SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 issue6Effects of dexmedetomidine on blood coagulation evaluated by thromboelastography author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Anestesiologia

Print version ISSN 0034-7094

Rev. Bras. Anestesiol. vol.53 no.6 Campinas Nov./Dec. 2003

http://dx.doi.org/10.1590/S0034-70942003000600001 

EDITORIAL

 

Nove anos... uma vida... uma missão

 

Nine years ... a life ... a mission

 

 

Luiz M. Cangiani, TSA

Editor-Chefe

 

 

“Aqui abrimos estas folhas acolhedoras, esperando que os articulistas saciem nossa curiosidade estudiosa”

Renato C. Ribeiro, 19511

“Saibam as gerações futuras apreciar tão denodado esforço. Possam efetuar as renovações periódicas estatutárias, pois todo ser humano que não se renova, fenece, mantendo porém os padrões de respeito, altruísmo e competência que sempre constituíram o apanágio de seus predecessores”.

Carlos P. Parsloe, 1998 2

Em 1995, quando assumi o cargo de Editor-Chefe da RBA não esperava que viesse a cumprir três mandatos (janeiro, 1995 a dezembro, 2003). No entanto, ao final de cada mandato, sentindo que tinha muita coisa ainda para ser feita e contando com o apoio de todo o Corpo Editorial, das sucessivas Diretorias e representantes das Regionais da SBA, fiquei no cargo estes nove anos de forma natural, espontânea e prazerosa.

Quando assumi tinha alguns planos, mas entendia que tudo o que pretendia fazer dependeria de alguns fatores imprescindíveis para o bom desenvolvimento dos mesmos. Era necessário ter em mãos um maior número de artigos de bom nível, um Corpo Editorial forte e ágil, apoio da Diretoria da SBA, colaboração dos ex-editores, uma secretaria local atuante, um serviço de composição afinado e uma gráfica que cumprisse rigorosamente com os prazos. De resto muito trabalho e muita sorte.

O primeiro grande passo foi a colaboração direta do ex-editor, Dr. Antonio Leite Oliva Filho, ao qual registro aqui meus agradecimentos. A transmissão de cargo feita de forma tranqüila e objetiva fez com que fossem mantidas as firmas de composição gráfica (Medidática) e de impressão gráfica (Posigraf). Do contato ficou claro que a RBA haveria de passar por modificações e sucessivas revisões com o objetivo de colocá-la entre as melhores revistas da especialidade. Outro ex-editor e colaborador direto foi o Dr. Masami Katayama que, enquanto viveu, não mediu esforços para ajudar o Editor.

Em Campinas, domicílio do Editor, foi montada uma secretaria local atuante que proporcionou uma linha direta da RBA com os autores. Neste particular a RBA contou com uma secretária competente e dedicada que nunca mediu esforços em busca da perfeição. Assim, deixo aqui também os meus agradecimentos a Sra. Evanilde Bronholi de Andrade, secretária da RBA.

Todas as informações sobre a evolução dos trabalhos enviados para publicação puderam ser obtidas através de ligações diretas com a secretaria local. Estabeleceu-se também um elo com a secretaria e a tesouraria da SBA e a responsável pela composição gráfica. Assim, agradeço também, as Srtas. Maria de las Mercedes Gregória de Azevedo (SBA), Regina Lúcia Rogério Miguel (SBA) e Simone Margarete Dargel Pereira (Medidática) que muito colaboraram para o desempenho da RBA.

Na verdade, nada seria feito se não contássemos com um número suficiente de trabalhos de bom nível, e esse foi o ponto onde a RBA apresentou uma grande evolução. O Corpo Editorial centrou sua filosofia de trabalho voltada ao autor. No trabalho editorial não faltaram as críticas dos conselheiros, mas sem, entretanto, quebrar o entusiasmo do autor e principalmente, não faltaram incentivo e sugestões para que a idéia do estudo fosse desenvolvida de acordo com a filosofia do método científico. Assim, a satisfação do Corpo Editorial não foi menor do que aquela experimentada pelos autores ao ver o trabalho publicado. Evidente que muitos autores já enviaram seus trabalhos praticamente prontos, fato que também mostrou a evolução do nível de publicações dos autores nacionais, quer seja na pesquisa clínica como na experimentação animal.

Com o crescente número de trabalhos foi possível por em prática, antigas idéias como a da periodicidade da RBA e a sua edição bilingüe. Assim, entramos no terceiro milênio com nova formatação e os textos em português e em inglês.

Pela competência e dedicação quero agradecer aos membros do Corpo Editorial e faço questão de citá-los nominalmente, com o respectivo tempo de atuação: 9 anos (1995 - 2003): Dra. Judymara Lauzi Gozzani; Dr. José Roberto Nociti; Dr. Luiz Fernando de Oliveira; Dr. Antonio Leite Oliva Filho; Dr. Antonio Márcio S. Arantes Pereira; Dra. Carmem Narvaes Bello; Dr. Celso Homero Santos Oliveira; Dra. Eugesse Cremonesi; Dr. Jaime Pinto de Araújo Neto; Dr. José Carlos Almeida Carvalho;  Dr. José Otávio Costa Auler Júnior; Dr. José Reinaldo Cerqueira Braz; Dr. Luiz Alfredo Jung; Dr. Luiz Eduardo Imbelloni; Dr. Luiz Fernando Alencar Vanetti; Dra. Maria Angela Tardelli; Dr. M A Gouveia; Dr. Mário José da Conceição; Dr. Nilton Bezerra do Vale; Dr. Onofre Alves Neto; Dr. Renato Ângelo Saraiva; Dr. Sérgio Domingos Belzarena Gougeon; 6 anos (1998 - 2003): Dr. Américo Massafuni Yamashita; Dr. Gastão Fernandes Duval Neto; Dr. Itagyba Martins Miranda Chaves; Dr. James Toniolo Manica; Dr. Luiz Antonio Vane; Dr. Marcelo Luis Abramides Torres; Dra. Maria Cristina Simões de Almeida; 3 anos (1995 - 1998): Dr. Carlos Alberto da Silva Júnior; Dr. Carlos Pereira Parsloe; Dr. Kleber Costa de Castro Pires; Dr. Roberto Bastos da Serra Freire; 1 ano (2003): Dr. Getúlio Rodrigues de Oliveira Filho; Dr. Pedro Paulo Tanaka; Dra. Yara Marcondes Machado Castiglia; 15 meses (1995 - 1996): Dr. Masami Katayama (in memorian).

