Resumos
O trabalho é um análise de ensino teórico-prático da assistência de enfermagem no curso de graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte objetivando identificar 1) os elementos do conceito da assistência de enfermagem do curso, 2) os métodos de ensino da assistência e 3) os padrões de avaliação utilizados. A análise foi realizada com base nas reflexões de docentes representantes das disciplinas com conteúdo teóricoprático de assistência. Identificaram-se 1) desarticulações internas quanto aos conceitos, 2) desvinculação do ensino e prática da assistência nos serviços, e 3) falta de padrões de qualidade para avaliação da assistência, problemas estes oriundos da desintegração interdisciplinar e do ensino-serviço. Propõe-se uma colaboração docente-assistencial na definição conceituai, teórica e prática da assistência de enfermagem.
The study is an analysis of theory and practicum teaching of nursing care in the undergraduate program of the Federal University of Rio Grande do Norte. The objectives were to identify 1) the conceptual elements of nursing care in the program, 2) the teaching methods used, and 3) the criteria for quality evaluation of care. Professors who taught theory and practicum of nursing analysed their considerations related to the teaching and practice of nursing care expressed at discussion meetings. The results indicated a lack of internal integration, and between teaching and service characterized by 1) disarticulation of concepts, 2) lack of coherence between teaching and service and 3) lack of parameters, for the evaluation of care. Suggestions are made for collaboration of teaching and service professionals in defining their conceptual, theoretical, and practicum bases for care.
O ensino teórico-prático da assistência de enfermagem numa instituição de ensino - um estudo de reflexão* * Trabalho classificado em 1º lugar - Prêmio Wanda Horta - 41º CBEn - Florianópolis * As autoras agradecem às professoras Guiomar P. Barreto, Rita Ribeiro, Jussara Guerra, Oscarina Saraiva Coêlho e Suzana Maria Segundo Miranda pela colaboração dada no decorrer das discussões deste trabalho.
Bertha Cruz EndersI; Maria Elida Santos de SouzaII; Jacinta Maria Morais FormigaIII; Rejane Maria Paiva de MenezesIV
IEnfermeira - Doutora em Erifermagem (Ph.D) - Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
IIEnfermeira - Mestre em Enfermagem - Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
IIIEnfermeira - Professor Assistente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
IVEnfermeira - Professor Assistente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
RESUMO
O trabalho é um análise de ensino teórico-prático da assistência de enfermagem no curso de graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte objetivando identificar 1) os elementos do conceito da assistência de enfermagem do curso, 2) os métodos de ensino da assistência e 3) os padrões de avaliação utilizados. A análise foi realizada com base nas reflexões de docentes representantes das disciplinas com conteúdo teóricoprático de assistência. Identificaram-se 1) desarticulações internas quanto aos conceitos, 2) desvinculação do ensino e prática da assistência nos serviços, e 3) falta de padrões de qualidade para avaliação da assistência, problemas estes oriundos da desintegração interdisciplinar e do ensino-serviço. Propõe-se uma colaboração docente-assistencial na definição conceituai, teórica e prática da assistência de enfermagem.
ABSTRACT
The study is an analysis of theory and practicum teaching of nursing care in the undergraduate program of the Federal University of Rio Grande do Norte. The objectives were to identify 1) the conceptual elements of nursing care in the program, 2) the teaching methods used, and 3) the criteria for quality evaluation of care. Professors who taught theory and practicum of nursing analysed their considerations related to the teaching and practice of nursing care expressed at discussion meetings. The results indicated a lack of internal integration, and between teaching and service characterized by 1) disarticulation of concepts, 2) lack of coherence between teaching and service and 3) lack of parameters, for the evaluation of care. Suggestions are made for collaboration of teaching and service professionals in defining their conceptual, theoretical, and practicum bases for care.
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3______. op. cit., p. 68
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Datas de Publicação
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Publicação nesta coleção
26 Fev 2015 -
Data do Fascículo
Dez 1989