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Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167

Rev. bras. enferm. vol.38 no.2 Brasília Apr./June 1985

http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71671985000200011 

ARTIGO DE ATUALIZAÇÃO

 

Novas abordagens no ensino de enfermagem fundamental: experiência docente no ensino da ética profissional

 

 

Therezinha Teixeira VieiraI; Darci Santa Rosa de OlivaII

IProfessor Titular da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia
IIProfessor Assistente da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia

 

 


RESUMO

O trabalho apresenta alguns dados históricos do ensino da ética na Escola de Enfermagem da UFBA e situa a disciplina Exercício de Enfermagem e Deontologia no Currículo atual desta Escola. São explicitados o marco conceituai, os objetivos, o conteúdo programático, as estratégias utilizadas e o processo de avaliação. Após as conclusões, são feitas recomendações consideradas adequadas ao assunto.


ABSTRACT

Some historical data of Ethics teaching in the Nursing School of the Federal University of Bahia are presented in this work. Moreover, the nursing exercise and deon tology discipline in actual curriculum this school are located. The conceptual starting point, the objectives, the program content, the strategies that are utilized and the evaiuation process are explicited. After the conclusions some recomendations considering adequated to the subject were made.


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM. Códigos de deontologia de enfermagem, processo ético, transgressões e penalidades. Brasília, 1978.         [ Links ]

2. ______. Documentos básicos do COFEN. Rio de Janeiro. 1983.         [ Links ]

3. COORDENADORIA ECUMÊNICA DE SERVIÇO. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Salvador, 1981.         [ Links ]

4. GELAIN, Y. Deontologia e enfermagem. São Paulo. EPV, 1983.         [ Links ]

5. VASQUEZ, A.S. Ética 2. ed. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1975.         [ Links ]

6. VIEIRA, T.T. et alii. Evolução história do currículo da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bailia. Rev. Baiana de Enf., Salvador, 1(1):73-89,1983.

 

 

Obs.: Além da bibliografia citada, foram consultados o Plano de Curso e o Programa de disciplinas ministradas na Escola de Enfermagem da UFBa, de 1942 a 1984 - Ética, Ética e História da Enfermagem, Ajuntamento profissional (conteúdo de Ética), Problemática da Enfermagem e Exercício de Enfermagem e Deontologia.

 

 

ANEXO I

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE ENFERMAGEM DEPTº DE ENFERMAGEM MÉDICO CIRÚRGICA E ADM. DE ENFERMAGEM DISCIPLINA: EXERCÍCIO DE ENFERMAGEM E DEONTOLOGIA

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UNIDADE I - A ENFERMAGEM, A ÉTICA, A MORAL E A LEI JURÍDICA NUM CONTEXTO SÓCIO-HISTÓRICO:

1 - MORAL E HISTÓRIA

- Caráter Histórico da Moral

- Mudanças Histórico-Sociais e Mudanças Morais

2 - PROBLEMAS ÉTICOS E MORAIS

3 - A ENFERMAGEM E OS DIREITOS HUMANOS

- Direitos e Deveres na Vida Humana

- Direitos Universais do Homem

4 - A ENFERMAGEM E A LEI JURÍDICA E MORAL

Carga Horária: 09 horas

UNIDADE II - DEONTOLOGIA EM ENFERMAGEM E EXERCÍCIO PROFISSIONAL:

1 - LEGISLAÇÃO DA ATIVIDADE PROFISSIONAL EM ENFERMAGEM

- Objetivos

- Principais Leis

2 - CÓDIGOS NORMATIVOS DA PROFISSÃO

2.1 - Código de Deontologia em Enfermagem

- Aspectos Jurídicos e Morais

- Conteúdo:

. Responsabilidades Fundamentais do Enfermeiro

. Exercício Profissional

. Enfermeiro perante a Classe

. Enfermeiro perante os Colegas e demais Membros da Equipe de Saúde

. O Enfermeiro e Sociedade

2.2 Código de Processo Ético

2.3 Código de Infrações e Penalidades

3 - O etlios da atividade científica de enfermagem

Carga Horária: 36 horas

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