No âmbito nacional todo o trabalho foi coroado com a indexação no programa SciELO (Scientific Electronics Library On Line) fato que veio ao encontro dos anseios dos autores nacionais que passaram a contar com uma revista de Qualidade A para suas publicações, satisfazendo as exigências dos órgãos oficiais que concedem bolsas para pesquisadores. Este também, foi um fato que contribuiu muito para o aumento de trabalhos enviados para publicação.

Apesar de muitos esforços, não conseguimos ainda re-indexar a RBA no “Index Medicus Americano”; entretanto, fatos mais recentes apontam que o caminho possa ser através do SciELO.

Em trabalho conjunto com as Comissões Científicas dos Congressos Brasileiros de Anestesiologia o Suplemento de Temas Livres do Congresso é postado trinta dias antes da abertura do mesmo. Um antigo desejo que já se tornou rotina nos últimos cinco anos.

Outro trabalho desenvolvido paralalemante foi a confecção do CD-Rom que apresenta os artigos publicados na íntegra facilitando a pesquisa bibliográfica anestesiológica nacional. Este trabalho inicialmente foi contratado junto a uma firma; entretanto, hoje o CD-Rom é todo desenvolvido pela secretaria da RBA e o setor de informática da SBA, a cujos componentes quero aqui deixar os meus agradecimentos.

Outro fato que virou rotina foi à edição do Suplemento de Provas da SBA, que apresenta as questões comentadas das Provas do TSA, dos Médicos em Especialização e dos Membros Adjuntos. Esse foi um trabalho desenvolvido em colaboração com a Comissão de Ensino e Treinamento e a Comissão Examinadora do Título Superior em Anestesiologia.

Tudo o que foi realizado foi aprovado pelas Diretorias da SBA que se sucederam ao longo destes nove anos. Sempre houve uma perfeita sintonia entre o Editor e a Diretoria. A Diretoria da SBA que proporciona material e meios para o bom desenvolvimento do processo editorial, nunca mediu esforços para oferecer condições para a evolução da RBA. A todos os Diretores os meus agradecimentos.

Com o empenho de todos e principalmente pelo crescente número de trabalhos recebidos, pudemos obedecer a um cronograma da edição da RBA que há muito tempo vem se desenvolvendo com os três próximos números já completos. Assim, o próximo Editor(a) receberá os três primeiros números do ano de 2004 para que não haja problemas com a periodicidade da RBA decorrentes da mudança de Editor e de local. Desejo ao(a) mesmo(a) muito sucesso e desde já quero deixar registrado o meu apoio e a minha disposição para colaborar em tudo o que for preciso.

O dia-a-dia da RBA fez com que a mesma compartilhasse das minhas atividades profissionais e da minha vida familiar. Foram muitas as pessoas que participaram direta ou indiretamente desta longa trajetória. Assim sendo, quero agradecer aos Membros do Centro de Ensino e Treinamento em Anestesiologia do Instituto Penido Burnier e Centro Médico de Campinas, ao qual pertenço, que acolheram com orgulho a RBA no nosso meio. São eles: Dr. Alberto Affonso Ferreira, Dr. João Lopes Vieira, Dr. Luiz Fernando Alencar Vanetti, Dr. Martin Affonso Ferreira, Dr. Antonio Márcio de Sanfim Arantes Pereira, Dr. Eduardo Ren Nakashima, Dr. André de Moraes Porto, Dr. Túlio Antonio Martarello Gonçalves, Dr. Eduardo Tadeu Moraes Santos, Dr. Múcio Paranhos de Abreu, Dr. Marcelo Negrão Lutti, Dr. Ricardo Francisco Simoni e Dr. Luciano de Andrade Silva. Quero registrar também meus agradecimentos (in memorian) à dois companheiros e grandes incentivadores, que nos deixaram prematuramente Dr. Alfredo Porto e Dr. Masami Katayama.

No seio familiar a RBA também foi acolhida com orgulho e carinho e o mérito que me coube nesta trajetória quero dedicar à minha esposa Sonia Maria e ao meu filho Luis Henrique, esperando em Deus ter cumprido com a minha missão, pois afinal ninguém nos pede que façamos milagres, desejam somente que deixemos alguma coisa boa após nós.

 

REFERÊNCIAS

01. Ribeiro RC - Apresentação (Editorial). Rev Bras Anestesiol, 1951;1:1-2.

02. Parsloe CP - Revista Brasileira de Anestesiologia: menção internacional de seu surgimento (Editorial). Rev Bras Anestesiol, 1998;48:85-87.