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Desnutrição: um problema de enfermagem de saúde pública - relato de experiência

Resumos

As autoras se propõem a mostrar a atuação da enfermeira de saúde pública num Posto de Assistência Médica da Divisão de Saúde da Comunidade da Secretaria de Higiene e Saúde da Prefeitura do Município de São Paulo, junto a 76 crianças, que apresentavam como características diversos graus de desnutrição, baixo peso e prematuridade, através de um programa de orientação individualizada, semanal ou quinzenal, conforme o caso.


The authoresses are intending to show the actuation of the public health nurse in a Medical Assistance Center of the "Divisão de Saúde da Comunidade da Secretaria de Higiene e Saúde da Prefeitura do Município de São Paulo" near 76 children that presented as characteristics different degrees of underfeeding, less weight and prematureness, through a program of individual orientation, weekly or fortnightly, as de case


Desnutrição - um problema de enfermagem de saúde pública - relato de experiência

Laís Birskis; Elisete Roncáglia de Carvalho

Enfermeiras da Prefeitura do Município de São Paulo - Secretaria de Higiene e Saude - Divisão de Saúde da Comunidade - Departamento Regional Centro Sul - DSC-5

RESUMO

As autoras se propõem a mostrar a atuação da enfermeira de saúde pública num Posto de Assistência Médica da Divisão de Saúde da Comunidade da Secretaria de Higiene e Saúde da Prefeitura do Município de São Paulo, junto a 76 crianças, que apresentavam como características diversos graus de desnutrição, baixo peso e prematuridade, através de um programa de orientação individualizada, semanal ou quinzenal, conforme o caso.

SUMMARY

The authoresses are intending to show the actuation of the public health nurse in a Medical Assistance Center of the "Divisão de Saúde da Comunidade da Secretaria de Higiene e Saúde da Prefeitura do Município de São Paulo" near 76 children that presented as characteristics different degrees of underfeeding, less weight and prematureness, through a program of individual orientation, weekly or fortnightly, as de case.

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BIBLIOGRAFIA

1. BENGOA, J.M - Malnutricion y desarrollo mental, Crônica de la OMS, 28(1):3-7,1974.

2. BURTON, B - Nutrição humana. Brasil, Editora Mcgraw - Hill do Brasil, 1979.

3. CHAVES, N - Nutrição básica e aplicada. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 1978.

4. DOCUMENTO BÁSICO DO PROGRAMA DE SAÚDE MATERNO-INFANTIL. Ministério da Saúde (Coordenação de proteção materno-infantil), 1975 (mimeografia).

5. FERRIANI, M.G.C, et al - Utilização de um leite em pó acidificado num programa de suplementação alimentar a crianças de zero a dois anos de idade. Rev. Bras. Enf.; DF 32:316-330,1979.

6. KRAUSE, M.V. et HUNSCHER, M.A. - Nutrición y dietética en clinica. México, Nueva Editorial Interamericna, 1975.

7. MARCONDES, E - Desnutrição. São Paulo, Savier, 1976.

8. - Desidratação e desnutrição em pediatria. São Paulo Savier, 1971.

9. MITCHELL, H.S. et al - Nutrição Rio de Janeiro Editora Interamericana Ltda. 1978.

10. PUFFER, R.R. et SERRANO, C.V. - Características de la mortalidade en la niñez. Informe de la Investigación Interamericana de la mortalidad en la niñez. Org. Panamer. de Saúde, 490 p.p., Washington, 1973.

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ANEXO II

ORIENTAÇÃO QUANTO A INTRODUÇÃO DE ALIMENTOS

PREPARO DO SUCO

- Suco de laranja: (com bagacinhos ajuda a "soltar o intestino")

• escolher uma laranja madura.

• lavar

• cortar ao meio

• espremer no coador sobre um copo bem lavado

• se for laranja lima, dar puro

• se for laranja pera ou bahia acrescentar água fervida e açúcar

• no 1.º dia dar uma quantidade correspondente a uma colher de chá

• aumentar a quantidade aos poucos até 100 g.

• suspender, se começar com diarréia

- Suco de cenoura:

• escolher uma cenoura fresca

• lavar

• raspar a casca com uma faca

• lavar novamente

• ralar

• espremer no guardanapo

• adoçar ou não, de acordo com o gosto da criança

• no primeiro dia dar uma quantidade correspondente a uma colher de chá.

