SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 issue5Effects of increasing spinal hyperbaric lidocaine concentrations of spinal cord and meninges: experimental study in dogs author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Anestesiologia

Print version ISSN 0034-7094

Rev. Bras. Anestesiol. vol.56 no.5 Campinas Sept./Oct. 2006

http://dx.doi.org/10.1590/S0034-70942006000500014 

CARTAS AO EDITOR

 

Bupivacaína racêmica a 0,5% e mistura com excesso enantiomérico de 50% (S75-S25) no bloqueio do plexo braquial para cirurgia ortopédica. Estudo comparativo

 

 

Prezado Editor,

Penso ser pertinente o conhecimento de todos os anestesiologistas brasileiros da importância da RBA e o que pode representar uma publicação nesta revista.

A CAPES 1 (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), entidade que regula os programas de pós-graduação no Brasil, classifica a RBA como qualis A, o que leva em conta a repercussão e citação dos artigos publicados nesta revista, indexada no SciElo (Scientific Electronic Library Online). Portanto, uma publicação nesta respeitada revista de um trabalho científico qualifica-o como apto para se validar um programa de mestrado stricto sensu, podendo, inclusive, isentar a necessidade de apresentar defesa de dissertação para banca qualificada.

A publicação na RBA do artigo 2 que fez parte do meu mestrado no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia em Saúde (PPGTS) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná — PUC-PR — , que teve como orientador o Professor Dr. Luiz Carlos Von Bahten, com referência ao programa de mestrado qualifica-o para a CAPES e valida o meu programa de mestrado.

Portanto, a divulgação e o conhecimento desse fato aos anestesiologistas brasileiros pode servir de incentivo para o fomento científico dos colegas anestesiologistas, além de criar um feedback positivo para a RBA, mais publicações, mais citações.

Esperando ter contribuído, agradeço e me despeço.

Roberto Tsuneo Cervato Sato, TSA
Anestesiologista e Preceptor do CET/SBA do Hospital Universitário Cajuru PUC-PR

 

REFERÊNCIAS

01. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior http://www.capes.gov.br, acessado em 02 de junho de 2006.

02. Sato RTC, Porsani DF, Amaral AGV et al. – Bupivacaína racêmica a 0,5% e mistura com excesso enantiomérico de 50% (S75-R25) a 0,5% no bloqueio do plexo braquial para cirurgia ortopédica. Estudo comparativo. Rev Bras Anestesiol, 2005;55:165-174.