SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 issue6Pain during spinal canal puncture and its relationship with ligamentum flavum, dura-mater and posterior longitudinal ligament innervationSebastião Marra Marques author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Anestesiologia

Print version ISSN 0034-7094

Rev. Bras. Anestesiol. vol.54 no.6 Campinas Nov./Dec. 2004

http://dx.doi.org/10.1590/S0034-70942004000600019 

NECROLÓGIO

 

Marlene Paulino dos Reis (*20/08/1942 - 12/12/2003)

 

 

Em recente viagem à São Paulo, fui me recordando com detalhes dos 32 anos que convivi com minha amiga e colega de trabalho, Dra. Marlene. Talvez essa recordação tenha sido motivada pela viagem que eu estava realizando, dirigindo sozinha pela mesma estrada e que me levaria a um destino feliz. O tempo passado desde a sua morte é muito curto para evitar que me recorde dela todos os dias, no nosso trabalho, da trágica condição de sua morte prematura, e das conseqüências não menos trágicas que este fato acarretou, principalmente para seus filhos e amigos mais próximos.

Estudamos na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Marlene de 1964 a 1969 e eu 1965 a 1970. Durante a graduação nunca fomos próximas, provavelmente pelas características do curso e pelo espírito corporativo dos estudantes. No ano de 1970, Dra. Marlene fez residência em Anestesiologia na Maternidade de Campinas, na época sob a responsabilidade do Prof. Álvaro Eugênio, por quem ela mantinha grande admiração e carinho. Quando retornou à Ribeirão Preto em 1971, eu estava iniciando a residência de Anestesiologia, no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, e começamos a trabalhar sob a orientação do Prof. Nicoletti, que além de professor foi um grande amigo. A partir deste ano que nos tornamos grandes amigas, tanto no trabalho como na vida particular, acompanhando o crescimento dos dois filhos que cada uma de nós tivemos, quase na mesma data.

A Dra. Marlene começou a fazer o curso de pós-graduação assim que iniciou seu trabalho em Ribeirão Preto, tendo o Prof. Nicoletti como orientador, e obteve o título de mestre em 1973 e o de Doutor em 1977. O trabalho era intenso, tanto no hospital como em casa com as crianças pequenas, mas a produtividade era grande e a presença nos Congressos Brasileiros era constante e muito proveitosa.

Após o doutorado, em julho de 1978, a Profª Marlene foi para a Inglaterra, onde estagiou no Departamento de Anestesiologia da Welsh National School of Medicine e no Royal PostGraduate Medical School, Hammersmith Hospital. Em 1980, tornou-se livre docente, após concurso público na FMRP-USP e em 1986 realizou concurso para Professora Associada na mesma faculdade.

Concomitantemente com a prático e o ensino da Anestesiologia, a Profª Marlene vislumbrou em 1982 um grande campo de trabalho e de ajuda humanitária, o tratamento da dor. Com muito esforço conseguiu iniciar o Ambulatório Multidisciplinar para o Tratamento de Dor, o qual era responsável até sua morte. Inteligente, vaidosa, empreendedora, alegre, embora detentora de um temperamento forte, que facilmente a fazia explodir mediante os obstáculos, como a realização de atividades que considerasse importante (principalmente ao atendimento clínico de pacientes portadoras de dor crônica), como na defesa dos médicos anestesiologistas. Em 1999, implantou com a colaboração da Profª Gabriela o Curso de Especialização do Tratamento da Dor Crônica.

Nos últimos meses, após a resolução de pequenos problemas pessoais, encontrava-se feliz, animada com novos projetos para os próximos anos. No dia da sua morte, encontrava-se no auge desta felicidade, pois estava indo de encontro de sua filha querida após uma ausência de quase um ano. Sendo a morte imprevisível e inevitável, deveria sempre nos abordar sem dor, sem sofrimento e em estado de graça. Minha amiga Marlene morreu feliz.

 

Dra. Anita Leocádia de Mattos
Hospital das Clínicas, FMRP-USP
Ribeirão Preto, SP

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License