Acessibilidade / Reportar erro

Medida das capacidades psicomotoras envolvidas na técnica da injeção intramuscular

Resumos

Partindo-se do pressuposto de que no estudo de habilidades psicomotoras, a medida das capacidades motoras é fundamental, apresentam-se dois testes passíveis de serem utilizados pila enfermagem. Esses testes, denominados "psicomotor eletrônico" e "perfuragem" foram aplicados na primeira etapa do estudo sobre o processo de ensino-aprendizagem de habilidades psicomotoras no qual analisou-se a técnica de injeção intramuscular. Três grupos de estudantes de graduação em enfermagem, em diferentes estágios de desenvolvimento no curso, foram avaliados e verificou-se que eles eram homogêneos em relação às capacidades psicomotoras testadas.


This studyhas verified the psychomotor skills using psychomotor capacity measurement. the authors have described two tests that will be used by nurses' denominated "electronic psychomotor" and "perforation". Those tests are applied in the first stage of this study to analyze the teaching-Ieaming process of intramuscular injection. Three groups of undergraduate nursing students of difference stages of evolution of the course, have been analyzed and verified that there has been homogeneity among groups in relation to psychomotor capacity


Medida das capacidades psicomotoras envolvidas na técnica da injeção intramuscular

Ana Maria Kazue MiyadahiraI; Maria Sumie KoizumiII

IProfessor Doutor do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo

IIProfessor Associado do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo

RESUMO

Partindo-se do pressuposto de que no estudo de habilidades psicomotoras, a medida das capacidades motoras é fundamental, apresentam-se dois testes passíveis de serem utilizados pila enfermagem. Esses testes, denominados "psicomotor eletrônico" e "perfuragem" foram aplicados na primeira etapa do estudo sobre o processo de ensino-aprendizagem de habilidades psicomotoras no qual analisou-se a técnica de injeção intramuscular. Três grupos de estudantes de graduação em enfermagem, em diferentes estágios de desenvolvimento no curso, foram avaliados e verificou-se que eles eram homogêneos em relação às capacidades psicomotoras testadas.

ABSTRACT

This studyhas verified the psychomotor skills using psychomotor capacity measurement. the authors have described two tests that will be used by nurses' denominated "electronic psychomotor" and "perforation". Those tests are applied in the first stage of this study to analyze the teaching-Ieaming process of intramuscular injection. Three groups of undergraduate nursing students of difference stages of evolution of the course, have been analyzed and verified that there has been homogeneity among groups in relation to psychomotor capacity.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1 ALMEIDA, M.C.P. Estudo do saber de enfermagem e sua dimensão prática. Tese (Doutorado em Saúde Pública)-Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 1984.

2 BUTTERFIELD, S. E. In defence of the demonstration room. Int. Nurs. Rev., Geneva, v. 30, n. 1, p. 15-20, jan./feb. 1983.

3 CANELAS, H.M., NITRIN, R. Controle segmentar da motricidade. In: ______.; ASSIS, J.L. de, SCAFF, M. Fisiopatolofia do sistema nervoso. São Paulo: Sarvier, 1983. cap. 12, p. 49-64.

4 CARVALHO, V.L. Ensino de enfermagem e metodologia. 2. ed. Rio de Janeiro: Cultura Médica, 1 979. 76p.

5 ELLIOTT, R, JILLINGS, C., THORNE, S. Psychomotor skill acquisition in nursing students in Canada and the U.S.A. Can. Nurse, Ottawa, 78(3):25-7,Mar. 1982.

6 ERICSSON, K.A., CHASE, W.G., FALLOW, S. Acquisition of a memory skill. Science, Washington, 208 (6): 1181-2, June, 1980.

7 FLEISHMAN, E.A. Structure and measurement of physical fitness. New York, Englewood Cliffs: Prentice-Hall lnc., 1964. cap. 2, p. 8-27.

8 ______. Structure and measurement psychomotor abilities. In: SINGER, R.N. The psychomotor domain, Philadelphia: Lea & Febriger, 1972 p. 78-106.

9 FRIEDLANDER, M.R., ARAÚJO, T.L., LEMOS, R.T.G. Avaliação das habilidades psicomotoras em enfermagem: subsídios para a construção de um instrumento. Rev. Paul. Enf. São Paulo, 4(2):72-7, abr./jun. 1984.

10 GOMEZ, G.E., GOMEZ. E.A. THe teaching of psychomotor skill in nursing. Nurse Educ., Philadelphia, 9 (4): 3 5-9, Winter, 1984.

