garduño AG, de la Rosa-Ruiz L. Breast-feeding training for the nursing staff at the General Hospital of Mexico. Salud Publica Mex. 2000;42:112-7.,2020 Owoaje ET, Oyemade A, Kolude OO. Previous BFHI training and nurses’ knowledge, attitudes and practices regarding exclusive breastfeeding. Afr J Med Med Sci. 2002;37:137-40.

21 Zakarija-Grkovic I, Burmaz T. Effectiveness of the UNICEF/WHO 20-hour course in improving health professionals’ knowledge, practices, and attitudes to breastfeeding: before/after study of 5 maternity facilities in Croatia. Croat Med J. 2010;51:396-405.

22 Wissett L, Dykes F, Bramwell R. Evaluating the WHO/UNICEF breastfeeding course. BJM. 2000;8:294-300.
-2323 Bernaix LW, Beaman ML, Schmidt CA, Harris JH, Miller LM. Success of an educational intervention on maternal/newborn nurses’ breastfeeding knowledge and attitudes. JOGNN. 2010;39:658-66.,2525 Prasad B, Costello AM. Impact and sustainability of a baby-friendly health education intervention at a district hospital in Bihar, India. BMY. 1995;310:621-3.

26 Taddei JA, Westphal MF, Venancio S, Bogus C, Souza S. Breastfeeding training for health professionals and resultant changes in breastfeeding duration. Sao Paulo Med J. 2000;118:185-91.
-2727 Durand M, Labarere J, Brunet E, Pons J-C. Evaluation of a training program for healthcare professionals about breast-feeding. Eur J Obst Gynecol Reprod Biol. 2003;106:134-8.,2929 Coutinho SB, Lima MC, Ashworth A, Lira PI. Impacto de treinamento baseado na Iniciativa Hospital Amigo da Criança sobre práticas relacionadas à amamentação no interior do Nordeste. J Pediatr (Rio J). 2005;81:471-7. e três usaram análise múltipla por regressão logística.1919 Cattaneo A, Buzzetti R. Effect on rates of breast-feeding of training for the Baby Friendly Initiative. BMJ. 2001;323:1358-62.,2828 Labarere J, Castell M, Fourny M, Durand M, Pons JC. A training program on exclusive breastfeeding in maternity wards. Int J Gynecol Obstet. 2003;83:77-84.,3030 Zakarija-Grkovic I, Segvic O, Bozinovic T, Cuze A, Lozancic T, Vockovic A, et al. Hospital practices and breastfeeding rates before and after the UNICEF/WHO 20-hour course for maternity staff. J Hum Lact. 2012;28:389-99.

Sobre a avaliação da qualidade, três foram classificados como tendo uma boa validade interna77 Rea MF, Venancio SI, Martines JC, Savage F. Counselling on breastfeeding: assessing knowledge and skills. Bull World Health Organ. 1999;77:492-8.,1919 Cattaneo A, Buzzetti R. Effect on rates of breast-feeding of training for the Baby Friendly Initiative. BMJ. 2001;323:1358-62.,3030 Zakarija-Grkovic I, Segvic O, Bozinovic T, Cuze A, Lozancic T, Vockovic A, et al. Hospital practices and breastfeeding rates before and after the UNICEF/WHO 20-hour course for maternity staff. J Hum Lact. 2012;28:389-99. e 14 obtiveram classificação regular.99 Martens PJ. Does breastfeeding education affect nursing staff beliefs, exclusive breastfeeding rates, and Baby-Friendly Hospital Initiative compliance? The experience of a small, rural Canadian hospital. J Hum Lact. 2000;16:309-18.,1616 Westphal MF, Taddei JA, Venancio SI, Bogus CM. Breast-feeding training for health professionals and resultant institutional changes. Bull World Health Organ. 1995;73:461-468.

17 McIntyre E, Lawlor-Smith C. Improving the breastfeeding knowledge of health professionals. Aust Fam Physician. 1996;25:S68-70.
-1818 Hernández-Garduño AG, de la Rosa-Ruiz L. Breast-feeding training for the nursing staff at the General Hospital of Mexico. Salud Publica Mex. 2000;42:112-7.,2020 Owoaje ET, Oyemade A, Kolude OO. Previous BFHI training and nurses’ knowledge, attitudes and practices regarding exclusive breastfeeding. Afr J Med Med Sci. 2002;37:137-40.

21 Zakarija-Grkovic I, Burmaz T. Effectiveness of the UNICEF/WHO 20-hour course in improving health professionals’ knowledge, practices, and attitudes to breastfeeding: before/after study of 5 maternity facilities in Croatia. Croat Med J. 2010;51:396-405.

