SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 issue4Low S(+) ketamine doses: a reviewComparison of transarterial and multiple nerve stimulation techniques for axillary block using lidocaine with epinephrine author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Anestesiologia

Print version ISSN 0034-7094

Rev. Bras. Anestesiol. vol.55 no.4 Campinas July/Aug. 2005

http://dx.doi.org/10.1590/S0034-70942005000400012 

ARTIGO DIVERSO

 

Pós-graduação stricto sensu em anestesiologia: experiência de dez anos na UNESP*

 

Pos-graduación stricto sensu en anestesiología: experiencia de diez años en la UNESP

 

 

José Reinaldo Cerqueira Braz, TSAI; Pedro Thadeu Galvão Vianna, TSAI; Yara Marcondes Machado Castiglia, TSAI; Luiz Antonio Vane, TSAI; Flávio MassoneII; Lino Lemonica, TSAIII; Gladys Bastos de CastroIV

IProfessor Titular da UNESP, Departamento de Anestesiologia da FMB
IIProfessor Titular Aposentado da UNESP, Departamento de Cirurgia e Anestesiologia Veterinária, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ)
IIIProfessor Assistente Doutor da UNESP, Departamento de Anestesiologia da FMB
IVProfessora Assistente Doutora Aposentada da UNESP, Departamento de Cirurgia e Anestesiologia Veterinária da FMVZ

Endereço para correspondência

 

 


RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: O número de Programas de Pós-Graduação em Anestesiologia stricto sensu existente no país ainda é muito pequeno. Com a finalidade de incentivar a pós-graduação em Anestesiologia no Brasil, é apresentada a experiência acumulada em dez anos de atividades do programa da Universidade Estadual Paulista (UNESP).
CONTEÚDO: O Programa de Pós-Graduação em Anestesiologia stricto sensu da UNESP foi credenciado pela CAPES, desde a sua criação em 1994, nos Cursos de Mestrado e Doutorado. O Programa é desenvolvido em três Áreas de Concentração: Risco e Proteção de Órgãos e Sistemas em Anestesia e Cirurgia; Qualidade e Segurança em Anestesiologia; e Modelos Clínicos e Experimentais em Terapia Antálgica, com as suas respectivas linhas de pesquisa, em número de 14. O número de alunos regulares do Programa é compatível com o número de orientadores (12), com proporção média de três alunos por orientador. Desde o seu início até setembro de 2004, ocorreram 45 Dissertações de Mestrado e 24 de Doutorado, perfazendo 69 defesas, a maioria com bolsas e financiamentos de Órgãos de Fomento à Pesquisa. Após a conclusão do doutorado, 65% dos alunos têm atividade de docência e pesquisa em instituições públicas e privadas do ensino universitário do país. A maioria das publicações do programa tem sido realizada em revistas nacionais com Qualis A, com menor número de publicações em revistas internacionais Qualis A ou B. O programa recebeu da CAPES o conceito 4,0 numa escala de 1 a 7, em suas três últimas avaliações.
CONCLUSÕES: O programa tem se desenvolvido muito bem nos 10 anos de sua existência, alcançando os principais objetivos, como a formação de professores e pesquisadores na área de Anestesiologia para as instituições universitárias do país.

Unitermos: ANESTESIOLOGIA, Pós-graduação


RESUMEN

JUSTIFICATIVA Y OBJETIVOS: El número de Programas de Pos-graduación en Anestesiología stricto sensu existente en el país aún es muy pequeño. Con la finalidad de incentivar la pos-graduación en Anestesiología en Brasil, se presenta la experiencia acumulada en diez años de actividades del programa de la Universidad Estadual Paulista (UNESP).
CONTENIDO: El Programa de Pos-graduación en Anestesiología stricto sensu de la UNESP fue credenciado por la CAPES, desde su creación en 1994, en los Cursos de Maestrado y Doctorado. El Programa es desarrollado en tres Áreas de Concentración: Riesgo y Protección de Órganos y Sistemas en Anestesia y Cirugía; Calidad y Seguridad en Anestesiología y Modelos Clínicos y Experimentales en Terapia Antálgica, con sus respectivas líneas de pesquisa, en número de 14. El número de alumnos regulares del Programa es compatible con el número de orientadores (12), con proporción media de tres alumnos por orientador. Desde su inicio hasta septiembre de 2004, ocurrieron 45 Disertaciones de Maestrado y 24 de Doctorado, completando el número de 69 defensas, la mayoría con bolsas y financiaciones de Órganos de Fomento a la Pesquisa. Después de la conclusión del doctorado, 65% de los alumnos tienen actividad de docencia y pesquisa en instituciones públicas y privadas de la enseñanza universitaria del país. La mayoría de las publicaciones del programa ha sido realizada en revistas nacionales con Qualis A, con menor número de publicaciones en revistas internacionales Qualis A o B. El programa recibió de la CAPES el concepto 4,0 en una escala de 1 a 7, en sus tres últimas evaluaciones.
CONCLUSIONES: El programa se desarrolló muy bien en los 10 años de su existencia, con los principales objetivos siendo alcanzados, como la formación de profesores y pesquisadores en la área de Anestesiología para las instituciones universitarias del país.


