Acessibilidade / Reportar erro

O professor de enfermagem: atuação em campo clínico

Resumos

O estudo procurou averiguar a opinião dos estudantes de enfermagem a respeito de determinados papéis desempenhados pelos professores em campo clínico, a fim de saber qual destes mais influencia na sua aprendizagem. Os três papéis escolhidos - Orientador Facilitador e Modelo - fundamentam-se nas três seguintes teorias: Bloom. Rogers e Bandura Os résultados entretanto, mais acentuada no grupo de estudantes que se acham nos últimos períodos do curso.


The study was to verify the students' opinions to the role of nursing teacher in clinical situacion, to know what is the most important in learning: orientation, facilitator and as a model as preconized by Bloom, Rogers and Bandura. The results described the teacher as a model, and it is predominant among the students of the last period of the course.


ARTIGO CIENTÍFICO

O professor de enfermagem - atuação em campo clínico

Marie Germaine Claire Lanthier

Professor Adjunto, UFMA COREn-MA 013502

RESUMO

O estudo procurou averiguar a opinião dos estudantes de enfermagem a respeito de determinados papéis desempenhados pelos professores em campo clínico, a fim de saber qual destes mais influencia na sua aprendizagem. Os três papéis escolhidos - Orientador Facilitador e Modelo - fundamentam-se nas três seguintes teorias: Bloom. Rogers e Bandura Os résultados entretanto, mais acentuada no grupo de estudantes que se acham nos últimos períodos do curso.

ABSTRACT

The study was to verify the students' opinions to the role of nursing teacher in clinical situacion, to know what is the most important in learning: orientation, facilitator and as a model as preconized by Bloom, Rogers and Bandura. The results described the teacher as a model, and it is predominant among the students of the last period of the course.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

ANEXO 1 ANEXO 1

  • BANDURA, A. Aprendizagem social e imitação: teoria da modelagem. In: SAHAKIAN, W. S. Aprendizagem: sistemas, modelos e teorias2. ed. Rio de Janeiro, Interamericana, 1980. cap. 8 p. 261 - 73.
  • ______. Modificação do comportamento Rio de Janeiro, Interamericana, 1979. 390 p.
  • ______. & WALTERS, R. H. Aprendizaje social y desarrollo de la personalidad Madrid, Alianza 1978. 293 p.
  • BLOOM, B. S. Características humanas e aprendizagem escolar: uma concepção revolucionária para o ensino Rio de Janeiro, Globo, 1981. 306 p.
  • CAMPOS, H. de. Estatística experimental não para-métrica 3. ed. Piracicaba, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, 1979. p. 228 - 36.
  • CARVALHO, A. C. de. A doente de enfermagem como modelo a ser imitado. Rev. Bras. Enf., Rio de Janeiro, 26(6): 527 - 31, out./dez. 1973.
  • DI LASCIO, C. M. D. S. Integração do recém-graduado na vida profissional. Rev. Bras. Enf., Rio de Janeiro, 23 (3/6): 57 - 72, jul./dez. 1970.
  • KRAMER, M. O conceito de modelo como estratégia de ensino. Rev. Esc. Enf. USP, São Paulo, 7 (2): 225 - 41, ago. 1973.
  • DAUEN, K. C. The clinical instructor as Role Model. J. Nurs. Educ. Thorofare, 13 (3): 33 - 40. Aug. 1974.
  • RODRIGUES, A. R. P. Teoria de papéis e enfermagem: o papel do enfermeiro psiquiátrico em ambulatório. Ribeirão Preto, 1978. 169 p. (Dissertação de Mestrado - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP).
  • ROGERS, C. R. Liberdade para aprender 4. ed. Belo Horizonte, Interlivros, 1978. 330 p.
  • SIEGEL, S. Estatística não paramétrica para as ciências do comportamento São Paulo, Mc Graw-Hill do Brasil, 1975. p. 189 - 96.

ANEXO 1

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Mar 2015
  • Data do Fascículo
    Mar 1984
Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br