SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue3PREPARO DA GESTANTE PARA O PARTO author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167On-line version ISSN 1984-0446

Rev. Bras. Enferm. vol.26 no.3 Brasília Apr./June 1973

http://dx.doi.org/10.1590/0034-716719730003000001 

Editorial

PUBLICAÇÃO DE RESUMO DE TESE

A partir deste número, a Revista Brasileira de Enfermagem publicará resumos de teses e outros trabalhos cientificos, com a finalidade de informar aos membros de nossa profissão e de outras profissões da área de saúde sobre os resultados de investigações científicas realizadas na área da enfermagem ou em áreas afins.

Neste contexto, a palavra “resumo’ exige alguns esclarecimentos. Na ausência de uma terminologia em português que correspondesse extamente ao “brief”, empregado pela revista norte-americana “Nursing Research” para designar a publicação condensada de um .trabalho extenso, adotamos, na falta de outro melhor, o termo “resumo”. Com esta denominação, queremos nos referir a a publicação reduzida do trabalho, de 3 a 5 páginas, que inclua: a problemática, os objetivos, metodologia, resultados e recomendações, se estas últimas existirem.

Cremos que essa iniciativa irá beneficiar muitissimo as estudantes de enfermagem dos cursos de graduação e sobretudo de pós-graduação. Tendo em vista o pequeno número de exemplares de teses, geralmente mimeografados e de difícil obtenção pelas estudantes, a publicação de seus “resumos” facilitará enormemente a revisão da literatura, dos passos iniciais na elaboração de um. trabalho científico. Neste númal"o foi também inserido um “Guia” como sugestão para a elaboração dos resumos.

Com referência aos “abstrats” assim denominados pelo “Nursing Research”, estes serão apresentados com o titulo de “sinopse” no Boletim -Informativo da ABEn, distribuido mensalmente a todos os membros da Associação.

Entretanto, a publicação regular dos “restos” e “sinopses” depende da boa vontade dos autores de teses e outros trabalhos científicos. A estes fazemos um apelo no sentido de nos enviarem logo esse material e antecipadamente agradecemos sua valiosa colaboração.

Creative Commons License Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.