Resumos
A escolha da temática está ligada aos vários aspectos críticos evidenciados fundamentalmente na organização da estrutura curricular do Mestrado em Enfermagem da EEAN/UFRJ, e do curso como um todo. A questão central contemplada, neste trabalho, refere-se às inovações curriculares no Mestrado, como resposta às exigências impostas, dentre outras, pela clientela, que no momento, é predominantementeo enfermeiro da assistência. Apresenta resultados de processosde avaliação do curso, com participação de docentes, discentes e convidados (enfermeiros docentes e assistenciais).
The choice of the theme is connected to the many critical aspects shown essentially in the organization of the curricular structure of the Master Degree in Nursery at EEAN/UFRJ, and of the course as a whole. The central point approached in this article concerns the changes in the curriculum at the Master Degree level, as a response to the demands of the assisting nurses. It presents the results from a process of curriculum evaluation, in which teachers, students and invited professionals took part.
ARTIGOS
Programa de pós-graduação em enfermagem da Escola de Enfermagem Anna Nery Universidade Federal do Rio de Janeiro: inovações curriculares no curso de mestrado***** ***** Tema livre a ser apresentado no 44° Congresso Brasileiro de Enfermagem - Brasília - DF. 05 a 09 de outubro de 1992.
Maria Antonieta Rubio Tyrrell; Suely de Souza Batista; Ieda de Alencar Barreira; Vilma de Carvalho
Docentes da Escola de Enfermagem Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro
RESUMO
A escolha da temática está ligada aos vários aspectos críticos evidenciados fundamentalmente na organização da estrutura curricular do Mestrado em Enfermagem da EEAN/UFRJ, e do curso como um todo. A questão central contemplada, neste trabalho, refere-se às inovações curriculares no Mestrado, como resposta às exigências impostas, dentre outras, pela clientela, que no momento, é predominantementeo enfermeiro da assistência. Apresenta resultados de processosde avaliação do curso, com participação de docentes, discentes e convidados (enfermeiros docentes e assistenciais).
ABSTRACT
The choice of the theme is connected to the many critical aspects shown essentially in the organization of the curricular structure of the Master Degree in Nursery at EEAN/UFRJ, and of the course as a whole. The central point approached in this article concerns the changes in the curriculum at the Master Degree level, as a response to the demands of the assisting nurses. It presents the results from a process of curriculum evaluation, in which teachers, students and invited professionals took part.
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text available only in PDF format.
BIBLIOGRAFIA
* Comissão designada pela portaria n° 118, Gb., do diretor do Departamento de Assuntos Universitários do MEC - Dr. Newton Sucupira e constituída pelas ilustres professoras: Maria Rosa S. Pinheiro e Amália Corrêa de Carvalho.
** - UNI-RIO, UERJ, UFF, UNB (Um docente de enfermagem de cada universidade), ex-alunos do Curso de Mestrado (enfermeiros docentes e assistenciais) e alunos dos Cursos de Graduação.
*** Considerando que o enfermeiro que procura o curso é, no momento, mormente o enfermeiro assistencial ou aquele que acumula o cargo docente e técnico.
**** Podem ser oferecidas também por outras instituições da UFRJ (IFCS, ICB, FE, FP, FCH, NUTES, etc.) e fora da UFRJ (ENSP, UERJ - Ciências Políticas, UFF, UNI-RIO, etc.)
- 1. BARREIRA, Ieda de Alencar e col. Acerca da Pós-Graduaçăo na EEAN/UFRJ. Documento Base do IV Seminário de Avaliaçăo do Mestrado. RJ. 1990. (mimeo).
- 2. CARVALHO, Vilma e col. Relatório dos Cursos de Pós Graduaçăo em Enfermagem da EEAN. Apresentado na Reuniăo de Coordenadores dos Cursos de Pós-Graduaçăo promovido pela CAPES, Brasília-DF. 1990 e 1991.
- 3. ELSAS, Berenice Xavier e col. A estrutura curricular do curso de Mestrado até 1989. Documento Base do V Seminário de Avaliaçăo do Mestrado. RJ. 1991. (mimeo).
- 4. ESCOLA DE ENFERMAGEM ANNA NERY - EEAN. Enfermagem: 10 anos do Curso de Mestrado. Editora da UFRJ. Vol. 1. n° 1. 1988.
- 5. TYRELL, Maria Antonieta Rubio e col. A estrutura curricular do Curso de Mestrado, Proposta de Inovaçőes. Documento Base do V Seminário de Avaliaçăo do Mestrado. RJ. 1991. (mimeo).
- 6. ______. e BAPTISTA, Suely de Souza. Relatório do Curso de Mestrado da EEAN. RJ. 1991. (mimeo).
*****
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
25 Fev 2015 -
Data do Fascículo
Mar 1993