SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue2O núcleo de assistência técnica - NAT/UFF - seu papel na modernização técnico-administrativa dos hospitais de ensinoA responsabilidade legal do enfermeiro author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167

Rev. bras. enferm. vol.38 no.2 Brasília Apr./June 1985

http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71671985000200009 

ARTIGO DE ATUALIZAÇÃO

 

O ensino de introdução à ciência da enfermagem e fundamentos de enfermagem em um currículo integrado - a experiência da escola de enfermagem Ana Néri da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEAN/UFRJ)

 

 

Suely de Souza Baptista; Maria de Lourdes Moreira Pereira; Jussara Sauthier

Professoras da Escola de Enfermagem Ana Néri/RJ

 

 


RESUMO

O trabalho constitui um estudo sobre o ensino da Introdução para Ciência da Enfermagem e Fundamentos de Enfermagem em um currículo integrado, desenvolvido de forma experimental pela EEAN/UFRJ. O enfoque principal deste programa de ensino é a reorganização das experiências curriculares visando favorecer o preparo do aluno face às novas características da prática profissional, preparando-o, deste modo, para uma atuação multidisciplinar e interdisciplinar. São evidenciadas as competências a serem alcançadas pelos alunos nas etapas do curso de graduação, sendo também apresentado em quadro demonstrativo do conteúdo da disciplina Fundamentos de Enfermagem e dos Planos Curriculares interdepartamentais.


ABSTRACT

This work is a study about the teaching of Nursing Science Introduction and Nursing Fundamental in an integrated curriculum developed in an experimental form by the Ana Nery Nursing School at the Federal University of Rio de Janeiro. The main approach this teaching program is the reorganization of the curricular experiences in order to benefit the students prepare regard to the new characteristics of the profissional practice and for their multidisciplinar and interdisciplinar participation. The competences to be acquired by the students in the stages of the graduation course are showed. Moreover, the content program of Nursing Fundamental and the interdepartamental curricular plan are presented.


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. CARVALHO, V. Sobre o projeto para aplicação de uma nova metodologia ao processo ensino-aprendizagem - uma experiência de mudança curricular da Escola de Enfermagem Ana Néri. Apresentado ao Comitê de Ensino de Graduação, do 349 Congresso Brasileiro de Enfermagem, Porto Alegre, 24 a 29 de out. de 1982. Porto Alegre, ABEn. 1982.         [ Links ]

2. ______. & CASTRO. I. B. Das pontes necessárias à articulação da graduação com a pós-graduação na Escola de Enfermagem Ana Néri - uma crítica da situação vigente: conjeturas e proposições. In: SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO DOS 10 ANOS DO CURSO DE MESTRADO DA ESCOLA DE ENFERMAGEM ANA NÉRI DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO, 1983. Mimeografado.         [ Links ]

3. ______. et alii. Um Projeto de mudança curricular no ensino de enfermagem em nível de graduação que favorece aos propósitos emergentes da prática profissional. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM, 30.. Belém, 16 a 22 de julho de 1978. Anais... Belém, ABEn, 1978. p. 117-39.         [ Links ]

4. LACORTE, M.L. et alii. Inovações no ensino de enfermagem da Escola Ana Néri: desenvolvimento da 1. unidade curricular "a criança" a escola e eu. Rev. Bras. Enf, Brasília, 33(1):33-53, jan./ mar. 1980.         [ Links ]

5. LEAVELL, H.R. & CLARK, E.G. Medicina preventiva. São Paulo, McGraw-Hill do Brasil, 1977.         [ Links ]

6. TYRREL, M.R. & SOUZA M.L.F. A prática do seniorato nas habilitações de enfermagem medico-cirúrgica e obstetrícia da EEAN. Enferm. Moderna, Rio de Janeiro, 2(3):21-30, jul./set. 1984.         [ Links ]

 

 


Clique aqui para ampliar

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License