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Experiência de integração docente assistencial na área de pediatria social desenvolvida em uma comunidade da periferia de São Paulo, abrangendo assistência, ensino e pesquisa

Resumos

O trabalho consiste em uma experiência de integração docente assistencial abrangendo assistência, ensino e pesquisa. Vem sendo realizado desde 1974 pelo grupo de professoras de Enfermagem Pediátrica do Departamento de Enfermagem da Escola Paulista de Medicina. A filosofia adotada é a do Prof. Robert Debré (fundador do Centro Internacional da Infância), que compreende "uma técnica individualizada e uma atitude que acompanha o gesto preventivo e curativo, resultando na assistência integral da criança". A metodologia aplicada, inclui técnicas científico - pedagógicas e de intervenção comunitária. A evolução do trabalho tem demonstrado melhoria do nível de saúde e social da comunidade. Como campo de estágio, vem oferecendo às alunas, ao longo dos anos, oportunidade de participação na assistência integral à criança e à família na comunidade, de implantação de novas áreas de assistência, participação em programas educativos e de vigilância epidemiológica e nutricional. O nível de atendimento tem sido verificado através da realização de pesquisas. O trabalho vem preenchendo os objetivos da OMS - Organização Mundial da Saúde -"Saúde para todos no ano 2000".


This work consists of an experience in the integration of teaching and practice, covering pratice, teaching and research. The experience was initiated in 1974 by a group of teachers of Pediatric Nursing of the Departament of Nursing of the Escola Paulista de Medicina. The philosophy adopted is that of Prof. Robert Debre (founder of the Centre international de l'Enfance) which entails "an individualized technique and an accompanying attitude in a preventative and curative gesture that results in the total care of the child". The methodology applied includes cientific-pedagogic and community intervention techniques. With the developemente of the work, there has been a demonstrated improvement in the level of health and social standing of the community. As a clinical setting, it has offered students over the years an oportunity to participate in total care of the child and family in the community, the development of new areas of care, educational programs, and epidemiological and nutritional surveillance. The level of assistance provided has been monitored via reserch projects. The work fultills the objectives of the World Health Organization (WHO) of "Health for all by the year 2000"


Experiência de integração docente assistencial na área de pediatria social desenvolvida em uma comunidade da periferia de São Paulo, abrangendo assistência, ensino e pesquisa

Marianna AugustoI; Esmeralda AugustoII; Maria Lúcia Menezes RégisII; Paulo Cobellis GomesII

IProfessora Doutorada, Chefe da Disciplina de Enfermagem Pediatrica do Departamento de Enfermagem da Escola Paulista de Medicina

IIProfessores Assistentes da Disciplina de Enfermagem Pediátrica do Departamento de Enfermagem da Escola Paulista de Medicina

SUMÁRIO

O trabalho consiste em uma experiência de integração docente assistencial abrangendo assistência, ensino e pesquisa. Vem sendo realizado desde 1974 pelo grupo de professoras de Enfermagem Pediátrica do Departamento de Enfermagem da Escola Paulista de Medicina. A filosofia adotada é a do Prof. Robert Debré (fundador do Centro Internacional da Infância), que compreende "uma técnica individualizada e uma atitude que acompanha o gesto preventivo e curativo, resultando na assistência integral da criança". A metodologia aplicada, inclui técnicas científico - pedagógicas e de intervenção comunitária. A evolução do trabalho tem demonstrado melhoria do nível de saúde e social da comunidade. Como campo de estágio, vem oferecendo às alunas, ao longo dos anos, oportunidade de participação na assistência integral à criança e à família na comunidade, de implantação de novas áreas de assistência, participação em programas educativos e de vigilância epidemiológica e nutricional. O nível de atendimento tem sido verificado através da realização de pesquisas.

O trabalho vem preenchendo os objetivos da OMS - Organização Mundial da Saúde -"Saúde para todos no ano 2000".

SUMMARY

This work consists of an experience in the integration of teaching and practice, covering pratice, teaching and research.

The experience was initiated in 1974 by a group of teachers of Pediatric Nursing of the Departament of Nursing of the Escola Paulista de Medicina. The philosophy adopted is that of Prof. Robert Debré (founder of the Centre international de l'Enfance) which entails "an individualized technique and an accompanying attitude in a preventative and curative gesture that results in the total care of the child".

The methodology applied includes cientific-pedagogic and community intervention techniques. With the developemente of the work, there has been a demonstrated improvement in the level of health and social standing of the community. As a clinical setting, it has offered students over the years an oportunity to participate in total care of the child and family in the community, the development of new areas of care, educational programs, and epidemiological and nutritional surveillance. The level of assistance provided has been monitored via reserch projects.

The work fultills the objectives of the World Health Organization (WHO) of "Health for all by the year 2000".

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BIBLIOGRAFIA:

Anexo 1

CURSO PARA GESTANTES E MÃES

CARGA HORÁRIA: 16 horas

CONTEÚDO:

1. Aparelho reprodutor feminino. Menstruação, fertilização, concepção, nidação.

2. Modificação do organismo materno durante o período gestacional. Desenvolvimento do feto.

3. Higiene da gravidez: higiene corporal, alimentação, vitaminas e ferro, vestuário,repouso, relação sexual, eliminações, varizes, hemorróidas, fumo, álcool, doenças, preparo dos mamilos.

4. Família - conceito, abrangência, valores, participação do pai e da família durante a gestação, o nascimento e na assistência domiciliar.

5. Preparo para a hospitalização: quando ir, o que levar; descrição da sala de parto, o que acontece na maternidade. Alojamento conjunto e berçário tradicional.

6. Preparo para o parto; período de dilatação, internação, progresso das contrações, exercício respiratório, expulsão e dequitação.

7. Cuidados imediatos ao recém-nascido e a mãe. Período puerperal: definição, duração, involução do organismo, cuidados gerais.

8. Cuidados com o recém-nascido no domicílio:

1- Higiene: demonstração de banho, higiene perineal, prevenção e cuidado das dermatites;

2- Vestuário:adequação ao clima, liberdade de movimentos, lavagem;

3- Aleitamento Materno

4- Estimulação

5- Sono

  • 1. AUGUSTO, M. et alii. - Comunidade Infantil - Creche. Guanabara - Koogan, Rio de Janeiro, 1979.
  • 2. DAVIDSON, F. Maguin, P. - Les Creches. Les Editions ESF. Paris, 1972.
  • 3. MANDE, R. Massae, N. P. Maciaux, M. - Pediatric Sociale. Flammarion. Paris, 1972.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Mar 2015
  • Data do Fascículo
    Mar 1983
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