Resumos
As autoras propõem um instrumento de avaliação para atividades práticas a serem desenvolvidas por estudantes de graduação em enfermagem na área de Saúde Pública, tendo por base a teoria de Hildegard Peplau, e a concepção teórica de Imogene King. O objetivo principal é fundamentar a elaboração de um roteiro de orientação e supervisão para estudantes em centros de saúde, norteado por uma metodologia científica de assistência de enfermagem.
The authors suggest an evaluation instrument for practical activities developed by nursing students acting on the public health area. Their worl is based on Hildegard Peplau's theory and Imogene King's theoretical concept. It's main objective is to structure guiding and supervising directions for students in health centers, established on scientific methodology in nursing assistance.
ARTIGO DE ATUALIZAÇÃO
Uma proposta de avaliação de estudantes de enfermagem baseada nas teorias de Peplau e King
Florence Romijn Tocantins; Marlisete Reid Begossi
Auxiliares de Ensino do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Curso de Enfermagem, UNI-RIO. Mestrandas do Curso de Mestrado em Ciências de Enfermagem do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, UNI-RIO
RESUMO
As autoras propõem um instrumento de avaliação para atividades práticas a serem desenvolvidas por estudantes de graduação em enfermagem na área de Saúde Pública, tendo por base a teoria de Hildegard Peplau, e a concepção teórica de Imogene King. O objetivo principal é fundamentar a elaboração de um roteiro de orientação e supervisão para estudantes em centros de saúde, norteado por uma metodologia científica de assistência de enfermagem.
ABSTRACT
The authors suggest an evaluation instrument for practical activities developed by nursing students acting on the public health area. Their worl is based on Hildegard Peplau's theory and Imogene King's theoretical concept. It's main objective is to structure guiding and supervising directions for students in health centers, established on scientific methodology in nursing assistance.
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text available only in PDF format.
Clique para ampliar
Clique para ampliar
- 1. ANDRADE, O. A, & ADAMI, N. P. Configuração das funções da enfermeira de saúde pública: modelo programático de preparo requerido para o exercício dessas funções. Enf. Novas Dimens., São Paulo, 2(6): 308-318, 1976.
- 2. CASTILHO, M. T. J. Avaliação do rendimento escolar. Educação, Brasília, 4 (16): 24-35, 1975.
- 3. CHADWICK, C. B. & ROJAS, A. M. Tecnologia educacional e desenvolvimento curricular Rio de Janeiro, ABT, 1980.
- 4. GEORGE, J. Nursing theories: The base for professional nursing practice New Jersey, Prentice Hall, 1980.
- 5. NOGUEIRA, M. J. de C. Subsídios para descrição do conteúdo global da ocupação "Enfermeira de Saúde Pública". Enf. Novas Dimens., São Paulo, 1 (3): 119-125, 1975.
- 6. TURRA, C. M. G. et alii. Planejamento de ensino e avaliação 9. ed. Porto Alegre, PUC-EMMA, 1975.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
04 Mar 2015 -
Data do Fascículo
Mar 1984