SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue2Comitê de estudos de morte materna: uma experiência de trabalho multiprofessionalÉ o trabalho na enfermagem um princípio educativo? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167

Rev. bras. enferm. vol.46 no.2 Brasília Apr./June 1993

http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71671993000200008 

ARTIGOS

 

Assistência de enfermagem em saúde coletiva: uma nova abordagem da metodologia do ensino no programa de especialização em enfermagem*

 

 

Emiko Yoshikawa Egry; Rosa Maria Godoy Serpa de Fonseca

Professoras Doutoras do Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo

 

 


RESUMO

As autoras relatam uma experiência pedagógica vivenciada no ensino de enfermagem no nível de especialização, a partir da aplicação de um método baseado nos pressupostos do referencial teórico-filosófico do materialismo histórico e dialético.


ABSTRACT

The authors report a pedagogical experience applied to the teaching process of the students of the nursing Assistance Specialization Program. The new teaching methodology was guided by the conceptual framework based upon the principles of the historical-dialectical-materialism.


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. EGRY, E. Y. Sistematização da assistência de enfermagem em saúde coletiva orientada pelo materialismo histórico e dialético: em busca da unicidade entre o saber e o fazer. In: SEMANA WANDA DE AGUIAR HORTA, 3, São Paulo, 1989. Anais... São Paulo, Escola de Enfermagem da USP, 1990. p. 97-110.         [ Links ]

2. FONSECA, R.M.G.S. da; BERTOLOZZI, M.R. Método de assistência de enfermagem em saúde coletiva orientado pelo materialismo histórico e dialético: o entendimento do processo para a aplicação do instrumento. Apresentado ao 42º Congresso Brasileiro de Enfermagem, Natal, 1990. (mimeo).         [ Links ]

3. ______. Mulher, reprodução biológica e classe social:a compreensão do nexo coesivo através do estudo dialético do perfil reprodutivo biológico de mulheres atendidas nas Unidades Básicas de Saúde. São Paulo, 1990. 336 p. Tese (Doutorado) - Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo.         [ Links ]

4. ______ et al. Desenvolvendo um processo ensino aprendizagem: pressupostos e método de ensino da disciplina Enfermagem Preventiva e Comunitária do Curso de Graduação em Enfermagem. Rev. Esc. Enf. USP, 1993 (no prelo)         [ Links ]

5. HANN, E., KOSING, A. A filosofia marxista-leninista: curso básico. Lisboa: Avante, 1983.         [ Links ]

6. QUEIRÓZ, V.M. e EGRY, E.Y. Bases metodológicas para a assistência de enfermagem fundamentada no materialismo histórico e dialético. Rev. Bras. Enf., v. 41, n. 1, p. 26-33, 1988.         [ Links ]

 

 

* Trabalho apresentado no III Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 1 Encontro de Saúde Coletiva do Cone Sul, Porto Alegre (RS), 16 a 20 de maio de 1992.

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License