Acessibilidade / Reportar erro

Sociodrama com estudantes de enfermagem de saúde pública

Resumos

O presente estudo expõe uma experiência com um grupo de estudantes do quarto ano de enfermagem, Habilitação em Saúde de Ribeirão Preto Pública da Escola USP, no qual por meio da técnica do sociodrama, procurou-se identificar as necessidades e conflitos mais freqüentes vivenciados por este grupo. Foram realizados dois grupos: grupo experimental (sociodrama) e grupo controle (verbal). Como resultado constatou-se er o sociodrama uma técnica facilitadora da expressão de emoções suprimidas ou recalcadas, enquanto o grupo verbal tendeu a intelectualizações. Em ambos os grupos evidenciaram-se importantes temas ligados à problemática desta população, neste estágio de formação, caracterizando-a como uma população de alto risco portanto sujeita a estados de crise e conseqüentes desequilíbrios emocionais.


The authors present a experiment fulfiled with nursing fourth grade students In Public Health Habilitation. The technique used was the sociodrama through which they proposed to identify the needs and conflicts often shown by this group of university students. The population of 333 students were divided In two groups: experimental (sociodrama) and control (verbal) The results showed sociodrama confirmed as a facilitating technique for cathartic expression of suppressed or repressed emotions. The verbal group tended to intelectualizaons. In both qroups Important themes about the problems of this population were attested. This population, because of its conflicts, may be defined as a high risk population and therefor threatened by crises and consequent emotional disturbances.


ARTIGO CIENTÍFICO

Sociodrama com estudantes de enfermagem de saúde pública

Maria Helena Pessini de OliveiraI; Edna PaciênciaII; Flávio Fortes D'AndréaIII

IProfessor Assistente do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP. COREn-SP 5888

IIProfessor Assistente do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP, COREn 7265

IIIProfessor Adjunto do Departamento de Neuropsiquiatria e Psicologia Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP

RESUMO

O presente estudo expõe uma experiência com um grupo de estudantes do quarto ano de enfermagem, Habilitação em Saúde de Ribeirão Preto Pública da Escola USP, no qual por meio da técnica do sociodrama, procurou-se identificar as necessidades e conflitos mais freqüentes vivenciados por este grupo. Foram realizados dois grupos: grupo experimental (sociodrama) e grupo controle (verbal). Como resultado constatou-se er o sociodrama uma técnica facilitadora da expressão de emoções suprimidas ou recalcadas, enquanto o grupo verbal tendeu a intelectualizações. Em ambos os grupos evidenciaram-se importantes temas ligados à problemática desta população, neste estágio de formação, caracterizando-a como uma população de alto risco portanto sujeita a estados de crise e conseqüentes desequilíbrios emocionais.

ABSTRACT

The authors present a experiment fulfiled with nursing fourth grade students In Public Health Habilitation. The technique used was the sociodrama through which they proposed to identify the needs and conflicts often shown by this group of university students. The population of 333 students were divided In two groups: experimental (sociodrama) and control (verbal) The results showed sociodrama confirmed as a facilitating technique for cathartic expression of suppressed or repressed emotions. The verbal group tended to intelectualizaons. In both qroups Important themes about the problems of this population were attested. This population, because of its conflicts, may be defined as a high risk population and therefor threatened by crises and consequent emotional disturbances

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • 1. D'ANDREA, F. F. Psicodrama com estodiantes de medicina: la crisis de identidad. Educ. Med. Salud, Washington, 5 (3): 221-235, 1971.
  • 2. HINSIE, L. E. & CAMPBELL, R. J. J. Psichiatry dicionary 4. ed. New York, Oxford University Press, 1970.
  • 3. MORENO, J. L. Who shall survive? New York, Beacon House, 1953.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Mar 2015
  • Data do Fascículo
    Mar 1984
Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br