11 HARDY, L. K. Keeping up with "Mrs. Chase": an analysis of nursing skill-Ieaming. J. Adv. Nurs., Oxford, 5 (3): 321-7, May, 1980.

12 HORTA, W.A., KAMIYAMA, Y., PAULA, N.S. O ensino dos instrumentos básicos de enfermagem. Rev. Esc. Enf USP, São Paulo, 4 (112):5-20, mar./set., 1970.

13 INFANTE, M. S. Toward effective and efficient use of the clinical laboratory. Nurse Educ., Philadelphia 6(1); 16-9, Jan./Feb., 1981.

14 ITO, M. Neurophysiological aspects o f the cerbellar motor control system. Int. J. Neurol., Montevideo, 7:162-76, 1970.

15 JOHNSON, R.A., WICHERN, D.W. Applicaed multivariate statistical analysis. Englewood Cliffs, Prentice Hall, 1982. 594 p.

16 MAGILL, R.A. O domínio motor. In:______ Aprendizagem motora: conceitos e aplicações. São Paulo: Edgard Blücher, 1984. cap. 1, p. 2-23.

17 ______R.A. Diferenças Individuais. In: ______ Aprendizagem motora: conceitos e aplicações. São Paulo: Edgard Blücher, 1984. cap. 7, p. 156-69.

18 MELARAGNO FILHO, R., BRESOLIN, A.V. Maneira prática de avaliação da memória. Parte 2. Laboratório ACHE, São Paulo, s.d. p. 15-27.(a)

19 ______,______Parte 3. Laboratório ACHE, São Paulo, s.d.p. 31-9.(b)

20 MILDE, F.K. The function of feedback in psychomotor skill leaming. West. J. Nurs. Res., Beverly Hills, 1 (4): 425-34, Aug, 1988.

21 MOGAN, J., THORNE, S. Injection giving: effect of time lapse between leaming and actual practice on student confidence. Nurs. Pap., Montreal, 17 (2): 49-58, Summer, 1985.

22 MORRISON, D.F. Multivariate satatistical methods. New York: McGraw Hill, 1976. 415 p.

23 PAIM, R.C.N. Problemas de enfermagem e a terapia centrada nas necessidades do paciente Rio de Janeiro: União dos Cursos Cariocas, 1978. 283p.

24 SAGE, G.H. Introduction to motor behavior: a neurophychological approach. Reading, Addison-Wesley, 1971. p.441-2.

25 SCHIMIDT, R.F. Funções integrativas do sistema nervoso central. In: ______.; DUDEL, J., JANING, W., ZIMMERMANN, Neurofisiologia, São Paulo: EPU, 1979. cap. 9., p.303-49.

26 SHEAHAN, J. Some aspects of teaching and learning in nursing. J. Adv. Nurs., Oxford, 5(5): 491-511, Sept., 1980

27 SWEENEY, M. A., REGAN, P, O'MALLEY, M., HEDSTROM, B. Essential skills for baccalaureate graduates; perspectives of education and service. J. Nurs. Adm., Wakefielt, 10(10):37-44, Oct., 1980.

28______. Educators, employees, and new graduates define essential skill for baccau1areate gradutaes. J. Nurs. Adm., Wakefielt, 12 (9): 36-42, Sept., 1982.