 

 

INTRODUÇÃO

Ao longo das últimas décadas, a pós-graduação stricto sensu no Brasil adquiriu dimensão de destaque no sistema de ensino superior do país. Atualmente, o país conta com aproximadamente 2.500 programas de pós-graduação, sendo que 35% de doutorado, envolvendo em torno de cem mil estudantes e titulando cerca de 5.000 doutores por ano 1.

Segundo o artigo 1º da Resolução da Universidade Estadual Paulista (UNESP) nº 45 de 1999 2, que dispõe sobre o Regimento Geral de Pós-Graduação, a Pós-Graduação da UNESP tem por objetivo a formação de docentes, de pesquisadores e de recursos humanos especializados nos diferentes ramos do saber, bem como o desenvolvimento científico e tecnológico.

No Brasil, existem atualmente dois Programas de Pós-Graduação em Anestesiologia stricto sensu, ambos no Estado de São Paulo. O primeiro e mais antigo, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) em São Paulo e o mais recente da UNESP, na Faculdade de Medicina de Botucatu. Outros Programas de Pós-Graduação stricto sensu, geralmente da área cirúrgica, também têm linhas de pesquisa em Anestesiologia, o que permite que os anestesiologistas também possam cursar esses programas e realizar pesquisas na área da Anestesiologia.

Com o objetivo de incentivar a pós-graduação stricto sensu em Anestesiologia no Brasil, apresentar-se-á um programa de pós-graduação e a sua experiência acumulada em dez anos de atividade.

 

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANESTESIOLOGIA DA UNESP

O programa stricto sensu em Anestesiologia da UNESP, após aprovação pela Coordenação do Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), iniciou suas atividades em agosto de 1994, com a finalidade de formar pesquisadores e docentes na área de Anestesiologia, e está aberto a médicos e médicos veterinários, com especialização em Anestesiologia.

O programa sempre teve caráter interdepartamental e interunidades no âmbito da UNESP, inicialmente pelo envolvimento do Departamento de Anestesiologia da Faculdade de Medicina de Botucatu e do Departamento de Cirurgia e Anestesiologia Veterinária da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia e, em seguida, de outros Departamentos da Faculdade de Medicina e do Instituto de Biociências de Botucatu e da Disciplina de Anestesiologia do Departamento de Clínica, Cirurgia e Reprodução Animal da Faculdade de Medicina Veterinária e Odontologia de Araçatuba, UNESP. O programa foi credenciado pela CAPES, desde a sua criação em 1994, no Curso de Mestrado, que deve ser concluído em dois anos, e o de Doutorado, que deve ser concluído em três anos.

Atualmente, após algumas reformulações, o Programa está sendo desenvolvido nos Cursos de Mestrado e Doutorado em três Áreas de Concentração: Risco e Proteção de Órgãos e Sistemas em Anestesia e Cirurgia; Qualidade e Segurança em Anestesiologia; e Modelos Clínicos e Experimentais em Terapia Antálgica, com as suas respectivas linhas de pesquisas, que são em número de quatorze (Quadro I).