• aumentar a quantidade aos poucos

• suspender, se a criança apresentar alguma reação

- Suco de tomate:

• escolher um tomate maduro; lavar muito bem; cortar em pedaços

• passar no coador ou peneira

• adoçar ou não

• no primeiro dia dar uma quantidade correspondente a uma colher de chá

• aumentar a quantidade aos poucos

• suspender, se a criança apresentar alguma reação

ANEXO III

- Papa de Fruta - Escolher frutas da época

Maçã: (é mais obstipante)

• lavar

• cortar ao meio

• raspar com uma colherinha

• dar no primeiro dia uma quantidade correspondente a uma colher de chá

• aumentar aos poucos (até uma inteira)

BANANA: nanica ou maçã de acordo com o funcionamento do intestino da criança (banana maçã "prende o intestino").

• escolher uma banana madura,

• cortar um pedaço num pires

• amassar com garfo até espumar

• no primeiro dia dar uma quantidade correspondente a uma colher de chá

• aumentar aos poucos até dar uma banana

OUTRAS FRUTAS: rnamão, pera, abacate

• iniciar da mesma forma, ás colheradas

• variar as frutas, à medida da adaptação do intestino

• oferecer uma fruta de cada vez

ANEXO IV

GEMA DE OVO

• cozinhar um ovo durante 15 minutos em água

• retirar somente a gema em um pratinho

• cortar a gema em quatro partes

• no primeiro dia começar com 1/4 da gema amassada ou misturada na sopinha. (dar o restante do ovo as outras crianças da casa)

• após uma semana aumentar mais 1/4 ou seja, dar meia gema e assim, cada semana aumentar mais, até completar uma gema inteira.

OBS.: Se a criança apresentar alguma reação alérgica a qualquer alimento introduzido, este deve ser suspenso imediatamente e relatar ao médico quando retornar à consulta.

SOPA DE LEGUMES:

• Cozinhar em um litro de água 100 g. de carne magra (ou músculo) cortado em pedaços. Substituir aos poucos por frango, peixe, fígado, caldo de feijão.

• Descascar uma batata e lavar. Lavar uma cenoura pequena ou um pedaço dela, se for muito grande.

• Cortar em pedacinhos.

• Colocar na panela.

• Acrescentar uma pitadinha de sal.

• Pode acrescentar uma colherinha de manteiga ou margarina.

• Tampar e deixar cozinhar em fogo brando até amolecer (a água deve estar quase seca).

• Retirar a batata e a cenoura num pratinho e amassar com garfo.

• No primeiro dia dar uma quantidade correspondente a uma colher de chá.

• Aumentar aos poucos nos próximos dias.

• Após uns três dias, se a criança nada apresentar, acrescentar uma verdura e ir variando, contendo sempre que possível hortaliças de cor avermelhada e de cor verde.

Completar a refeição com leite.

  • 1. BENGOA, J.M - Malnutricion y desarrollo mental, Crônica de la OMS, 28(1):3-7,1974.
  • 2. BURTON, B - Nutrição humana. Brasil, Editora Mcgraw - Hill do Brasil, 1979.
  • 3. CHAVES, N - Nutrição básica e aplicada. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 1978.
  • 4. DOCUMENTO BÁSICO DO PROGRAMA DE SAÚDE MATERNO-INFANTIL. Ministério da Saúde (Coordenação de proteção materno-infantil), 1975 (mimeografia).
  • 5. FERRIANI, M.G.C, et al - Utilização de um leite em pó acidificado num programa de suplementação alimentar a crianças de zero a dois anos de idade. Rev. Bras. Enf.; DF 32:316-330,1979.
  • 7. MARCONDES, E - Desnutrição. São Paulo, Savier, 1976.
  • 8. - Desidratação e desnutrição em pediatria. São Paulo Savier, 1971.
  • 9. MITCHELL, H.S. et al - Nutrição Rio de Janeiro Editora Interamericana Ltda. 1978.
  • 10. PUFFER, R.R. et SERRANO, C.V. - Características de la mortalidade en la niñez. Informe de la Investigación Interamericana de la mortalidad en la niñez. Org. Panamer. de Saúde, 490 p.p., Washington, 1973.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Mar 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 1983
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