29 WALTHER, L. Bateria mecânica: manual. Rio de Janeiro: Centro Editor de Psicologia Aplicada, s.d. 20p.

30 WHYTE, D. Nursing skills-I. Nurs. Times. London, 70(44) (suppl.): 93-6, Oct. 1974.

ANEXO I - Clique para ampliar ANEXO I - Clique para ampliar

  • 1 ALMEIDA, M.C.P. Estudo do saber de enfermagem e sua dimensão prática. Tese (Doutorado em Saúde Pública)-Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 1984.
  • 2 BUTTERFIELD, S. E. In defence of the demonstration room. Int. Nurs. Rev., Geneva, v. 30, n. 1, p. 15-20, jan./feb. 1983.
  • 3 CANELAS, H.M., NITRIN, R. Controle segmentar da motricidade. In: ______.; ASSIS, J.L. de, SCAFF, M. Fisiopatolofia do sistema nervoso. São Paulo: Sarvier, 1983. cap. 12, p. 49-64.
  • 4 CARVALHO, V.L. Ensino de enfermagem e metodologia. 2. ed. Rio de Janeiro: Cultura Médica, 1 979. 76p.
  • 5 ELLIOTT, R, JILLINGS, C., THORNE, S. Psychomotor skill acquisition in nursing students in Canada and the U.S.A. Can. Nurse, Ottawa, 78(3):25-7,Mar. 1982.
  • 6 ERICSSON, K.A., CHASE, W.G., FALLOW, S. Acquisition of a memory skill. Science, Washington, 208 (6): 1181-2, June, 1980.
  • 7 FLEISHMAN, E.A. Structure and measurement of physical fitness New York, Englewood Cliffs: Prentice-Hall lnc., 1964. cap. 2, p. 8-27.
  • 8 ______. Structure and measurement psychomotor abilities. In: SINGER, R.N. The psychomotor domain, Philadelphia: Lea & Febriger, 1972 p. 78-106.
  • 9 FRIEDLANDER, M.R., ARAÚJO, T.L., LEMOS, R.T.G. Avaliação das habilidades psicomotoras em enfermagem: subsídios para a construção de um instrumento. Rev. Paul. Enf. São Paulo, 4(2):72-7, abr./jun. 1984.
  • 10 GOMEZ, G.E., GOMEZ. E.A. THe teaching of psychomotor skill in nursing. Nurse Educ, Philadelphia, 9 (4): 3 5-9, Winter, 1984.
  • 11 HARDY, L. K. Keeping up with "Mrs. Chase": an analysis of nursing skill-Ieaming. J. Adv. Nurs, Oxford, 5 (3): 321-7, May, 1980.
  • 12 HORTA, W.A., KAMIYAMA, Y., PAULA, N.S. O ensino dos instrumentos básicos de enfermagem. Rev. Esc. Enf USP, São Paulo, 4 (112):5-20, mar./set., 1970.
  • 13 INFANTE, M. S. Toward effective and efficient use of the clinical laboratory. Nurse Educ., Philadelphia 6(1); 16-9, Jan./Feb., 1981.
  • 14 ITO, M. Neurophysiological aspects o f the cerbellar motor control system. Int. J. Neurol, Montevideo, 7:162-76, 1970.
  • 15 JOHNSON, R.A., WICHERN, D.W. Applicaed multivariate statistical analysis. Englewood Cliffs, Prentice Hall, 1982. 594 p.
  • 16 MAGILL, R.A. O domínio motor. In:______ Aprendizagem motora: conceitos e aplicações São Paulo: Edgard Blücher, 1984. cap. 1, p. 2-23.
  • 17 ______R.A. Diferenças Individuais. In: ______ Aprendizagem motora: conceitos e aplicações. São Paulo: Edgard Blücher, 1984. cap. 7, p. 156-69.
  • 18 MELARAGNO FILHO, R., BRESOLIN, A.V. Maneira prática de avaliação da memória. Parte 2. Laboratório ACHE, São Paulo, s.d. p. 15-27.(a)
  • 19
    ______,______Parte 3. Laboratório ACHE, São Paulo, s.d.p. 31-9.(b)
  • 20 MILDE, F.K. The function of feedback in psychomotor skill leaming. West. J. Nurs. Res, Beverly Hills, 1 (4): 425-34, Aug, 1988.
  • 21 MOGAN, J., THORNE, S. Injection giving: effect of time lapse between leaming and actual practice on student confidence. Nurs. Pap, Montreal, 17 (2): 49-58, Summer, 1985.
  • 22 MORRISON, D.F. Multivariate satatistical methods New York: McGraw Hill, 1976. 415 p.
  • 23 PAIM, R.C.N. Problemas de enfermagem e a terapia centrada nas necessidades do paciente Rio de Janeiro: União dos Cursos Cariocas, 1978. 283p.
  • 24 SAGE, G.H. Introduction to motor behavior: a neurophychological approach. Reading, Addison-Wesley, 1971. p.441-2.
  • 25 SCHIMIDT, R.F. Funções integrativas do sistema nervoso central. In: ______.; DUDEL, J., JANING, W., ZIMMERMANN, Neurofisiologia, São Paulo: EPU, 1979. cap. 9., p.303-49.
  • 26 SHEAHAN, J. Some aspects of teaching and learning in nursing. J. Adv. Nurs, Oxford, 5(5): 491-511, Sept., 1980
  • 27 SWEENEY, M. A., REGAN, P, O'MALLEY, M., HEDSTROM, B. Essential skills for baccalaureate graduates; perspectives of education and service. J. Nurs. Adm., Wakefielt, 10(10):37-44, Oct., 1980.
  • 29 WALTHER, L. Bateria mecânica: manual. Rio de Janeiro: Centro Editor de Psicologia Aplicada, s.d. 20p.
  • 30 WHYTE, D. Nursing skills-I. Nurs. Times London, 70(44) (suppl.): 93-6, Oct. 1974.

ANEXO I - Clique para ampliar

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    26 Fev 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 1992
Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br