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Retrospectiva das publicações de pesquisas realizadas sobre educação em enfermagem: 1947-1981

Resumos

A proposta deste estudo é verificar o espaço que o tema Educação em Enfermagem enquanto objeto de investigação ocupa no total das divulgações veiculadas pela Associação Brasileira de Enfermagem - ABEn. As fontes de informação utilizadas foram os Congressos Brasileiros de Enfermagem e a Revista Brasileira de Enfermagem, por julgarmos veículos de informações confiáveis. Os autores utilizaram esse material para verificar o grau de interesse dos profissionais de enfermagem nesse objeto de pesquisa, desenvolvendo um levantamento retrospectivo dessas divulgações através dos mencionados congressos e revistas. O período analisado foi de 1947 a 1981. Como resultados parciais, de um total de 761 trabalhos divulgados nos congressos, 124 (16,29%) versam sobre o tema Educação em Enfermagem, distribuídos nas mais diversas categorias, a saber: educação formal, formação do aluno, metodologia do ensino, formação do professor, diversas disciplinas do currículo de graduação e integração ensino-serviço.


The aim of this study is to find out the space occupied by the theme "Nursing Education" as an investigation subject matter on the totality of Brazilian Nursing Association's publications. The information sources used were: Brazilian Nursing Meetings and the Brazilian Nursing Journal, which were considered reliable. The authors used that material to find out the interest degree of nurses about this research subject, developing a retrospective survey of the Meetings and Journals referred before. The period verified was from 1947 to 1981. As partial results we have: from a totality of 761 research works presented in the Meetings, 124 (16,29%) deal with Nursing Education. They were classified in different classes: formal education, learner preparation, teaching methods, teacher training, undergraduate curriculum disciplines and teaching-service integration.


ARTIGO CIENTÍFICO

Retrospectiva das publicações de pesquisas realizadas sobre educação em enfermagem - 1947-1981

Márcia Caron RuffinoI; Dulce Maria Vendrúscolo de FreitasI; Lisete Diniz Ribas CasagrandeII

IDocente da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

IIDocente do Departamento de Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

RESUMO

A proposta deste estudo é verificar o espaço que o tema Educação em Enfermagem enquanto objeto de investigação ocupa no total das divulgações veiculadas pela Associação Brasileira de Enfermagem - ABEn. As fontes de informação utilizadas foram os Congressos Brasileiros de Enfermagem e a Revista Brasileira de Enfermagem, por julgarmos veículos de informações confiáveis. Os autores utilizaram esse material para verificar o grau de interesse dos profissionais de enfermagem nesse objeto de pesquisa, desenvolvendo um levantamento retrospectivo dessas divulgações através dos mencionados congressos e revistas. O período analisado foi de 1947 a 1981. Como resultados parciais, de um total de 761 trabalhos divulgados nos congressos, 124 (16,29%) versam sobre o tema Educação em Enfermagem, distribuídos nas mais diversas categorias, a saber: educação formal, formação do aluno, metodologia do ensino, formação do professor, diversas disciplinas do currículo de graduação e integração ensino-serviço.

ABSTRACT

The aim of this study is to find out the space occupied by the theme "Nursing Education" as an investigation subject matter on the totality of Brazilian Nursing Association's publications. The information sources used were: Brazilian Nursing Meetings and the Brazilian Nursing Journal, which were considered reliable. The authors used that material to find out the interest degree of nurses about this research subject, developing a retrospective survey of the Meetings and Journals referred before. The period verified was from 1947 to 1981. As partial results we have: from a totality of 761 research works presented in the Meetings, 124 (16,29%) deal with Nursing Education. They were classified in different classes: formal education, learner preparation, teaching methods, teacher training, undergraduate curriculum disciplines and teaching-service integration.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    03 Mar 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 1985
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