22 Wissett L, Dykes F, Bramwell R. Evaluating the WHO/UNICEF breastfeeding course. BJM. 2000;8:294-300.

23 Bernaix LW, Beaman ML, Schmidt CA, Harris JH, Miller LM. Success of an educational intervention on maternal/newborn nurses’ breastfeeding knowledge and attitudes. JOGNN. 2010;39:658-66.

24 Moran VH, Bramwell R, Dykes F, Dinwoodie K. An evaluation of skills acquisition on the WHO/UNICEF Breastfeeding Management Course using the pre-validated Breastfeeding Support Skills Tool (BeSST). Midwifery. 2000;16:197-203.

25 Prasad B, Costello AM. Impact and sustainability of a baby-friendly health education intervention at a district hospital in Bihar, India. BMY. 1995;310:621-3.

26 Taddei JA, Westphal MF, Venancio S, Bogus C, Souza S. Breastfeeding training for health professionals and resultant changes in breastfeeding duration. Sao Paulo Med J. 2000;118:185-91.

27 Durand M, Labarere J, Brunet E, Pons J-C. Evaluation of a training program for healthcare professionals about breast-feeding. Eur J Obst Gynecol Reprod Biol. 2003;106:134-8.

28 Labarere J, Castell M, Fourny M, Durand M, Pons JC. A training program on exclusive breastfeeding in maternity wards. Int J Gynecol Obstet. 2003;83:77-84.
-2929 Coutinho SB, Lima MC, Ashworth A, Lira PI. Impacto de treinamento baseado na Iniciativa Hospital Amigo da Criança sobre práticas relacionadas à amamentação no interior do Nordeste. J Pediatr (Rio J). 2005;81:471-7.

Nos nove estudos que investigaram o conhecimento, a intervenção apresentou resultados positivos. Cinco aferiram o ganho de conhecimento por meio de escores gerais e um especificou os conteúdos que alcançaram melhoria. Em dois estudos,2121 Zakarija-Grkovic I, Burmaz T. Effectiveness of the UNICEF/WHO 20-hour course in improving health professionals’ knowledge, practices, and attitudes to breastfeeding: before/after study of 5 maternity facilities in Croatia. Croat Med J. 2010;51:396-405.,2424 Moran VH, Bramwell R, Dykes F, Dinwoodie K. An evaluation of skills acquisition on the WHO/UNICEF Breastfeeding Management Course using the pre-validated Breastfeeding Support Skills Tool (BeSST). Midwifery. 2000;16:197-203. os profissionais foram capacitados pelo treinamento teórico-prático da IHAC1414 WHO/UNICEF. Baby-Friendly Hospital initiative: revised, updated and expanded for integrated care. Section 1: Background and implementation. WHO/UNICEF; 2009. com carga horária de 20 horas, um com carga horária de 18 horas,2020 Owoaje ET, Oyemade A, Kolude OO. Previous BFHI training and nurses’ knowledge, attitudes and practices regarding exclusive breastfeeding. Afr J Med Med Sci. 2002;37:137-40. um pelo curso de aconselhamento3232 WHO. CDD breastfeeding counselling: a training course. Update No. 14; 1994. de 40 horas da OMS,77 Rea MF, Venancio SI, Martines JC, Savage F. Counselling on breastfeeding: assessing knowledge and skills. Bull World Health Organ. 1999;77:492-8. um capacitou multiplicadores pelo curso de 133 horas3333 Wellstart: the San Diego Lactation Program. Statement of corporate capabilities. San Diego, CA: Wellstart; 1990. do Wellstart-SLC,1616 Westphal MF, Taddei JA, Venancio SI, Bogus CM. Breast-feeding training for health professionals and resultant institutional changes. Bull World Health Organ. 1995;73:461-468. um aplicou curso teórico-prático de 18 horas sobre aleitamento materno,1818 Hernández-Garduño AG, de la Rosa-Ruiz L. Breast-feeding training for the nursing staff at the General Hospital of Mexico. Salud Publica Mex. 2000;42:112-7. um usou workshops aplicados no turno da noite1717 McIntyre E, Lawlor-Smith C. Improving the breastfeeding knowledge of health professionals. Aust Fam Physician. 1996;25:S68-70. e um entregou material para autoaprendizado.2323 Bernaix LW, Beaman ML, Schmidt CA, Harris JH, Miller LM. Success of an educational intervention on maternal/newborn nurses’ breastfeeding knowledge and attitudes. JOGNN. 2010;39:658-66. Não foi identificado um efeito superior em intervenções com maior carga horária.

