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Ao olhar-se no espelho, a enfermeira não tem gostado da imagem que aí vê refletida...

Resumos

A partir de uma pesquisa realizada com docentes de um Curso de Graduação de Enfermagem, procuro situar e analisar os principais problemas que permeiam o ensino e a prática profissional da enfermeira (na percepção das depoentes), no sentido de contribuir para a reflexão acerca do papel da escola e de sua relação com o contexto social onde essa prática se inscreve.


This article uses data from a research of a faculty for an undergraduation Nursing School. I've tried to prove and analyse the main problems which in the teaching and professional practice of the nurse (as perceived by the professors interviewed), with the objective of contributing for the thinking about the role of social context on which this practice is situated


Ao olhar-se no espelho, a enfermeira não tem gostado da imagem que aí vê refletida...

Dagmar E. Estermann Meyer

Enfermeira, Professora Assistente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Mato Grosso

RESUMO

A partir de uma pesquisa realizada com docentes de um Curso de Graduação de Enfermagem, procuro situar e analisar os principais problemas que permeiam o ensino e a prática profissional da enfermeira (na percepção das depoentes), no sentido de contribuir para a reflexão acerca do papel da escola e de sua relação com o contexto social onde essa prática se inscreve.

ABSTRACT

This article uses data from a research of a faculty for an undergraduation Nursing School. I've tried to prove and analyse the main problems which in the teaching and professional practice of the nurse (as perceived by the professors interviewed), with the objective of contributing for the thinking about the role of social context on which this practice is situated.

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** Pesquisa qualitativa em moldes que se aproximam da História Oral. Foi desenvolvida no Curso de Graduação em Enfermagem da UFMT e os dados foram coletados em Jan./Fev. de 1990. As fontes de investigação envolveram a consulta a documentos do curso e entrevistas semi -estruturadas com 15 docentes do mesmo. Para maiores detalhes ver: MEYER, D. "Reproduzindo relações de poder de gênero classe no ensino de enfermagem". Porto Alegre, Faculdade de Educação da UFRGS , 1991. Dissertação Mestrado.

*** Almeida1

* GASTALDO, D., MEYER, D., BORDAS, M. "Ensino integrado: uma revisão histórico-crítica do modelo implantado no ensino superior da área de saúde no Brasil". 1964/1978 . Porto Alegre, 1990, mimeo

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    26 Fev 2015
  • Data do Fascículo
    Set 1992
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