Acessibilidade / Reportar erro

Trabalho noturno: o que pensam os trabalhadores de enfermagem das suas condições de trabalho

RESUMOS DE TESES

Trabalho noturno: o que pensam os trabalhadores de enfermagem das suas condições de trabalho

Francisca Heronildes Patrício Caetano

Faculdade de Enfermagem. Departamento de Fundamentos de Enfermagem. Área de Administração de Enfermagem

TRABALHO NOTURNO: O QUE PENSAM OS TRABALHADORES DE ENFERMAGEM DAS SUAS CONDIÇÕES DE TRABALHO - Francisca Heronildes Patrício Caetano - Tese de Livre Docência - UERJ - Faculdade de Enfermagem. Departamento de Fundamentos de Enfermagem. Area de Administração de Enfermagem. 1989.

Estudou-se um grupo de enfermagem composto das categorias: enfermeiros, técnicos, auxiliares e atendentes de enfermagem de instituição hospitalar que trabalha no horário noturno, com regime de trabalho 12x60 horas, em Belo Horizonte, Minas Gerais, no período de março - junho de 1988. O trabalho teve como objetivo identificar o que pensam os trabalhadores de enfermagem sobre as condições do trabalho noturno. Para maior compreensão do fenômeno em estudo, utilizou-se o método qualitativo. Os resultados obtidos através da percepção individual manifestada no discurso escrito do pessoal de enfermagem permitiram ao pesquisador concluir que a precariedade das condições de trabalho oferecedidas para a realização da prática social dessa categoria, têm seus determinantes na falta de condições organizacionais e de infra-estrutura para o desenvolvimento das prestação de assistência.

ENDEREÇO: Rua São Paulo, 1499 - Aptº 1302 - CEP 30170 - Lourdes - MG

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    27 Fev 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 1990
Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br