Resumos
As autoras apresentam um método de ensino das técnicas de curativo e retirada de pontos, através da estratégia de simulação. Descrevem a montagem do dispositivo utilizado, o qual possibilita o desenvolvimento das habilidades psicomotoras necessárias para a realização desses procedimentos. Tecem considerações sobre a importância e necessidade de intermediar, em ambiente laboratorial, o ensino teórico-prático das técnicas de enfermagem.
The authors present a teaching method of dressing change and suture removol using simulation strategies. They describe how to assemble the employed device which simulates a surgical wound and allows the development of psycomotor skills required to execute these procedures in the clinical situation. They are also concerned about the necessity of intermediate theoretical and practical teaching of nursing techniques in laboratory settings.
ARTIGOS
O ensino da técnica de curativo e retirada de pontos em incisão cirúrgica através da estratégia de simulação* * Prêmio Zaira Cintra Vidal - 2° lugar - 44° Congresso Brasileiro de Enfermagem - Brasília - D.F. 4 a 9 de outubro de 1992
Edna Mara Ferreira do NascimentoI; Maria Lúcia Brandão CançadoII
IProfessoras Assistentes do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso
IICurativo é o tratamento de uma ferida, com a finalidade de protegê-la, mantendo-a seca e limpa; comprimi-la se necessário; proporcionar conforto psicológico e físico para o paciente; imobilizar a área afetada; e favorecer a aplicação de medicamentos(2)
RESUMO
As autoras apresentam um método de ensino das técnicas de curativo e retirada de pontos, através da estratégia de simulação. Descrevem a montagem do dispositivo utilizado, o qual possibilita o desenvolvimento das habilidades psicomotoras necessárias para a realização desses procedimentos. Tecem considerações sobre a importância e necessidade de intermediar, em ambiente laboratorial, o ensino teórico-prático das técnicas de enfermagem.
ABSTRACT
The authors present a teaching method of dressing change and suture removol using simulation strategies. They describe how to assemble the employed device which simulates a surgical wound and allows the development of psycomotor skills required to execute these procedures in the clinical situation. They are also concerned about the necessity of intermediate theoretical and practical teaching of nursing techniques in laboratory settings.
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ANEXO
- 1. ATKINSON, L.D. & MURRA Y. ME. Fundamentos de Enfermagem. 1Ş Ediçăo. Rio de Janeiro: Guanabara koogan, 1989
- 2. FARO, A.C.M.E. Plantas medicinais: um auxílio para a cicatrizaçăo. Acta Paul. Enf, 1 (2): 73-9. 1988.
- 3. FEIX, M.A.F. O paciente hospitalizado e a incisăo cirúrgica abdominal - problemas, percepçăo e expectativas. Dissertaçăo de Mestrado - Escola de Enfermagem da Universidade de Săo Paulo, 1984.
- 4. FRIEDLANDER, M.R. O ensino dos procedimentos básicos no Laboratório de Enfermagem: comparaçăo entre dois métodos de instruçăo. Tese de Doutorado - Escola de Enfermagem da Universidade de Săo Paulo, 1984.
- 5. FRIEDLANDER, M.R. Vantagens do ensino em laboratório. Săo Paulo, 1991 (mimeo).
-
6______ Habilidades psicomotoras de enfermagem: definição de termos. Rev. Esc. Enf USP (in press).
- 7. NASCIMENTO, E.M.E. & CANÇADO, M.L.B. O uso de um sistema artesanalmente construído para o ensino da punçăo e infusăo venenosa. Rev. Bras. Enf. 1991;144(4):18-21.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
25 Fev 2015 -
Data do Fascículo
Mar 1993