Apenas dois estudos investigaram o efeito da capacitação pelos cursos de aconselhamento3131 World Health Organization and United Nations Children’s Fund. Breast feeding management: a modular course. London: UNICEF; 1997. e de manejo da amamentação3232 WHO. CDD breastfeeding counselling: a training course. Update No. 14; 1994. nas habilidades dos profissionais: um discriminou os ganhos nas habilidades de ouvir e apreender e construir confiança e dar apoio77 Rea MF, Venancio SI, Martines JC, Savage F. Counselling on breastfeeding: assessing knowledge and skills. Bull World Health Organ. 1999;77:492-8. e outro apresentou os avanços alcançados por meio de escores médios.2424 Moran VH, Bramwell R, Dykes F, Dinwoodie K. An evaluation of skills acquisition on the WHO/UNICEF Breastfeeding Management Course using the pre-validated Breastfeeding Support Skills Tool (BeSST). Midwifery. 2000;16:197-203. Três estudos tiveram como desfecho as práticas profissionais99 Martens PJ. Does breastfeeding education affect nursing staff beliefs, exclusive breastfeeding rates, and Baby-Friendly Hospital Initiative compliance? The experience of a small, rural Canadian hospital. J Hum Lact. 2000;16:309-18.,2020 Owoaje ET, Oyemade A, Kolude OO. Previous BFHI training and nurses’ knowledge, attitudes and practices regarding exclusive breastfeeding. Afr J Med Med Sci. 2002;37:137-40.,2121 Zakarija-Grkovic I, Burmaz T. Effectiveness of the UNICEF/WHO 20-hour course in improving health professionals’ knowledge, practices, and attitudes to breastfeeding: before/after study of 5 maternity facilities in Croatia. Croat Med J. 2010;51:396-405. e foram observados ganhos apenas em parte das práticas (tabela 2). Nove estudos99 Martens PJ. Does breastfeeding education affect nursing staff beliefs, exclusive breastfeeding rates, and Baby-Friendly Hospital Initiative compliance? The experience of a small, rural Canadian hospital. J Hum Lact. 2000;16:309-18.,1616 Westphal MF, Taddei JA, Venancio SI, Bogus CM. Breast-feeding training for health professionals and resultant institutional changes. Bull World Health Organ. 1995;73:461-468.,1919 Cattaneo A, Buzzetti R. Effect on rates of breast-feeding of training for the Baby Friendly Initiative. BMJ. 2001;323:1358-62.,2525 Prasad B, Costello AM. Impact and sustainability of a baby-friendly health education intervention at a district hospital in Bihar, India. BMY. 1995;310:621-3.

26 Taddei JA, Westphal MF, Venancio S, Bogus C, Souza S. Breastfeeding training for health professionals and resultant changes in breastfeeding duration. Sao Paulo Med J. 2000;118:185-91.

27 Durand M, Labarere J, Brunet E, Pons J-C. Evaluation of a training program for healthcare professionals about breast-feeding. Eur J Obst Gynecol Reprod Biol. 2003;106:134-8.

28 Labarere J, Castell M, Fourny M, Durand M, Pons JC. A training program on exclusive breastfeeding in maternity wards. Int J Gynecol Obstet. 2003;83:77-84.

29 Coutinho SB, Lima MC, Ashworth A, Lira PI. Impacto de treinamento baseado na Iniciativa Hospital Amigo da Criança sobre práticas relacionadas à amamentação no interior do Nordeste. J Pediatr (Rio J). 2005;81:471-7.
-3030 Zakarija-Grkovic I, Segvic O, Bozinovic T, Cuze A, Lozancic T, Vockovic A, et al. Hospital practices and breastfeeding rates before and after the UNICEF/WHO 20-hour course for maternity staff. J Hum Lact. 2012;28:389-99. avaliaram as mudanças nas práticas hospitalares e obtiveram avanços na maioria delas (tabela 3).

