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Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167

Rev. bras. enferm. vol.40 no.1 Brasília Jan./Mar. 1987

http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71671987000100005 

ARTIGOS

 

Pesquisa participante: metodologia pedagógica alternativa para enfermeiros*

 

 

Lélia Maria Madeira

Professora Assistente de Enfermagem da Escola de Enfermagem da UFMG

 

 


RESUMO

Através das etapas da pesquisa participante, considerando-se os princípios da ação democrática e utilizando-se da discussão em grupo, estudou-se a problemática da hospitalização da criança, com primeiro enfoque na admissão. A análise crítica do processo evolutivo da pesquisa mostrou que a vivência do processo educativo-participativo promoveu nos enfermeiros, seja individualmente ou como grupo social, uma progressiva ascensão de sua visão da realidade, com evidente superação de uma consciência ingênua, espontânea, para outra mais crítica, reflexiva, ainda que não se tenha atingido o nível desejado de uma consciência de classe.


ABSTRACT

In this paper, made up with a group of nurses from a governamental school hospital, the methodology used was that of the participating research, taking the praxis philosophy as a theoretic reference. The children hospitalization problem was discussed in the group throughout the principles of the democracy emphasising the admission. But other necessities arouse using the historical dialectical approaching. They will be studied continually. The critical analysis of the problem showed us that the nurses made a great progress individually or as a group, in their view of the reality. They gained a more reflexive and critical class conscience despite until begining.


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

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* Dissertação de mestrado apresentada à Escola de Enfermagem da USP. 1985.

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