Na elaboração e definição do elenco de disciplinas, foram levada, fundamentalmente em consideração as linhas de pesquisa dos docentes participantes do Programa, de modo a possibilitar ao aluno contato com grupos ativamente ligados à pesquisa e ao estudo das áreas correspondentes e apresentando resultados de pesquisa publicados, de tal maneira que os conhecimentos possam ser transmitidos aos pós-graduandos do ponto de vista cultural, científico e técnico. A estrutura curricular é constituída de 21 disciplinas das Áreas de Concentração e de nove Disciplinas do Domínio Conexo, todas claramente vinculadas às Áreas de Concentração e às Linhas de Pesquisas, sem redundância com a formação Lato Sensu. Os alunos do Programa constituído por anestesiologistas e veterinários anestesiologistas podem se inscrever na Área de Concentração em que estiver ligada a Linha de Pesquisa do projeto que será desenvolvido. O programa tem recebido alunos do Estado de São Paulo e de vários Estados do País. O programa fortalece a atividade de docência de seus alunos, ao exigir a participação de todos os pós-graduandos nas atividades de docência em cursos de graduação e de especialização da UNESP. O Programa também fortalece as atividades de pesquisa, ao exigir créditos em atividades científicas, como publicações em revistas indexadas, apresentação de pesquisas em Congressos e Jornadas, publicações em anais e aulas a convite.

O número de alunos regulares do programa aumentou nos últimos anos, tanto no Curso de Mestrado como no Doutorado (Figura 1), sendo compatível com o número de professores orientadores, com proporção média de 3 alunos para cada orientador.

O número de defesas de dissertações e teses do Programa também tem aumentado nos últimos anos (Figura 2). Desde o seu início até setembro de 2004, ocorreram 45 defesas de Dissertação de Mestrado e 24 de Doutorado, perfazendo um total de 69.

O tempo médio da titulação diminuiu expressivamente no Mestrado e Doutorado nos últimos anos (Figura 3).

As pesquisas experimentais são desenvolvidas no Laboratório de Pesquisa em Experimentação Animal do Departamento de Anestesiologia da Faculdade de Medicina de Botucatu, enquanto as pesquisas clínicas são desenvolvidas no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, Hospital Veterinário da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia de Botucatu e Hospital Veterinário da Faculdade de Medicina Veterinária e Odontologia de Araçatuba, SP.

Todos os projetos de pesquisa têm algum tipo de financiamento por parte dos Órgãos de Fomento do país e da UNESP e, pelo menos, 70% têm financiamento de bolsas para os pós-graduandos e para os alunos de graduação que também participam das pesquisas, promovendo uma boa integração da pós-graduação com a graduação.

O corpo docente do programa é constituído de 17 professores da UNESP em dedicação exclusiva à docência e pesquisa, com o título mínimo de doutor; dos 12 professores que participam das disciplinas e orientam os alunos, constituindo-se no núcleo principal do programa (NRD6), três são livre-docentes, cinco são professores titulares e oito realizaram doutoramento ou pós-doutoramento no exterior, o que demonstra a maturidade da docência. O processo de renovação docente vem se desenvolvendo com adequação, com aproveitamento de alguns egressos do Programa.

Após a conclusão do doutorado, a maioria dos alunos (65%) tem atividade de docência em instituições públicas e privadas de ensino universitário do país. Considerando-se que a formação dos docentes na área da Anestesiologia é um dos objetivos do Programa, esse resultado confirma que um dos principais objetivos do Programa está sendo alcançado.

A maioria das publicações do Programa tem sido realizada em revistas nacionais consideradas pela CAPES como Qualis Nacional A, sendo que algumas publicações ocorrem também em revistas internacionais com Qualis A ou B. Apesar de o número de publicações ter aumentado nos últimos anos, há necessidade do corpo discente e docente do Programa aumentar o número de suas publicações internacionais.

Em conclusão, graças aos esforços dos seus docentes e alunos, o Programa de Pós-Graduação em Anestesiologia da UNESP tem se desenvolvido muito bem, com o reconhecimento pela CAPES que, em suas últimas avaliações, tem concedido conceito 4 ao Programa, numa escala de 1 a 7. Assim, este Programa constitui-se em alternativa importante no cenário nacional para aqueles que desejam fazer a sua pós-graduação stricto sensu em Anestesiologia.

 

REFERÊNCIAS

01. Velloso J - Formação no país ou no exterior? Doutores na pós-graduação de excelência. Brasília: Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, 2002;260.        [ Links ]

02. UNESP - Regimento Geral de Pós-Graduação. Pró-Reitoria da Pós-Graduação e Pesquisa, 1999;20.        [ Links ]

 

 

Endereço para correspondência
Prof. Dr. José Reinaldo Cerqueira Braz
Deptº de Anestesiologia da FMB UNESP
18618-970 Botucatu, SP
E-mail: jbraz@fmb.unesp.br

Apresentado em 06 de outubro de 2004
Aceito para publicação em 03 de março de 2005

 

 

* Recebido do CET/SBA da UNESP, Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) - SP