Quanto aos resultados da capacitação sobre as mudanças hospitalares relativas aos Dez Passos,1414 WHO/UNICEF. Baby-Friendly Hospital initiative: revised, updated and expanded for integrated care. Section 1: Background and implementation. WHO/UNICEF; 2009. objeto de nove estudos, o Passo 3 foi o menos avaliado, por apenas duas investigações, com efeito nulo.1616 Westphal MF, Taddei JA, Venancio SI, Bogus CM. Breast-feeding training for health professionals and resultant institutional changes. Bull World Health Organ. 1995;73:461-468.,3030 Zakarija-Grkovic I, Segvic O, Bozinovic T, Cuze A, Lozancic T, Vockovic A, et al. Hospital practices and breastfeeding rates before and after the UNICEF/WHO 20-hour course for maternity staff. J Hum Lact. 2012;28:389-99. Os Passos 1, 2 e 8 também foram pouco investigados, por apenas três estudos,99 Martens PJ. Does breastfeeding education affect nursing staff beliefs, exclusive breastfeeding rates, and Baby-Friendly Hospital Initiative compliance? The experience of a small, rural Canadian hospital. J Hum Lact. 2000;16:309-18.,1616 Westphal MF, Taddei JA, Venancio SI, Bogus CM. Breast-feeding training for health professionals and resultant institutional changes. Bull World Health Organ. 1995;73:461-468.,1919 Cattaneo A, Buzzetti R. Effect on rates of breast-feeding of training for the Baby Friendly Initiative. BMJ. 2001;323:1358-62. foram alcançadas mudanças positivas em 2/3 das intervenções para os Passos 1 e 8 e em 1/3 para o Passo 2. O Passo 10, avaliado em quatro intervenções,99 Martens PJ. Does breastfeeding education affect nursing staff beliefs, exclusive breastfeeding rates, and Baby-Friendly Hospital Initiative compliance? The experience of a small, rural Canadian hospital. J Hum Lact. 2000;16:309-18.,1616 Westphal MF, Taddei JA, Venancio SI, Bogus CM. Breast-feeding training for health professionals and resultant institutional changes. Bull World Health Organ. 1995;73:461-468.,1919 Cattaneo A, Buzzetti R. Effect on rates of breast-feeding of training for the Baby Friendly Initiative. BMJ. 2001;323:1358-62.,2727 Durand M, Labarere J, Brunet E, Pons J-C. Evaluation of a training program for healthcare professionals about breast-feeding. Eur J Obst Gynecol Reprod Biol. 2003;106:134-8. obteve avanço em três. O Passo 5, avaliado em seis estudos,1616 Westphal MF, Taddei JA, Venancio SI, Bogus CM. Breast-feeding training for health professionals and resultant institutional changes. Bull World Health Organ. 1995;73:461-468.,1919 Cattaneo A, Buzzetti R. Effect on rates of breast-feeding of training for the Baby Friendly Initiative. BMJ. 2001;323:1358-62.,2727 Durand M, Labarere J, Brunet E, Pons J-C. Evaluation of a training program for healthcare professionals about breast-feeding. Eur J Obst Gynecol Reprod Biol. 2003;106:134-8.,2929 Coutinho SB, Lima MC, Ashworth A, Lira PI. Impacto de treinamento baseado na Iniciativa Hospital Amigo da Criança sobre práticas relacionadas à amamentação no interior do Nordeste. J Pediatr (Rio J). 2005;81:471-7.,3030 Zakarija-Grkovic I, Segvic O, Bozinovic T, Cuze A, Lozancic T, Vockovic A, et al. Hospital practices and breastfeeding rates before and after the UNICEF/WHO 20-hour course for maternity staff. J Hum Lact. 2012;28:389-99. alcançou mudanças positivas em dois terços das intervenções. A capacitação gerou efeito positivo em cinco das sete intervenções que avaliaram os Passos 799 Martens PJ. Does breastfeeding education affect nursing staff beliefs, exclusive breastfeeding rates, and Baby-Friendly Hospital Initiative compliance? The experience of a small, rural Canadian hospital. J Hum Lact. 2000;16:309-18.,1616 Westphal MF, Taddei JA, Venancio SI, Bogus CM. Breast-feeding training for health professionals and resultant institutional changes. Bull World Health Organ. 1995;73:461-468.,1919 Cattaneo A, Buzzetti R. Effect on rates of breast-feeding of training for the Baby Friendly Initiative. BMJ. 2001;323:1358-62.,2626 Taddei JA, Westphal MF, Venancio S, Bogus C, Souza S. Breastfeeding training for health professionals and resultant changes in breastfeeding duration. Sao Paulo Med J. 2000;118:185-91.

