Acessibilidade / Reportar erro

ESTUDO PRELIMINAR SOBRE A INFLUÊNCIA DA ORIENTAÇÃO SISTEMATIZADA AO PACIENTE QUE SERÁ SUBMETIDO AO ESTUDO HEMODINÂMICO

Texto completo disponível em PDF.

ANEXO

ORIENTAÇÃO DADA PELA ENFERMEIRA AOS PACIENTES QUE IRÃO SE SUBMETER AO ESTUDO HEMODINÂMICO

"O exame é simples, tem a duração de 30 a 40 minutos.

É feito pelo braço direito, na maioria das vezes, com anestesia local em adultos e geral em crianças.

É dada uma injeção na prEga do cotovelo do braço direito, ou outro local onde será feito o exame, e injetado o anestésico. Quando está sendo injetado anestésico, sente-se um ardor no local.

Após isso, faz-se um pequeno corte para procurar uma veia ou uma artéria ou os dois, a depender do estudo que será feito. Esta veia fica junto de um nervo, que precisa ser separado, para evitar traumatismos. Quando está sendo feito isso, sente-se uma espécie de "choque" no local, mas de efeito passageiro.

Logo após se injeta uma medicação na veia para não formar coágulos na circulação durante o exame e o que se sente é um calor forte na mão.

É introduzido um cateter (sonda) e inicia-se o exame, injetando-se manualmente contraste nos locais em estudo. Durante, ou no final do exame, é feita uma ou mais injeções de contraste, sob alta pressão, que dará uma sensação de calor bem forte que dura 20 segundos

Durante todo o exame, o médico avisará o que irão sentir. A colaboração de vocês é de suma importância para o bem andamento e rapidez do exame. Para isso, ele solicitará:

- tossir, para eliminar mais rápido o contraste injetável;

- respirar fundo, segurar e respirar normal, para maior expansão do tórax e melhor visão do que está sendo feito;

- virar de um lado e do outro, para melhor visualização do coração.

As reações, que poderão sentir durante o exame e que são consideradas normais, são: náuseas, dor de cabeça, dor no peito (não muito forte), tontura.

Sentindo qualquer uma delas, avisar a pessoa que estiver mais próxima.

Ficarão com você em sala um médico e duas auxiliares de enfremagem.

A sala de exames possui vários aparelhos, com a finalidade de facilitar a realização do exame. São colocadas placas de metal nos braços e pernas, para controle de seu coração, através do ECG, durante toda a realização do exame.

Os aparelhos constam de: mesa giratória, com cabo manual, controlada pelo médico. Esta mesa se move para a frente, para trás e para os lados. O outro aparelho (polígrafo) registra o ECG e pressões. Há uma televisão onde se vê tudo o que está sendo feito. Acima de vocês, fica um tubo, que é a máquina filmadora.

Após o exame, deve-se fazer exercícios de abrir e fechar a mão e só dobrar o membro cateterizado após 2 horas.

Os senhores sairão da sala de maca e permanecerão 15 minutos no repouso, para observação de intercorrências. Após, são encaminhados para o quarto, ainda de maca e receberão alta no outro dia, às nove horas.

O relatório será entregue pela secretaria à tarde, a partir das 17 horas.

BOA SORTE."

Obs.: Para pacientes com dificuldades de entendimento, ou com conhecimentos anteriores, foram prestadas informações complementares, a partir da orientação dada. As orientações foram dadas em conjunto na sala de pré-exames.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA

  • 1
    FONTES, M. C. et alii. O trauma cirúrgico — importância da orientação pré-operatória.Rev. Bras. Enf., 33 (2): 194-200, 1980.
  • 2
    HORTA, W. A. Necessidades humanas básicas: considerações gerais. Enf. Nova Dimens., 1 (5) : 266-8, 1975.
  • 3
    KAMIYAMA, Y. O doente hospitalizado e sua percepção quanto a prioridade de seus problemas. São Paulo, 1972. (Tese de Doutoramento — Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo).
  • 4
    Assistência centrada na identidade social, aspectos psicossociais do cuidado de enfermagem ao paciente de hepatite infecciosa. São Paulo, 1979. (Tese de Livre Docência — Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo).
  • 5
    MASLOW, A. H. Motivation and personality. 2nd edition, New York, Harper & Row, 1970, 369 p.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jan-Mar 1982
Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br