SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 issue3Reply author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Anestesiologia

Print version ISSN 0034-7094

Rev. Bras. Anestesiol. vol.59 no.3 Campinas May/June 2009

http://dx.doi.org/10.1590/S0034-70942009000300016 

NECROLÓGIO

 

Dr. Renato Ricardi Del Nero

 

 

 

Faleceu no dia 29 de dezembro de 2008 em São Paulo, capital, aos 82 anos.

Dr. Renato nasceu em 25 de novembro de 1926, em Pirassununga, Estado de São Paulo, formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, fez residência de Anestesiologia no Hospital das Clínicas da USP. Dedicou-se desde o início de sua carreira, na parte assistencial, didática e científica, ao Hospital Central da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, onde obteve vários títulos devido à sua competência e dedicação.

Chegou a receber o título de Professor Pleno, foi Chefe do Serviço de Anestesiologia da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, no período entre 1965 e 1973. Foi responsável pelo Centro de Ensino e Treinamento da Sociedade Brasileira de Anestesiologia da Santa Casa de São Paulo. Foi chefe do Serviço de Anestesiologia do antigo Hospital do IAPC.

Ministrou aulas teóricas e práticas na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, foi vice-presidente da Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo (SAESP). Participou ativamente de congressos da especialidade proferindo palestras, apresentando e publicando trabalhos. Dr. Del Nero prezou sempre a ética, a humildade, o gosto pelo ensino, orientação de colegas e caracterizou-se pela disponibilidade de ajudar a todos.

Foi um dos pioneiros da Anestesiologia, em São Paulo, tendo formado centenas de especialistas.

Possuía uma maneira especial de transmitir sua grande experiência e vasto conhecimento. Os que tiveram o prazer de sua convivência jamais esqueceram suas aulas sobre Anestesia Quantitativa, na qual refazia todos os cálculos estudados por Lowe e os ressaltava com frases como: "Não basta estar escrito em inglês para ser verdade..." entre outras.

Deixou entre nós o exemplo a ser seguido. Que Deus retribua em bênçãos o que ele semeou.

 

Dr Álvaro Saviano
Dr José Carlos Rittes