27 Durand M, Labarere J, Brunet E, Pons J-C. Evaluation of a training program for healthcare professionals about breast-feeding. Eur J Obst Gynecol Reprod Biol. 2003;106:134-8.
-2828 Labarere J, Castell M, Fourny M, Durand M, Pons JC. A training program on exclusive breastfeeding in maternity wards. Int J Gynecol Obstet. 2003;83:77-84.,3030 Zakarija-Grkovic I, Segvic O, Bozinovic T, Cuze A, Lozancic T, Vockovic A, et al. Hospital practices and breastfeeding rates before and after the UNICEF/WHO 20-hour course for maternity staff. J Hum Lact. 2012;28:389-99. e 9.99 Martens PJ. Does breastfeeding education affect nursing staff beliefs, exclusive breastfeeding rates, and Baby-Friendly Hospital Initiative compliance? The experience of a small, rural Canadian hospital. J Hum Lact. 2000;16:309-18.,1616 Westphal MF, Taddei JA, Venancio SI, Bogus CM. Breast-feeding training for health professionals and resultant institutional changes. Bull World Health Organ. 1995;73:461-468.,1919 Cattaneo A, Buzzetti R. Effect on rates of breast-feeding of training for the Baby Friendly Initiative. BMJ. 2001;323:1358-62.,2727 Durand M, Labarere J, Brunet E, Pons J-C. Evaluation of a training program for healthcare professionals about breast-feeding. Eur J Obst Gynecol Reprod Biol. 2003;106:134-8.

28 Labarere J, Castell M, Fourny M, Durand M, Pons JC. A training program on exclusive breastfeeding in maternity wards. Int J Gynecol Obstet. 2003;83:77-84.

29 Coutinho SB, Lima MC, Ashworth A, Lira PI. Impacto de treinamento baseado na Iniciativa Hospital Amigo da Criança sobre práticas relacionadas à amamentação no interior do Nordeste. J Pediatr (Rio J). 2005;81:471-7.
-3030 Zakarija-Grkovic I, Segvic O, Bozinovic T, Cuze A, Lozancic T, Vockovic A, et al. Hospital practices and breastfeeding rates before and after the UNICEF/WHO 20-hour course for maternity staff. J Hum Lact. 2012;28:389-99. Os Passos 41616 Westphal MF, Taddei JA, Venancio SI, Bogus CM. Breast-feeding training for health professionals and resultant institutional changes. Bull World Health Organ. 1995;73:461-468.,1919 Cattaneo A, Buzzetti R. Effect on rates of breast-feeding of training for the Baby Friendly Initiative. BMJ. 2001;323:1358-62.,2020 Owoaje ET, Oyemade A, Kolude OO. Previous BFHI training and nurses’ knowledge, attitudes and practices regarding exclusive breastfeeding. Afr J Med Med Sci. 2002;37:137-40.,2525 Prasad B, Costello AM. Impact and sustainability of a baby-friendly health education intervention at a district hospital in Bihar, India. BMY. 1995;310:621-3.,2727 Durand M, Labarere J, Brunet E, Pons J-C. Evaluation of a training program for healthcare professionals about breast-feeding. Eur J Obst Gynecol Reprod Biol. 2003;106:134-8.

28 Labarere J, Castell M, Fourny M, Durand M, Pons JC. A training program on exclusive breastfeeding in maternity wards. Int J Gynecol Obstet. 2003;83:77-84.

29 Coutinho SB, Lima MC, Ashworth A, Lira PI. Impacto de treinamento baseado na Iniciativa Hospital Amigo da Criança sobre práticas relacionadas à amamentação no interior do Nordeste. J Pediatr (Rio J). 2005;81:471-7.
-3030 Zakarija-Grkovic I, Segvic O, Bozinovic T, Cuze A, Lozancic T, Vockovic A, et al. Hospital practices and breastfeeding rates before and after the UNICEF/WHO 20-hour course for maternity staff. J Hum Lact. 2012;28:389-99. e 699 Martens PJ. Does breastfeeding education affect nursing staff beliefs, exclusive breastfeeding rates, and Baby-Friendly Hospital Initiative compliance? The experience of a small, rural Canadian hospital. J Hum Lact. 2000;16:309-18.,1616 Westphal MF, Taddei JA, Venancio SI, Bogus CM. Breast-feeding training for health professionals and resultant institutional changes. Bull World Health Organ. 1995;73:461-468.,1919 Cattaneo A, Buzzetti R. Effect on rates of breast-feeding of training for the Baby Friendly Initiative. BMJ. 2001;323:1358-62.,2525 Prasad B, Costello AM. Impact and sustainability of a baby-friendly health education intervention at a district hospital in Bihar, India. BMY. 1995;310:621-3.,2727 Durand M, Labarere J, Brunet E, Pons J-C. Evaluation of a training program for healthcare professionals about breast-feeding. Eur J Obst Gynecol Reprod Biol. 2003;106:134-8.

28 Labarere J, Castell M, Fourny M, Durand M, Pons JC. A training program on exclusive breastfeeding in maternity wards. Int J Gynecol Obstet. 2003;83:77-84.

