Resumos
Este trabalho tem como finalidade analisar a formação do aluno de Enfermagem e as atribuições do enfermeiro no Programa de Assistência à Criança. Para se alcançar tal propósito, foi utilizado como referencial o currículo da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, nos itens pertinentes às disciplinas de enfermagem pediátrica e saúde pública confrontando com a portaria SSCG de 7/2/83 que regulamenta as atribuições do enfermeiro nas unidades de saúde do Estado de São Paulo. O tratamento é analítico, fundamentado em correntes filosóficas
This work has as finalty to analize the development of nursing students and their atributions in the Program for assistence to the cildren. For us to reach this purpose we use for reference the curriculum of de nursing course at the University of São Paulo in Ribeirão Preto. And in this curriculum we take out the subjects that correspond to the Pediatrical nursing and Public health and these subjects are confronted the followings responsabile departament that regulate the atributions of the nursing students in the healthy departments of the São Paulo state this study will be anal ¡tic, based in Filosofical corrents
ARTIGO DE ATUALIZAÇÃO
A formação do aluno de enfermagem e as atribuições do enfermeiro no programa de assistência à criança
Neide Marina Feijó; Renata Lúcia Gigante
Alunas do Curso de Graduação em Enfermagem - Habilitação em Enfermagem de Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
RESUMO
Este trabalho tem como finalidade analisar a formação do aluno de Enfermagem e as atribuições do enfermeiro no Programa de Assistência à Criança. Para se alcançar tal propósito, foi utilizado como referencial o currículo da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, nos itens pertinentes às disciplinas de enfermagem pediátrica e saúde pública confrontando com a portaria SSCG de 7/2/83 que regulamenta as atribuições do enfermeiro nas unidades de saúde do Estado de São Paulo. O tratamento é analítico, fundamentado em correntes filosóficas.
ABSTRACT
This work has as finalty to analize the development of nursing students and their atributions in the Program for assistence to the cildren. For us to reach this purpose we use for reference the curriculum of de nursing course at the University of São Paulo in Ribeirão Preto. And in this curriculum we take out the subjects that correspond to the Pediatrical nursing and Public health and these subjects are confronted the followings responsabile departament that regulate the atributions of the nursing students in the healthy departments of the São Paulo state this study will be anal ¡tic, based in Filosofical corrents.
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- 1. ALCÂNTARA, G. Preparo de enfermeiras para o campo de enfermagem em saúde pública, administração de enfermagem e ensino e supervisão da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Rev. Bras. Enf., Rio de Janeiro, 13 (2): 201-29, jun. 1960.
- 2. BRASIL. Leis, decretos, etc. Portaria SS.CG de 7-2-1983, que regulamenta as atribuições do enfermeiro no Centro de Saúde do Estado de São Paulo. Diário Oficial, Brasília, 19 de jan. de 1982.
- 3. CHAUI, M. O que é ideologia. 18. ed. São Paulo, Brasiliense, 1980.
- 4. FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 14. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1983. p.89-141.
- 5. PINHEIRO, M. R. S. A enfermagem no Brasil e em São Paulo. Rev. Bras. Enf., Rio de Janeiro, 15 (5). 432-78, out. 1962.
Datas de Publicação
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Publicação nesta coleção
03 Mar 2015 -
Data do Fascículo
Set 1986