SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 issue2Dexmedetomidine in morbid obese patients undergoing gastroplasty: cardiovascular stability and consumption of intravenous anesthetics. A retrospective study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Anestesiologia

Print version ISSN 0034-7094

Rev. Bras. Anestesiol. vol.56 no.2 Campinas Mar/Apr. 2006

http://dx.doi.org/10.1590/S0034-70942006000200001 

EDITORIAL

 

Tempo de mudança

 

 

Há dois anos quando assumi o cargo de Editor-Chefe, imaginei que conhecia boa parte das tarefas que deveria desempenhar. Afinal de contas, já ocupava a posição de Co-Editor há seis anos, conhecia e concordava com a política editorial da revista, que tem suas bases no Conselho Editorial e Diretoria da SBA.

Cheguei com muitas idéias, atitude natural de quem se propõe a desempenhar essa função. Não fosse pela vontade de contribuir, por que postular tarefa tão envolvente que muda radicalmente suas horas de lazer e interfere com suas atividades profissionais?

Ao longo dos anos a Revista Brasileira de Anestesiologia vem incorporando progressos, como órgão de divulgação e atualização dos anestesiologistas brasileiros. Mais recentemente os esforços foram dirigidos para divulgar a produção científica nacional para a comunidade mundial.

Nesse longo caminho, diversas mudanças foram realizadas. Inicialmente os resumos dos artigos foram vertidos para o inglês e espanhol, permitindo que os anestesiologistas que não lêem português, pudessem tomar conhecimento do seu conteúdo. A receptividade foi muito boa e o passo seguinte foi transformar a revista em publicação bilíngüe (português-inglês) na íntegra, mantendo o resumo em espanhol.

Em 2002 a Revista Brasileira de Anestesiologia foi indexada na SciELO (Scientific Electronic Library Online), projeto desenvolvido pela BIREME (Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciência da Saúde), que por sua vez é órgão da Organização Panamericana de Saúde. Esse passo abriu uma grande janela para a comunidade científica mundial, que passou a ler o periódico e a considerá-lo como opção para publicação. Além disso, outros profissionais da área de saúde do Brasil passaram a consultar o periódico, aumentando a divulgação de conhecimentos específicos e de trabalhos brasileiros.

Em 2005, uma ampla discussão motivada por diversos colegas que têm grande atuação científica na América Latina, resultou na criação da versão em espanhol da Revista Brasileira de Anestesiologia. Ela é disponibilizada em versão eletrônica no portal da SBA, e o acesso é feito por intermédio de Sociedades Latino-Americanas de Anestesiologia. O primeiro número disponível nessa versão é o seis de 2005.

Qual a característica mais marcante do ser humano senão sua disposição para progredir? Alcançada uma meta, outra imediatamente a substitui, e assim amadureceu a idéia de desenvolver um processo de avaliação e de revisão eletrônicos dos trabalhos postulantes à publicação. Muitos periódicos internacionais já o possuem e ele agiliza as etapas que antecedem a publicação de um trabalho científico.

A idéia de agilizar o processo de revisão e publicação associada ao enorme trabalho gerencial de trabalhar com profissionais autônomos que desempenhavam as diversas etapas de desenvolvimento da revista (correção do português, versão para o inglês, versão para o espanhol, diagramação, composição, impressão, distribuição, versão especial para a SciELO) e que consumia a maior parte do meu tempo culminou na mudança.

Estabeleceu-se parceria com uma empresa editorial, reconhecida internacionalmente e tradicionalmente ligada à área de saúde. A Elsevier Editora encarregar-se-á do processo a partir do momento em que o trabalho tenha sido aprovado até sua impressão, com o compromisso de desenvolver e manter o programa eletrônico de revisão e aprovação dos trabalhos, ainda no primeiro semestre de 2006.

Não foi fácil tomar a decisão de romper vínculos com excelentes profissionais, que trabalharam com a revista ao longo de muitos anos, mas a racionalização de gerenciamento e custos assim o exigiu. A eles meu agradecimento público.

Unitermos: PUBLICAÇÕES, Revista Brasileira de Anestesiologia.

 

Dra. Judymara Lauzi Gozzani, TSA
Editor-Chefe da Revista Brasileira de Anestesiologia