29 Coutinho SB, Lima MC, Ashworth A, Lira PI. Impacto de treinamento baseado na Iniciativa Hospital Amigo da Criança sobre práticas relacionadas à amamentação no interior do Nordeste. J Pediatr (Rio J). 2005;81:471-7.
-3030 Zakarija-Grkovic I, Segvic O, Bozinovic T, Cuze A, Lozancic T, Vockovic A, et al. Hospital practices and breastfeeding rates before and after the UNICEF/WHO 20-hour course for maternity staff. J Hum Lact. 2012;28:389-99. foram os mais avaliados, por oito estudos cada, foram alcançadas mudanças favoráveis em 75% (Passo 4) e 62,5% (Passo 6) das intervenções (tabela 3).

Discussão

Os estudos abrangidos por esta revisão mostraram efeitos positivos das capacitações sobre os desfechos investigados: conhecimento, habilidades e práticas profissionais e hospitalares.

As investigações foram conduzidas em contextos diferentes, englobaram países desenvolvidos e em desenvolvimento de cinco continentes (América, Europa, África, Ásia, Oceania). Essa diversidade parece indicar que em cenários diversos os cursos empregados foram ao menos parcialmente efetivos, apesar das diferenças econômicas, étnicas e culturais.

Todas as modalidades de capacitação empregadas, independentemente do modelo, da carga horária e do público alvo, alcançaram incremento nos conhecimentos e nas habilidades dos profissionais de saúde em aleitamento materno, não foi sido observado efeito dose-resposta nesta revisão sistemática entre a quantidade de horas-aula e o efeito obtido. Também foram encontrados benefícios sobre práticas profissionais e hospitalares; no entanto, as intervenções nem sempre alcançaram mudanças no conjunto dos Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno.

Os Passos 1, 2, 3, 8 e 10 foram os menos investigados. Dentre eles, os Passos 2 (treinar toda equipe de saúde) e 3 (informar gestantes) apresentaram menos resultados positivos. Possivelmente, o menor desempenho no Passo 2 se deve a capacitações que não atingiram todas as categorias profissionais, além da rotatividade de pessoal, que prejudica a manutenção da equipe capacitada.3434 Canesqui AM, Spinelli MA. Saúde da família no Estado de Mato Grosso, Brasil: perfis e julgamentos dos médicos e enfermeiros. Cad Saude Publica. 2006;22:1881-92. Quanto ao Passo 3, muitas vezes o ambulatório pré-natal situa-se fora do complexo hospitalar e os profissionais pré-natalistas não são os mesmos da maternidade. Isso dificulta o seu envolvimento com a IHAC e a investigação do cumprimento desse Passo.3535 Oliveira MI, Hartz ZM, Nascimento VC, Silva KS. Avaliação da implantação da iniciativa hospital amigo da criança no Rio de Janeiro, Brasil. Rev Bras Saude Matern Infant. 2012;12:281-95. Vale ressaltar a importância das orientações às gestantes sobre os benefícios e o manejo da amamentação, pois é na gestação que a maior parte das mulheres define sua intenção de amamentar,3636 Neifert MR. The optimization of breast-feeding in the perinatal period. Clin Perinatol. 1998;25:303-26. o que influencia o início e a duração do aleitamento materno.3737 Donath SM, Amir LH. Relationship between prenatal infant feeding intention and initiation and duration of breastfeeding: a cohort study. Acta Paediatr. 2003;92:352-6. Em estudo que reavaliou nacionalmente o cumprimento dos Dez Passos nos 167 HAC brasileiros credenciados entre 1992 e 2000, Araújo & Schmitz1010 Araújo MF, Schmitz BA. Doze anos de evolução da iniciativa Hospital Amigo da Criança no Brasil. Rev Panam Salud Publica. 2007;22:91-9. também encontraram uma menor adesão aos Passos 2 e 3.

Os Passos 1 (norma escrita) e 8 (estímulo à livre demanda) obtiveram resultado positivo em dois terços das intervenções. Isso indica que as capacitações podem ser úteis para a explicitação da política de aleitamento materno da instituição e para o estímulo à amamentação sob livre demanda. No Brasil, em São Paulo3838 Toma TS, Monteiro CA. Avaliação da promoção do aleitamento materno nas maternidades públicas e privadas do Município de São Paulo. Rev Saude Publica. 2001;35:409-14. e no Rio de Janeiro,3535 Oliveira MI, Hartz ZM, Nascimento VC, Silva KS. Avaliação da implantação da iniciativa hospital amigo da criança no Rio de Janeiro, Brasil. Rev Bras Saude Matern Infant. 2012;12:281-95. foi observada pouca restrição ao intervalo livre entre as mamadas em hospitais públicos e privados, o que mostra uma boa adesão a este procedimento.

