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Supervisão do auxiliar de saúde em programa de assistência primária à saúde

Resumos

As autoras enfatizam a Importância da supervisão no processo administrativo envolvendo aspectos educativos, de controle e de avaliação. Destacam que nos programas de assistência primária à saúde a supervisão contribui para a manutenção de padrões aceitáveis da assistência prestada à clientela e para o desenvolvimento profissional. Com base em experiências vivenciadas no PROJETO VITÓRIA da Universidade Federal de Pernambuco, descrevem as áreas de atividades e o perfil do Auxiliar de Saúde e a tentativa de encontrar um modelo de supervisão do trabalho realizado pelos mesmos, que operam em várias localidades, com a utilização da auto-avaliação da execução de tarefas, mediante a técnica de entrevista, orientada por uma listagem das tarefas. Dão informações sobre o recrutamento, seleção e treinamento, bem como apresentam os resultados da auto-avaliação e sugestões para implementação da supervisão e de programas de reciclagem do Auxiliar de Saúde.


The authors emphasize the importance of supervision in administrative process including education, control and evaluation. The supervision in the primary assistance program helps to maintain acceptable standards of assistance to pooulation and to professional development. They describe their experience as a member of Vitória Project, the activities and role of health aid and the attempt to obtain a supervision model to be used in distinct local. Thev use auto-evaluation, interview and a task list. They showed information about recruitment, selection and training aids, evaluation results and suggestions to implant this kind of program


ARTIGO CIENTÍFICO

Supervisão do auxiliar de saúde em programa de assistência primária à saúde

Maria Nilda de AndradeI; Eloine Alencar Queiroz de OliveiraII

IProfessor Adjunto do Departamento de Enfermagem/CCS/UFPE e Coordenadora Assistente de Enfermagem do Projeto Vitória. COREn-PE 52

IIEnfermeira do Projeto Vitória/UFPE. COREn-PE 20733

RESUMO

As autoras enfatizam a Importância da supervisão no processo administrativo envolvendo aspectos educativos, de controle e de avaliação. Destacam que nos programas de assistência primária à saúde a supervisão contribui para a manutenção de padrões aceitáveis da assistência prestada à clientela e para o desenvolvimento profissional. Com base em experiências vivenciadas no PROJETO VITÓRIA da Universidade Federal de Pernambuco, descrevem as áreas de atividades e o perfil do Auxiliar de Saúde e a tentativa de encontrar um modelo de supervisão do trabalho realizado pelos mesmos, que operam em várias localidades, com a utilização da auto-avaliação da execução de tarefas, mediante a técnica de entrevista, orientada por uma listagem das tarefas. Dão informações sobre o recrutamento, seleção e treinamento, bem como apresentam os resultados da auto-avaliação e sugestões para implementação da supervisão e de programas de reciclagem do Auxiliar de Saúde.

ABSTRACT

The authors emphasize the importance of supervision in administrative process including education, control and evaluation. The supervision in the primary assistance program helps to maintain acceptable standards of assistance to pooulation and to professional development. They describe their experience as a member of Vitória Project, the activities and role of health aid and the attempt to obtain a supervision model to be used in distinct local. Thev use auto-evaluation, interview and a task list. They showed information about recruitment, selection and training aids, evaluation results and suggestions to implant this kind of program.

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Full text available only in PDF format.

ANEXO 1

Programa de Treinamento do Auxiliar de Saúde*

1. Modalidade trata-se de treinamento teórico-prático para pessoal de nível elementar.

2. Caracterização do treinando - pessoal de nível elementar, recrutado na área programática do Projeto Vitória.

3. Objetivo - "contribuir à aquisição de conhecimentos e ao desenvolvimento de aptidões e habilidades dos treinandos para a execução de ações simplificadas de saúde na assistência primária"9,10.

4. Pré-requisitos para recrutamento e inscrição:

Sexo - ambos os sexos

Idade - 18 anos ou mais

Saúde - sanidade física e mental

Escolaridade - que saiba ler e escrever

Residência - local da futura atuação

Habilitação civil - apresentação de certidão de nascimento, casamento, carteira de identidade, profissional ou título de eleitor.

Aptidões e habilidades - iniciativa, objetividade, disposição à mudança, relacionamento e liderança.

5. Execução:

Recrutamento e seleção inicial - nas comunidades locais;

Inscrição: na sede regional do Projeto ou nas Unidades de Saúde dos municípios; coordenação e acompanhamento - Subprograma de Desenvolvimento de Recursos Humanos e do Trabalho Comunitário e Setor de Enfermagem;

Supervisão e avaliação pedagógica - setor de enfermagem;

Duração do Curso - 3 meses

Carga horária: total - 360 horas

mensal - 120 horas

semanal - 30 horas

Locais do treinamento - Hospital João Murilo de Oliveira e Postos de Saúde.

Clique para ampliar

  • 1.ADAMI, N. P. Avaliação de desempenho do pessoal de enfermagem de saúde pública. Enf. Novas Dimens., 3 (5): 267-74, set./out. 1977.
  • 2.ANDRADE, Maria Nilda de & FERREIRA LIMA, Maria Lúcia. "O Projeto Vitória": a experiência da Universidade Federal de Pernambuco. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM, Belém, 1978. Anais. Brasília, Comissão de Publicações e Divulgação da Associação Brasileira de Enfermagem, 1978. p. 77-87.
  • 3.BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria Nacional de Ações Básicas de Saúde. Guia de supervisão em estabelecimento de saúde. Brasília, Centro de Documentação do Ministério da Saúde, 1981.
  • 4.FONSECA, R. M. G. S. et alii. Supervisão em enfermagem de saúde pública. Enf. Novas Dimens., São Paulo, 2 (5): 265-71, nov. 1976.
  • 5.LABORATÓRIO DE ENSINO SUPERIOR DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Planejamento e organização do ensino 3.Ş ed. Porto Alegre, Globo, 1977. 398 p.
  • 6. MARQUES,. J. C. Paradigma para análise do ensino: um estudo dos componentes fundamentais de programas de educação . Porto Alegre. Globo, 1977. 275 p.
  • 7. RODRIGUES, B. da A. Fundamentos de administração sanitária 2. ed. Brasília, 1979. 387 p.
  • 8. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Projeto Vitória: Programa de assistência primária à saúde Recife, 1976. 6 p. (mimeografado).
  • 9. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Projeto Vitória: programa de treinamento do auxiliar de saúde Recife, 1978. 52 p. (mimeografado).
  • 10. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Projeto Vitória: Programa de treinamento do auxiliar de saúde Recife, 1980. 35 p. (mimeografado).

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Mar 2015
  • Data do Fascículo
    Jun 1984
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