Acessibilidade / Reportar erro

Nota de falecimento: Antonio Maria da Silveira

Nota de falecimento: Antonio Maria da Silveira

Antonio Maria da Silveira morreu no dia 22 de outubro de 2006. De formação, Antonio Maria era multi-disciplinar. Graduou-se em Engenharia em 1963, na UFMG; obteve seu grau de mestrado em Administração de Empresas na Carnegie Mellon University (1966-68), onde também se doutorou em Economia em 1971, com a tese Studies of Money and Interest Rate in Brazil, orientada por Allan Meltzer.

Como acadêmico, Antonio Maria foi eclético e plural. Três grandes temas predominam em seus escritos. A partir de sua tese de doutorado, Antonio Maria escreveu um conjunto de artigos monetaristas sobre inflação e moeda no Brasil, publicados no Journal of Money, Credit and Banking e na Revista Brasileira de Economia (RBE). Foi o resultado do profissional aplicado. Em 1975, Antonio Maria publicou também na RBE seu primeiro ensaio sobre renda mínima. Talvez tenha sido o primeiro sobre o tema no Brasil. Muitos outros se seguiram. As influências eram as mais diversas possíveis, passando por Friedman, Marx, Keynes, entre outros. Orgulhava-se de ter auxiliado o Senador Suplicy em sua cruzada pelo programa de Renda Mínima. Deslocou-se para o Congresso com essa intenção. Lá trabalhou por uns meses e convenceu senadores a respeito de sua pertinência. Trabalhou nos primórdios do programa em Campinas e Brasília. Era sua contribuição para o que entendia ser a arte (aplicação) da Economia. Antonio Maria acreditava na eqüidade. A partir de meados da década de 80, Antonio Maria passou a se dedicar à Filosofia Econômica e ao tema que talvez tenha se tornado seu principal objeto de pesquisa: o vício Ricardiano e a indeterminação de Senior. Sua preocupação nesse caso era acentuar os diferentes graus de abstração presentes na Economia e as conseqüentes restrições da aplicação de prescrições de modelos econômicos na política econômica. Tratava-se, portanto, da preocupação central do Professor com seus alunos e sua atividade profissional.

A partir do início da década de 90, Antonio Maria exerceu diversas funções em importantes fóruns de discussão e divulgação acadêmica. Foi editor da RBE e Secretário-Executivo da ANPEC entre 1995 e 1997. Na ANPEC Antonio Maria foi responsável pela criação dos congressos regionais (Nordeste e Sul), até hoje presentes no cenário brasileiro. Sua contribuição na criação da Sociedade Brasileira de Economia Política foi fundamental.

Acima de tudo, era um professor. Lecionou no ITA (1963-71), onde iniciou sua carreira, na EPGE-FGV (1974-92), onde passou seus anos mais produtivos, na UFMG (1977-87) e na UFRJ (1987-95), onde teve seu mais próximo contato com alunos de graduação. Foi professor visitante na UNICAMP, UFBA, UFU, Fundação João Pinheiro, UFF e UFPE, deixando sempre grandes amigos. No hospital, nas últimas semanas de vida, Antonio Maria sonhava com as aulas; aguardava seus alunos e pedia que encontrassem o espaço para recebê-los. Alguns de fato passaram por lá e conversaram.

O jeito quieto, teimoso e mineiro de Antonio Maria deixará saudades em seus colegas; sua risada ficará na lembrança como marca registrada. O amendoim e a cachaça também. Nos Congressos ou após aulas ministradas se nos reunirmos para conversar, comer amendoim e tomar cachaça, com certeza Antonio Maria, de alguma maneira, estará por lá.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Set 2007
  • Data do Fascículo
    Mar 2007
Fundação Getúlio Vargas Praia de Botafogo, 190 11º andar, 22253-900 Rio de Janeiro RJ Brazil, Tel.: +55 21 3799-5831 , Fax: +55 21 2553-8821 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@fgv.br