As capacitações se mostraram efetivas também em promover melhorias na prática do Passo 10 (apoio pós-alta) em três quartos das intervenções, resultado relevante, dado as dificuldades observadas no cumprimento desse passo em diferentes cenários brasileiros.2929 Coutinho SB, Lima MC, Ashworth A, Lira PI. Impacto de treinamento baseado na Iniciativa Hospital Amigo da Criança sobre práticas relacionadas à amamentação no interior do Nordeste. J Pediatr (Rio J). 2005;81:471-7.,3535 Oliveira MI, Hartz ZM, Nascimento VC, Silva KS. Avaliação da implantação da iniciativa hospital amigo da criança no Rio de Janeiro, Brasil. Rev Bras Saude Matern Infant. 2012;12:281-95.

Os Passos 4, 5, 6, 7 e 9, de caráter basicamente hospitalar, foram mais investigados e as capacitações empreendidas apresentaram efeitos positivos na maioria dos estudos. Em relação ao Passo 4 (ajuda à amamentação após o parto), uma das grandes barreiras à amamentação ao nascimento tem sido o parto por cesariana,3939 Esteves TM, Daumas RP, Oliveira MI, Andrade CA, Leite IC. Fatores associados à amamentação na primeira hora de vida: revisão sistemática. Rev Saude Publica. 2014;48:697-703. em franca ascensão no contexto brasileiro.4040 Leal MC, Pereira AP, Domingues RM, Theme Filha MM, Dias MA, Nakamura-Pereira M, et al. Intervenções obstétricas durante o trabalho de parto e parto em mulheres brasileiras de risco habitual. Cad Saude Publica. 2014;30:S17-47. É importante que os profissionais sejam capacitados a estimular o contato pele a pele e a sucção precoce mesmo em bebês nascidos por essa via de parto. Quanto ao Passo 5 (manejo do aleitamento materno), o manejo adequado da amamentação depende não só de capacitação teórica, mas também da aquisição de habilidades pelo profissional de saúde que assiste às mães. A maior parte das capacitações estudadas nesta revisão foi teórico-prática, o que pode ter contribuído para o resultado positivo alcançado por 75% das intervenções. Avanços em 62,5% das intervenções quanto ao Passo 6 (não ofertar alimento ou bebida além do leite materno) sugerem que, apesar do seu difícil cumprimento devido às pressões do marketing das indústrias de fórmulas infantis, as rotinas hospitalares têm avançado bastante.1010 Araújo MF, Schmitz BA. Doze anos de evolução da iniciativa Hospital Amigo da Criança no Brasil. Rev Panam Salud Publica. 2007;22:91-9.,3535 Oliveira MI, Hartz ZM, Nascimento VC, Silva KS. Avaliação da implantação da iniciativa hospital amigo da criança no Rio de Janeiro, Brasil. Rev Bras Saude Matern Infant. 2012;12:281-95.,4141 Rea MF. Reflexões sobre a amamentação no Brasil: de como passamos a 10 meses de duração. Cad Saude Publica. 2003;19:S37-45. Os resultados positivos observados em mais de 70% dos estudos que investigaram o Passo 7 (estabelecimento de alojamento conjunto) indicam evolução na estrutura e rotina dos hospitais, pois o alojamento conjunto não depende apenas da capacitação profissional.2626 Taddei JA, Westphal MF, Venancio S, Bogus C, Souza S. Breastfeeding training for health professionals and resultant changes in breastfeeding duration. Sao Paulo Med J. 2000;118:185-91. Quanto ao Passo 9 (não uso de bicos), o uso de chupetas e mamadeiras pode prejudicar a dinâmica adequada de sucção da região mamilo-areolar e reduzir a frequência das mamadas. É extremamente benéfica a redução observada no uso desses artefatos também em mais de 70% dos estudos que o investigaram.

Estudo feito nos Estados Unidos4242 DiGirolamo A, Grumer-Strawn L, Fein SB. Effect of maternity-care practices on breastfeeding. Pediatrics. 2008;122:S43-9. mostrou que os Passos 4, 6 e 9 estiveram associados a uma maior duração do aleitamento materno e que as mães expostas a pelo menos seis práticas hospitalares preconizadas pela IHAC apresentaram 13 vezes mais chance de manter o aleitamento materno, comparadas com as mães que não tiveram contato com qualquer das práticas. Esse efeito dose-resposta observado sinaliza a importância de as capacitações terem como público-alvo os profissionais de saúde das várias categorias profissionais e atuantes nos diversos setores envolvidos na assistência a gestantes, mães e bebês, para que as práticas hospitalares se transformem em conjunto e produzam um efeito sinérgico sobre a duração do aleitamento materno.

