Acessibilidade / Reportar erro

Expectativas do pessoal de enfermagem em relação às atividades de enfermagem exercidas pelo enfermeiro numa unidade de berçário de alto risco

Resumo

No presente estudo os autores analisam a expectativa do pessoal de enfermagem em relação às atividades executadas pelo enfermeiro numa unidade de berçário de alto risco. As atividades de enfermagem foram classificadas em 5 áreas: área básica, técnica, de organização, de comunicação e doméstica, cabendo aos enfermeiros, de acordo com os resultados obtidos, a execução prioritária das atividades da área técnica e organização, seguidas da de comunicação. Os autores demonstram, através das atividades executadas pelos enfermeiros e da expectativas do pessoal de enfermagem em relação aos mesmos, que o enfermeiro está assumindo cada vez mais a assistência direta ao recém-nascido de alto risco, ocorrendo assim, mudanças no seu papel tradicional - o do enfermeiro que assumia funções burocráticas bem definidas.


Expectativas do pessoal de enfermagem em relação às atividades de enfermagem exercidas pelo enfermeiro numa unidade de berçário de alto risco

Dulce Maria Vendruscolo de FreitasI; Oranice Ferreira CopedêII

IDocente da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP

IIEnfermeira-Chefe da Unidade de Berçário de Alto Risco - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP

RESUMO

No presente estudo os autores analisam a expectativa do pessoal de enfermagem em relação às atividades executadas pelo enfermeiro numa unidade de berçário de alto risco. As atividades de enfermagem foram classificadas em 5 áreas: área básica, técnica, de organização, de comunicação e doméstica, cabendo aos enfermeiros, de acordo com os resultados obtidos, a execução prioritária das atividades da área técnica e organização, seguidas da de comunicação.

Os autores demonstram, através das atividades executadas pelos enfermeiros e da expectativas do pessoal de enfermagem em relação aos mesmos, que o enfermeiro está assumindo cada vez mais a assistência direta ao recém-nascido de alto risco, ocorrendo assim, mudanças no seu papel tradicional - o do enfermeiro que assumia funções burocráticas bem definidas.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

1. FERREIRA-SANTOS, C.A. - A enfermagem como profissão. S. Paulo, Pioneira/Edusp, 1973.

2. MANZOLLI, M.C.; CARVALHO, E.C.; RODRIGUES, A.R.F. - Psicologia em Enfermagem - Sarvier, São Paulo, 1981.

3. RODRIGUES, A.R.F. - Teoria de papéis e Enfermagem: O papel do enfermeiro psiquiátrico em ambulatório. Ribeirão Preto, 1978. Tese (Mestrado) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP.

4. RODRIGUES, A.R.F. - Teorias de papéis: fundamentação geral para compreensão do desempenho do enfermeiro. In: MANZOLLI, M.C.; CARVALHO, E.C.; RODRIGUES, A.R.F. - Psicologia em Enfermagem. Sarvier ed., São Paulo, 1981.

5. FERREIRA-SANTOS, C.A.; MINZONI, M.A. - Estudo das atividades em quatro unidades de um hospital governamental. Revista Brasileira de Enfermagem, 21(5).Out. 1968,395.

6. SOUZA, A.M.J. de; LOZIER, H.; CARVALHO, J. F. de - Estudos de atividades de pessoal de enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, 21(5),Out.1968,442.

  • 1. FERREIRA-SANTOS, C.A. - A enfermagem como profissão. S. Paulo, Pioneira/Edusp, 1973.
  • 2. MANZOLLI, M.C.; CARVALHO, E.C.; RODRIGUES, A.R.F. - Psicologia em Enfermagem - Sarvier, São Paulo, 1981.
  • 3. RODRIGUES, A.R.F. - Teoria de papéis e Enfermagem: O papel do enfermeiro psiquiátrico em ambulatório. Ribeirão Preto, 1978. Tese (Mestrado) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP.
  • 4. RODRIGUES, A.R.F. - Teorias de papéis: fundamentação geral para compreensão do desempenho do enfermeiro. In: MANZOLLI, M.C.; CARVALHO, E.C.; RODRIGUES, A.R.F. - Psicologia em Enfermagem. Sarvier ed., São Paulo, 1981.
  • 5. FERREIRA-SANTOS, C.A.; MINZONI, M.A. - Estudo das atividades em quatro unidades de um hospital governamental. Revista Brasileira de Enfermagem, 21(5).Out. 1968,395.
  • 6. SOUZA, A.M.J. de; LOZIER, H.; CARVALHO, J. F. de - Estudos de atividades de pessoal de enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, 21(5),Out.1968,442.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Mar 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 1983
Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br