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Abordagem do enfermeiro no grupo educativo com gestantes candidatas à laqueadura

Resumos

Enfocamos neste trabalho a abordagem do enfermeiro enquanto coordenador de grupo educativo com gestantes candidatas à laqueadura. Enfatizamos a necessidade de um referencial teórico específico para trabalharmos com grupos de pacientes. Queremos evidenciar também o papel de educador inerente ao enfermeiro e a importância da sua atuação na equipe multiprofissional da área de saúde. A metodologia do grupo educativo é suscintamente descrita, na forma de um protocolo, que apresentamos como sugestão para o desenvolvimento de atividades semelhantes.


We present by means of this thesis the nurse's approaching while coordinator of the educative group whit pregnant candidates to ligature. We emphasizes the need of a especific theoric material to deal with those pacientes groups. Furthermore we would like to distach the educative task of the nurse and the importance of his performance in the multiprofissional team in the health area. The methodology of the educative group is succintly described as a protocol which we present as a suggestion for the development of the similar activities


ARTIGOS

Abordagem do enfermeiro no grupo educativo com gestantes candidatas à laqueadura** ** Trabalho apresentado como tema livre no 44° Congresso Brasileiro de Enfermagem. Brasília, D.F., 1992.

Arlete de Souza BarrosI; Fátima F. M. ChristóforoII

IEnfermeira do Serviço de Educação em Saúde/DAT. Programa de Laqueadura do Pré-Natal Normal - CAISM/UNICAMP

IIEnfermeira Supervisora/DIVEN. Programa de Laqueadura do Pré-Natal Especializado. CAISM/UNICAMP

RESUMO

Enfocamos neste trabalho a abordagem do enfermeiro enquanto coordenador de grupo educativo com gestantes candidatas à laqueadura. Enfatizamos a necessidade de um referencial teórico específico para trabalharmos com grupos de pacientes. Queremos evidenciar também o papel de educador inerente ao enfermeiro e a importância da sua atuação na equipe multiprofissional da área de saúde. A metodologia do grupo educativo é suscintamente descrita, na forma de um protocolo, que apresentamos como sugestão para o desenvolvimento de atividades semelhantes.

ABSTRACT

We present by means of this thesis the nurse's approaching while coordinator of the educative group whit pregnant candidates to ligature. We emphasizes the need of a especific theoric material to deal with those pacientes groups. Furthermore we would like to distach the educative task of the nurse and the importance of his performance in the multiprofissional team in the health area. The methodology of the educative group is succintly described as a protocol which we present as a suggestion for the development of the similar activities.

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*O grupo educativo do Programa de Laqueadura DTG/CAISM/UNICAMP conta com a participação de assistente social.

ANEXO - PROTOCOLO DA METODOLOGIA DO GRUPO EDUCATIVO COM GESTANTES CANDIDATAS À LAQUEADURA

(Programa de Laqueadura - DTG/CAISM/UNICAMP)

Coordenação do Grupo*: Enfermeiro

Método: educação participativa (Segundo Método Paulo Freire)

Local: Sala apropriada e privativa

Duração: 90' (noventa minutos no máximo)

Número de Participantes: 6 a 8 gestantes (no máximo)

ETAPAS:

- participação voluntária das gestantes;

- disposição das participantes em círculo;

- utilização de crachás por todos os componentes do grupo;

- apresentação da atividade, das profissionais e das pacientes;

- utilização de uma linguagem simples, clara, compreensível e objetiva;

- atenção para a comunicação verbal e não verbal estabelecida pelas integrantes do grupo;

- transmissão de informações corretas, livres de preconceitos e tabus, respeitando-se as crenças e costumes culturais;

- utilização de material educativo adequado;

- abordagem gradativa dos temas: anatomia e fisiologia do aparelho reprodutor feminino, resposta sexual e sexualidade da mulher, o processo da fecundação, meios de contracepção, laqueadura.

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  • **
    Trabalho apresentado como tema livre no 44° Congresso Brasileiro de Enfermagem. Brasília, D.F., 1992.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      25 Fev 2015
    • Data do Fascículo
      Jun 1993
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