No que se refere às limitações encontradas nesta revisão sistemática, destacam-se as diferenças das capacitações empregadas nos diferentes estudos quanto à duração, modalidade e ao público alvo, o que dificulta a identificação dos métodos, da carga horária e dos conteúdos mais efetivos em gerar mudanças nos conhecimentos, nas habilidades e nas práticas profissionais e hospitalares. A ausência de um método de análise homogêneo entre os estudos, que facilitaria a comparação entre os seus resultados, contribuiu para inviabilizar o cálculo de medidas sumário por metanálise.

Outra limitação encontrada foi a ausência de um método de análise homogêneo entre os estudos, que facilitaria a comparação entre os seus resultados. Os estudos apresentaram desenhos epidemiológicos diferentes e a ausência de estudos experimentais sinaliza um maior risco de viés e de variáveis de confusão não controladas. A avaliação dos artigos por meio do escore de qualidade mostrou qualidade regular na maioria dos artigos, mas apenas três apresentaram boa validade interna. A coleta de dados de forma retrospectiva (pelo prontuário) também foi um fator limitante em alguns estudos,2727 Durand M, Labarere J, Brunet E, Pons J-C. Evaluation of a training program for healthcare professionals about breast-feeding. Eur J Obst Gynecol Reprod Biol. 2003;106:134-8.,2828 Labarere J, Castell M, Fourny M, Durand M, Pons JC. A training program on exclusive breastfeeding in maternity wards. Int J Gynecol Obstet. 2003;83:77-84. pela possibilidade de viés de informação decorrente de erro ou ausência no registro dos dados. A maior parte dos artigos também não referiu a representatividade da amostra escolhida e submetida à avaliação. A maioria apresentou resultados mal sumarizados e descritos, o que dificultou a interpretação e uniformidade na apresentação de resultados.

O breve lapso de tempo entre as intervenções e as avaliações empregadas na maior parte dos estudos não permitiu observar se as mudanças nos conhecimentos, nas habilidades e práticas profissionais e hospitalares são capazes de perdurar longo prazo após as intervenções.2121 Zakarija-Grkovic I, Burmaz T. Effectiveness of the UNICEF/WHO 20-hour course in improving health professionals’ knowledge, practices, and attitudes to breastfeeding: before/after study of 5 maternity facilities in Croatia. Croat Med J. 2010;51:396-405.,3030 Zakarija-Grkovic I, Segvic O, Bozinovic T, Cuze A, Lozancic T, Vockovic A, et al. Hospital practices and breastfeeding rates before and after the UNICEF/WHO 20-hour course for maternity staff. J Hum Lact. 2012;28:389-99. Fatores como a rotatividade de pessoal e mudanças políticas poderiam interferir no resultado de avaliações conduzidas em intervalos de tempo pós-treinamento maiores. Para a manutenção da repercussão dessas capacitações, faz-se necessária a aplicação de treinamentos periódicos.77 Rea MF, Venancio SI, Martines JC, Savage F. Counselling on breastfeeding: assessing knowledge and skills. Bull World Health Organ. 1999;77:492-8.

Informações sobre o contexto das intervenções, sobre os dados disponíveis para avaliação e sobre a relação custo-benefício das capacitações empregadas foram pouco exploradas ou ausentes, o que reduz a possibilidade de reprodução de pesquisas nos mesmos moldes das feitas em outros cenários. Essas informações poderiam ser de grande valia para gestores de unidades de saúde e para futuros estudos.

A despeito dessas limitações, os resultados da presente revisão permitem concluir que a capacitação dos profissionais de saúde na promoção do aleitamento materno produz melhorias nos conhecimentos, nas habilidades e práticas, mesmo em treinamentos não normatizados pela OMS/Unicef.

Quanto ao cumprimento dos Dez Passos, a evidência encontrada na revisão foi menos consistente. Deve ser lembrado que essas práticas não dependem apenas da capacitação profissional, mas também do apoio administrativo da gestão para mudanças institucionais.2121 Zakarija-Grkovic I, Burmaz T. Effectiveness of the UNICEF/WHO 20-hour course in improving health professionals’ knowledge, practices, and attitudes to breastfeeding: before/after study of 5 maternity facilities in Croatia. Croat Med J. 2010;51:396-405.

  • Como citar este artigo: de Jesus PC, de Oliveira MI, Fonseca SC. Impact of health professional training in breastfeeding on their knowledge, skills, and hospital practices: a systematic review. J Pediatr (Rio J). 2016;92:436-50.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Sep-Oct 2016

Histórico

  • Recebido
    18 Jun 2015
  • Aceito
    14 Set 2015
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